Pular para o Conteúdo
Blog Lucas Tavares
  • Home
  • Sobre
  • PrivacidadeExpandir
    • Acessibilidade
    • Termos e Condições
    • Política de Comentários
Interaja: (84) 98169-8686

Blog Lucas Tavares

  • Notícias

    Artigo Ney Lopes: “A triste partida de um Amigo”

    PorLucas Tavares Horário 7 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Ney Lopes – Jornalista, advogado e ex-deputado federal – [email protected]

    Perdi um amigo, o jornalista Paulo Macedo. Partiu de repente.

    Mais uma vítima do vírus implacável e desconhecido. Tem razão Romain Rolland, o francês Nobel de Literatura, ao dizer, que “a vida não é triste. Tem horas tristes”. E completou: “o herói é o homem que faz o que pode”.

    Todos os seus amigos e admiradores foram surpreendidos. Paulo era figura humana ímpar. Humano, cultivava as amizades e fazia o que podia. Semeava a conciliação. Jamais ouvi dele depoimentos ofensivos a terceiros.

    O seu lema era não falar mal de ninguém. Se não elogiava, silenciava. Nunca desejou ser o “juiz do mundo”, transformando o jornalismo em instrumento de vindita, ou malquerenças.

    Cearense, chegou ao RN nos anos 50. Descoberto pelo prefeito de Natal Djalma Maranhão trabalhou no jornal “Folha da Tarde”. Em seguida, ingressou no colunismo social, na Rádio Nordeste e passou por quase todos órgãos de comunicação do estado.

    Graduou-se em jornalismo (1966). Publicou livros. Era membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

    Uma de suas paixões era o turismo, tendo sido um dos primeiros secretários de Turismo de Natal. Pedro Simões, meu saudoso colega da “turma da Liberdade” (1967), lembrado pela jornalista Hilneth Correia, bem definiu Paulo Macedo ao escrever que ele era “original Mestre de Obras, dedicado à construção da reputação e da glória alheias”.

    Recordo, com emoção, quando retornei a Natal, em 1976, cassado pela Revolução, por força da perseguição das lideranças políticas locais, sem direito de defesa e sem responder a qualquer processo.

    Destemido, Paulo Macedo me prestou total solidariedade. Sempre registrava a injustiça que sofrera. Por tais razões, homenageio a sua triste partida, lembrando Bertolt Brechet, que escreveu: “Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis”. Rogo a Deus, que o receba na Eternidade, com todas as honras que verdadeiramente merece, pela honradez como sempre viveu”

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Morre Zé dos Montes, dono do castelo de Sítio Novo

    PorLucas Tavares Horário 7 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários
    Hugo Macedo

    Foi confirmada na noite desta segunda-feira (6) a morte de José Antônio, conhecido como Zé dos Montes, de 88 anos, conhecido por construir um enorme castelo na cidade de Sítio Novo, região do Trairi do Rio Grande do Norte. Ele era natural de Pedro Avelino.

    O ex-sargento era aposentado quando recebeu a missão de construir este castelo ainda jovem e mais outros dois no interior do Nordeste. A quantidade de construções e onde foram feitas é um mistério até hoje, uma vez que comprou vários terrenos.

    O castelo citado contudo fica na Serra do Tapuia, por isso alguns os chamam de Castelo dos Tapuias e foi pauta de várias matérias locais e nacionais. Além disso, era o próprio Zé que fazia o trajeto com os turistas, no qual hoje é administrado pelos filhos.

    O enorme monumento foi construído em 1984. Ele teve uma visão de Nossa Senhora e construiu um castelo como homenagem à mãe de Cristo. Montes também construiu castelos na Paraíba e uma casa no bairro das Quintas com formato de castelo.

    É considerado um cartão postal do Município. Construção foi feita de pedra e cal e demorou 20 anos para ficar pronto, sempre passara por algumas modificações.

