Governo libera aulas presenciais com 100% dos alunos nas escolas públicas e privadas do RN
Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
O governo do Rio Grande do Norte liberou a volta as aulas com 100% dos alunos em formato presencial nas escolas públicas e privadas do estado a partir desta segunda-feira (4). A informação foi confirmada pelo secretário de Educação, Getúlio Marques.
De acordo com ele, o retorno não é obrigatório para o estudante cuja família ainda não tem segurança de mandar os filhos para a escola. Em casos, como esses, os alunos continuarão a ser atendidos de forma remota.
Essa é a última etapa de um programa de retomada iniciado em julho deste ano. No início, era permitida apenas a presença simultânea de 30% dos alunos nas salas de aula. Em setembro, o percentual foi ampliado para 60%.
“Todos deverão continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento possível. Claro que agora, com 100%, não teremos mais a obrigatoriedade de 1,5 metro dentro da sala de aula, mas se recomenda não ter abraços e contato”, disse o secretário.
Segundo o secretário, inicialmente não será exigida vacinação para todos os estudantes, mas o governo trabalha “entendendo” que os profissionais de educação já estão vacinados.
O secretário não descartou a possibilidade de novas medidas, caso haja surgimento de casos de Covid-19.
As aulas presenciais foram suspensas ainda no início da pandemia, em março de 2020.
Como foi a retomada
- Professores: 19 a 24 de julho
- 30% dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio: 26 de julho
- 30% dos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do Ensino Médio: 9 de agosto
- 30% dos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio: 23 de agosto
- 60% dos alunos de todas as etapas: 20 de setembro
- 100% dos alunos de todas as etapas: 4 de outubro
G1 RN
Rômulo Dantas deixará a Secretaria das Finanças e Planejamento de São Paulo do Potengi
O Potengiense Rômulo Dantas, filho de uma das famílias tradicionais de São Paulo do Potengi, confirmou ao nosso Blog que estará deixando a pasta das Finanças e Planejamento da Prefeitura Municipal.
Rômulo é economista formado pela UFRN e tem especialização em Gestão Financeira. Foi Tesoureiro da Câmara Municipal entre 2011 e 2012. Já atuou como Assessor Técnico na Secretaria de Administração de São Paulo do Potengi e é servidor efetivo da SEMUT (Secretaria Municipal de Tributação) na Prefeitura do Natal.
O motivo de sua saída se dá pelo fato da sua aprovação no concurso da Caixa Econômica Federal. Em contato conosco, Rômulo nos disse que aguarda o chamado para assinar contrato. “Porém, só devo deixar a pasta, quando de fato for assinar o contrato com a caixa“.
Perguntado se já há nomes cogitados para assumir o seu lugar, Rômulo falou que está analisando, conduzindo o processo de escolha, mas, assim que confirmado irá ser divulgado.
Campeonato de Futebol de Riachuelo teve início neste sábado (02)
Neste sábado, 2/10, aconteceu a primeira partida que marcou o início do Campeonato de Futebol de Riachuelo. O prefeito Joca Basílio esteve ao lado do secretário do Gabinete Civil Caetano Sena, para acompanhar o jogo entre Vitória e Cruzeiro.
As partidas que ocorrerão no estádio Queirozão, seguirão os protocolos com: policiamento, equipe de saúde e arbitragem.
“É uma grande satisfação poder reativar o futebol do nosso município. O estádio está renovado e hoje se tem conforto para assistir as partidas. Será um grande campeonato e nosso objetivo é melhorar a cada ano”, afirmou o prefeito.
As partidas da primeira fase do campeonato acorrerão sempre as 15:30h, aos sábados e domingos, no Queirozão. A entrada é gratuita.