    Zé dos Montes apareceu na imprensa pela última vez no ano passado, completamente debilitado, no programa “Domingo Show”, na época apresentado por Geraldo Luís, da Record.

    Também não se sabe o quanto foi investido na construção, que foi erguida por Zé dos Montes com ajuda de pedreiros contratados por ele.

    Por Brechando

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Marcio Mkt – 2020-07-07 10:39:39

    PorLucas Tavares Horário 7 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Olá,

    Google, Bing, Yahoo…você escolhe o buscador em que quer se destacar e a gente te ajuda a chegar lá nas primeiras posições!

    Como? É super fácil!

    Nossas estratégias de SEO otimizadas aumentarão o tráfego orgânico do seu site.

    Isso fará com que seu negócio ganhe mais interessados nos seus produtos e serviços diariamente. Legal, né?

    Além de evitar que você aumente os custos desperdiçando dinheiro em campanhas pagas para ser encontrado na net. ?

    Faça que o seu site seja encontrado por quem realmente importa: os seus clientes.

    Conversa conosco e tenha excelentes resultados!

    Entre em contato e faça uma cotação.

    11 94348-3136
    [email protected]
    www.marciomkt.com.br
    #seoparasite #marciomkt #seocomqualidade

    Não tenho interesse nesta oferta:
    http://www.sairdalista.site?u=http://www.lucasthavares.com.br&c=6c9ecd115d59E244929A
    Ler Mais “Marcio Mkt – 2020-07-07 10:39:39”

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    RN: fila por leito fica equilibrada com vagas disponíveis pela primeira vez na pandemia

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários
    No momento da coletiva havia os seguintes pacientes em fila: 22 pacientes para leitos críticos, 31 para leitos clínicos e 25 aguardando transporte – Tânia Rêgo/Agência Brasil

    O Governo do RN informou na entrevista coletiva de atualização de dados e prestação de contas das ações do Governo no enfrentamento à pandemia desta segunda-feira (6), que há, pela primeira vez neste período, uma fila de espera equilibrada com a quantidade de leitos disponíveis, com 20 pacientes aguardando vaga em leitos críticos. A informação foi dada pela coordenadora de urgência e emergência da Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública), Renata Silva Santos. No momento da coletiva havia os seguintes pacientes em fila: 22 pacientes para leitos críticos, 31 para leitos clínicos e 25 aguardando transporte. Nesta segunda-feira, a taxa geral de ocupação de leitos é de 84,3%. Dos 237 leitos críticos disponíveis, há 200 ocupados.

    Na coletiva, o secretário de Tributação (SET), Carlos Eduardo Xavier, também informou o início da operação, a partir desta segunda-feira, de cinco novas ambulâncias que irão reduzir o tempo médio de espera para transferência de pacientes para leitos exclusivos Covid-19 entre 60% e 70%, o que proporcionará melhor assistência e salvará vidas. Atualmente esta espera é de 10 horas.

    As novas ambulâncias foram contratadas emergencialmente pela Sesap através de chamada pública. Os veículos atenderão demandas das oito regionais de saúde em todo o Rio Grande do Norte, reforçando o trabalho do Samu que possui 8 ambulâncias de suporte avançado de vida e 34 ambulâncias de suporte básico.

    O Secretário de Tributação (SET), Carlos Eduardo Xavier disse que a contratação das ambulâncias é mais uma medida do Governo do RN necessária para superar a pandemia o mais rápido possível e que na próxima quarta-feira será feita avaliação para confirmar a entrada em vigor da segunda fase do Plano de Retomada Gradual das Atividades Econômicas iniciado dia 1º de julho. “A decisão do Governo pela reabertura gradual está baseada nas análises e orientações do Comitê Científico de especialistas que assessora a gestão estadual. Vamos analisar esta semana a primeira fase e decidir se será viável entrar na segunda”, declarou Carlos Eduardo.