Frente Parlamentar da Mulher lançará campanha Outubro Rosa na Assembleia
Prevenir, cuidar e curar. Com o intuito de levar essa mensagem às mulheres do Rio Grande do Norte, a Frente Parlamentar da Mulher, da Assembleia Legislativa, realizará nesta segunda-feira (04), às 14h, no auditório da Casa, o lançamento da campanha Outubro Rosa, Mês de Prevenção do Câncer de Mama. Na ocasião também será lançada a campanha de arrecadação do Lenço Solidário.
A Frente Parlamentar da Mulher, composta pelas deputadas estaduais Cristiane Dantas, Eudiane Macedo e Isolda Dantas, sempre promove o engajamento do Outubro Rosa na Assembleia. “O lançamento é uma forma de levar mais informação para as mulheres, fazendo o alerta da prevenção por meio dos exames de rotina como ultrassom e mamografia. Até o fim do mês estarei também apoiando as mobilizações municipais em torno da causa”, pontua a presidente da Frente, deputada Cristiane Dantas.
No lançamento estarão presentes representantes dos grupos de apoio às mulheres com câncer como o Reviver, Bonitas, Despertar, Rede Feminina Contra o Câncer e a instituição Onco e Vida, além da Coletiva Nisia Floresta e a presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal de Natal, vereadora Divaneide Basílio.
LENÇO SOLIDÁRIO
Com o lançamento oficial do Outubro Rosa, ao longo de todo mês, a Frente Parlamentar da Mulher também abrirá a campanha Lenço Solidário, que consiste na arrecadação de lenços para doar às mulheres em tratamento contra o câncer e perdem os cabelos.
“A campanha do Lenço é uma forma de contribuir com a autoestima da mulher na luta contra o câncer. É uma forma de acolhimento e carinho”, ressalta Cristiane.
Ainda em parceira com o Grupo Reviver, o gabinete da deputada Cristiane comercializa camisetas da campanha para financiar a realização de mamografias gratuitas.
O lançamento na próxima segunda será transmitido, ao vivo, pelo canal da TV Assembleia, 10.3.
Manifestação contra Bolsonaro convocada por movimentos sociais e partidos acontece em cidades do RN
Manifestantes se reúnem em ao menos 60 cidades do país neste sábado 2 em atos contra o governo Jair Bolsonaro. Em Natal, a concentração do ato começou às 15h, em frente ao shopping Midway Mall, na Zona Sul. Já em Parnamirim, na Grande Natal, o ato aconteceu pela manhã. Convocados por partidos de esquerda, centrais sindicais e grupos da sociedade civil, os protestos visam não só a defesa do impeachment do presidente, mas também criticar o desemprego e o avanço da inflação, além de problemas em outras áreas, como meio ambiente e saúde.
Essa já é a 6ª mobilização nacional contra o governo Bolsonaro. Além de Natal e Parnamirim, o “Fora Bolsonaro” aconteceu pelo Rio Grande do Norte em cidades como Mossoró, Acari, Macaíba, Currais Novos e Baraúna.
Na capital, parlamentares participaram do ato, a exemplo das vereadoras de Natal Brisa Bracchi e Divaneide Basílio – ambas do Partido dos Trabalhadores (PT). “Estamos entrando em uma nova fase da luta pelo Fora Bolsonaro. Diversos setores que antes o apoiavam, agora sentem na pele os efeitos de seu governo: aumento no preço da gasolina, do gás e da comida. Aqui em Natal o ato foi lindo. Os protestos de hoje são um grito de indignação de quem não aguenta mais a carestia e o descaso com as medidas que podem nos tirar dessa pandemia”, declarou Brisa.
A vereadora Divaneide afirmou que o “protesto tem muita gente”, o que, segundo ela, “demonstra uma grande mobilização popular, uma diversidade grande. Nós, do PT, viemos bastante organizados. Juntamos nossa militância porque nós acreditamos que partido forte é aquele que ocupa as ruas. E não poderíamos deixar a população submissa a essa carestia, ao negacionismo, ao sub-emprego, ao desgoverno. Por isso, estamos mais uma vez nas ruas para afirmar o ‘fora Bolsonaro’”, pontuou, revelando que tem de indígenas a jovens na mobilização.