    O secretário enfatizou que ainda é necessário manter as medidas protetivas e de higiene, o isolamento social e usar máscara. “A retomada é gradual. Precisamos respeitar as normas do decreto para não termos um retrocesso”, alertou.
    A maior taxa de ocupação de leitos está na região Oeste (97%), seguida da Metropolitana de Natal (85,2%), Seridó (82,7%), Pau dos Ferros (44%) e Mato Grande (37,5%).

    Os casos somam 34.983 confirmados, 47.654 suspeitos, 54.914 descartados, 1.246 óbitos (7 nas últimas 24 horas) e 173 óbitos estão em investigação.

    Agora RN

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Durante a pandemia profissionais de saúde devem ficar atentos também aos casos de tuberculose

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Tosse, febre, fadiga e cansaço são sintomas muito observados frequentemente nas unidades de saúde em meio a pandemia da Covid-19. Entretanto, os mesmos sintomas também são característicos de outra doença que acomete com frequência a população do Rio Grande do Norte: a tuberculose. Até o modo de transmissão é o mesmo, por vias aéreas através da fala, espirro ou tosse.

    Para alertar a população e, principalmente os profissionais de saúde, o Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma Nota Técnica com recomendações, esclarecimentos e medidas preventivas dos casos de tuberculose no período da pandemia.

    “No intuito de estimular um olhar ampliado sobre a similaridade dos sintomas da tuberculose e da Covid-19, fazemos esse alerta aos profissionais de saúde, já que a Tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública no Rio Grande do Norte, provocando o adoecimento e dezenas de mortes em todo o Estado, mas que, entretanto, tem cura”, disse Valéria Nepomuceno, responsável técnica pelo Programa Estadual de Tuberculose.

    Em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, a Sesap recomenda aos profissionais da saúde que adotem medidas, como: busca ativa dos tossidores que procurem os serviços de saúde na demanda espontânea; promover o encaminhamento das amostras para o diagnóstico laboratorial o mais precocemente possível, realizando as coletas com adequado equipamento de proteção individual (EPI) e em ambiente com ventilação adequada, além de manter as amostras sob refrigeração e protegidas da luz solar durante o transporte.

    Também é recomendado o acompanhamento dos casos em tratamento de tuberculose, preferencialmente na modalidade de Tratamento Diretamente Observado (TDO), através de teleconsulta ou chamada de vídeo, limitando o comparecimento do paciente em tratamento de tuberculose à Unidade de Saúde apenas para o recebimento dos medicamentos necessários, evitando assim abandono de tratamento.

    Números

    De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, o RN notificou até o momento, em 2020, um total de 778 casos de tuberculose, sendo que quatro deles também foram acometidos pela Covid-19, todos com desfechos favoráveis. No entanto, há um decréscimo de 11% no número de casos notificados em relação ao mesmo período do ano passado.

    Dos 57 óbitos com menção de tuberculose, registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), nenhum teve associação com a doença pelo Coronavírus.

    “Assim, um dos principais desafios dos serviços de saúde é evitar o diagnóstico tardio da tuberculose e, com isso, atraso no início do tratamento, o que pode agravar o quadro clínico em caso de infecção simultânea com a Covid-19”, explicou Valéria Nepomuceno.

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Coronel Azevedo destaca proposta entregue ao Governo para reabertura de igrejas e templos religiosos

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Após a reunião com os deputados estaduais Coronel Azevedo, Kleber Rodrigues, Allyson Bezerra e Albert Dickson e lideranças do segmento cristão, uma proposta de abertura gradual das atividades religiosas no Rio Grande do Norte foi entregue ao vice-governador do Estado, Antenor Roberto.

    Um dos propositores da reunião e da proposta, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) ressaltou que a proposta tem o objetivo de permitir que se retome gradualmente, mediante direcionamento do Governo estadual e ficando a cargo de cada denominação religiosa o momento oportuno para o reinício de suas atividades.

    O documento produzido trata do plano de retomada e abertura gradual das igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares em todo o estado. A proposta argumenta que, na fase 2 da Portaria Conjunta nº 007/2020- GAC/SESAP/SEDEC, divulgada pelo Governo do Estado, para o dia 15 de julho, a exemplo de alguns estabelecimentos, “seja permitido o funcionamento do seguimento, com abertura dos templos para reuniões em até 30% da capacidade de seus assentos, observando o distanciamento mínimo e o espaço físico do prédio, a disponibilidade de álcool em gel, utilização das máscaras, manutenção e higienização do local e outras medidas indicadas pelas autoridades de saúde”.

    Ainda na proposta, na fase 3, prevista para o dia 29 de julho, visando a retomada gradual, o percentual deve ser expandido para 50% da capacidade física dos assentos de cada igreja/templo religioso, até que se obtenha na segunda fração da fase 3 (05/08), a reabertura sem limitação, nos termos da Portaria Conjunta N° 007/2020-GAC/SESAP/SEDEC, publicada no Diário Oficial do Estado na edição de 29 de junho de 2020.

    Os parlamentares assim como as lideranças do segmento cristão aguardam uma resposta por parte do Executivo estadual a respeito da proposta apresentada.

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Coronel Azevedo em vídeoconferência

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Luciana do Carmo – 2020-07-06 15:03:27

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Conheça o software que valida contatos de WhatsApp da sua cidade e região e localiza milhares de grupos públicos de WhatsApp em todo Brasil.

    Vídeo da nova função buscar grupos com texto:

    Baixe Agora WhatsContacts:
    https://www.whatscontacts.com

    Boas Vedas!
    Ler Mais “Luciana do Carmo – 2020-07-06 15:03:27”

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Choveu 59mm em São Paulo do Potengi

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    De acordo com o pluviômetro da Secretaria Municipal de Agricultura de nossa cidade, São Paulo do Potengi, foi registrado desde domingo, 05, das 08h às 08h de hoje, 59mm.

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Notícias

    Atenção Lucasthavares Você Sabe Usar Gatilhos Mentais P/ aumentar suas Vendas??. – 2020-07-06 05:11:46

    PorLucas Tavares Horário 6 de julho de 2020
    Comentários 0 Comentários

    Olá, Sou Joana Vasconcelos Atenção: Você vai ter acesso agora … A Gatilhos Mentais 17 Estratégias Poderosas Para Venda E Persuasão Lucasthavares Baixe Grátis!

    Segue o link abaixo saiba mais Click!.
    https://bit.ly/gatilhosmentaisbaixegratis

    Ou click link abaixo!. MMj3aYE5

    Não tenho interesse nesta oferta:
    http://www.sairdalista.site?u=http://www.lucasthavares.com.br&c=135021ee9b7c4A7A6478
    Ler Mais “Atenção Lucasthavares Você Sabe Usar Gatilhos Mentais P/ aumentar suas Vendas??. – 2020-07-06 05:11:46”

    Compartilhe nas redes sociais

    • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
    • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
    • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
    • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
    • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp

Navegação da Página

Página AnteriorAnterior 1 … 1.406 1.407 1.408 1.409 1.410 … 1.921 Página SeguintePróximo
junho 2026
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
« maio    

Facebook

Instagram

bloglucastavares

📲 Notícias em primeira mão!

O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu com g O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu com gratidão o resultado da pesquisa IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25), que o aponta como o parlamentar mais citado dentro da federação formada por PT, PV e PCdoB na corrida para deputado estadual nas eleições de 2026.Com 1,53% das citações espontâneas, Ubaldo aparece empatado com mais outros 2 pré-candidatos no 6º lugar, e, quando se trata da nominata que vai concorrer ao pleito, aparece na liderança, reforçando sua atuação municipalista e forte defesa das pessoas com deficiência, idosos, consumidores, agricultores, pescadores e de diversas causas sociais."Esse resultado nos enche de gratidão e reforça nossa responsabilidade de continuar trabalhando com dedicação pelo povo do Rio Grande do Norte, honrando a confiança daqueles que reconhecem nosso trabalho e atuação parlamentar", destaca o parlamentar.A pesquisa IPSensus foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2026, possui margem de erro de três pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09520/2026.
Em solenidade comemorativa aos 192 anos da Polícia Em solenidade comemorativa aos 192 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra homenageou, nesta quinta-feira (25), personalidades militares e civis em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à segurança pública do estado. A solenidade foi no Centro de Convenções, em Natal, e contou com a presença de autoridades da segurança e familiares dos homenageados.Durante o ato oficial, foram entregues três tipos de honrarias a 192 personalidades: a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, a mais alta comenda da instituição; Medalha ao Mérito Profissional Coronel Bento Manoel de Medeiros, voltada à eficiência técnica; e Medalha Potiguar do Mérito Musical Militar Tonheca Dantas, em alusão ao legado cultural da banda centenária.A Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi criada em 27 de junho 1834. A solenidade também marca a comemoração dos 140 anos da Companhia Independente de Música (CIPMUS), a Banda de Música da corporação. Foram homenageadas autoridades, civis e demais forças policiais; também representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Além desses, representantes de Forças Estrangeiras e Co-irmãs, como militares e Bombeiros do RN e de outros estados.
O Festival de Quadrilhas Juninas Tradicionais de S O Festival de Quadrilhas Juninas Tradicionais de São Tomé chegou ao fim consolidando mais uma edição de grande sucesso. Durante dois dias de apresentações, milhares de pessoas lotaram a Arena Losa do Acordeon para prestigiar o maior festival de quadrilhas tradicionais da região do Potengi, em uma verdadeira celebração da cultura popular nordestina.A grande campeã desta edição foi o Arraiá Padre Piná, de Natal, que conquistou o primeiro lugar e levou a premiação de R$ 10 mil. O segundo lugar ficou com a Junina Sertão, da cidade de Barcelona, enquanto a Associação Cultural Chamas do Nordeste garantiu a terceira colocação.Além do alto nível das apresentações, o festival foi marcado pelo recorde de público, movimentando a economia local e fortalecendo São Tomé como um dos principais destinos dos festejos juninos do Rio Grande do Norte.O sucesso do evento reforça o compromisso da gestão do prefeito GÁ com a valorização da cultura, o incentivo às tradições populares e a realização de eventos que promovem lazer, turismo e desenvolvimento para o município.Mais uma vez, São Tomé mostrou sua força, sua organização e o carinho com que recebe grupos, visitantes e amantes da cultura nordestina, consolidando o Festival de Quadrilhas Juninas Tradicionais como uma das maiores vitrines culturais da região.
Um incidente registrado nesta quarta-feira (24) ac Um incidente registrado nesta quarta-feira (24) acende um alerta sobre as condições estruturais da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Paulo do Potengi. Parte do teto de uma das salas do prédio desabou, após meses de relatos sobre a necessidade de reparos no local.De acordo com informações recebidas pelo Blog, servidores vinham tentando dialogar com a gestão para que melhorias fossem realizadas na estrutura do prédio, mas, até o momento, nenhuma intervenção teria sido executada.Por sorte, ninguém ficou ferido. No momento do desabamento, a equipe estava em atendimento de uma ocorrência externa, e a sala estava vazia.Ainda segundo as informações, nesta semana uma equipe do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) esteve no local para realizar uma fiscalização, motivada por denúncias relacionadas às condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais.O espaço permanece aberto para que a gestão municipal e a coordenação do serviço possam esclarecer as providências que serão adotadas após o ocorrido e informar quando serão realizadas as melhorias necessárias na estrutura da unidade.
Siga no Instagram

© 2026 Blog Lucas Tavares. Todos os direitos reservados.

Interaja: (84) 98666-0768
  • Home
  • Sobre
  • Privacidade
    • Acessibilidade
    • Termos e Condições
    • Política de Comentários

Carregando comentários...