O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), aliado do presidente Bolsonaro, falou que o Brasil realizou [no 7 de setembro] a “maior manifestação popular da história” em “defesa de um presidente da República”, e que governo se caracteriza pela “seriedade”, “honestidade” e muito “trabalho”. Azevedo questiona o ato contra Bolsonaro: “Agora teremos um ato da oposição. Poderá ser uma manifestação atípica, inovadora”.
O governo do presidente Bolsonaro é desaprovado por 70% dos potiguares, segundo a pesquisa do Instituto Seta, divulgada no Blog do BG, na última quarta-feira. Por outro lado, 24% dos consultados aprovam a forma como o Palácio do Planalto, em Brasília, é conduzido pelo atual gestor. Os 6% restantes não souberam ou não opinaram.
O levantamento eleitoral revela, ainda, que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pela Presidência com 39,2% das intenções de voto dos potiguares, no cenário espontâneo – aquele em que o entrevistado diz por conta própria o nome que vem à sua cabeça. O presidente Bolsonaro aparece com 22%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 6,9%. Indecisos somaram 20,5% e brancos e nulos, 8,1%.
Para a realização da pesquisa em parceria com o Blog do BG, o Instituto Seta entrevistou 1.500 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 25 e 27 de setembro. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos.
Protestos pelo Brasil
O dia de protestos começou pelo Rio de Janeiro, onde os manifestantes se reuniram nos arredores da Candelária, no Centro. A maioria usava máscaras de proeção contra coronavírus. Houve também atos em cidades como Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Goiânia, Teresina, São Luís e em municípios do interior do país.O protesto, que se iniciou por volta de 10h no Rio, contou com a participação de partidos políticos de esquerda, como PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB, PSTU, PCO e UP, além de dezenas de movimentos sindicais e populares, que se organizam ao redor de um carro de som.
– O Bolsonaro está acabando com o Brasil. Sou a favor da universidade pública e contra a reforma administrativa. São tantas como razões de estar aqui que a gente nem sabe por onde começar: roubalheira, privatizacões, publicação alta. O povo não aguenta mais – disse a idosa.
Apos caminhada até a Cinelândia e carregando bandeiras e cartazes de diferentes pautas, os manifestantes pararam em frente a Câmara dos Vereadores e ao Teatro Municipal, entoando gritos de “Fora Bolsonaro” e “Fora genocida”.
De um lado do protesto, militantes do PDT balançavam bandeiras e estendiam cartazes com o rosto do pré-candidato à presidência Ciro Gomes. Do outro, manifestantes com as core do PT, junto à maioria dos movimentos sociais, vestiam camisas com o rosto do ex-presidente Lula.
Apesar das divergências, não houve conflitos e os grupos se derrotados vezes. Para a pedagoga Claudia Paiva, no momento, os dois lados devem se unir, uma vez que defender a mesma causa.
– Hoje, finalmente, estamos conseguindo ver uma ampla unidade de partidos de esquerda no mesmo ato. Parece que só assim a classe política vai entender que a maioria da população não aguenta mais esse louco na presidência – defender a moradora do Andaraí.
Num palanque montado na Cinelândia, ao lado de um boneco gigante de Lula, uma deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) discursou para a multidão e elogiou o uso de máscaras entre os participantes.
– Bolsonaro não respeita a democracia e a Constituição. Ele não quer eleição porque sabe que será derrotado, isso se não sofrer o impeachment antes. Esse é o momento de formarmos uma frente ampla. Sobre candidaturas, nós conversamos só no ano que vem. Precisamos juntar todas as janela do Brasil contra o fascismo – disse a parlamentar.
Representando o PDT, Ciro Gomes reiterou que as diferenças sejam deixadas de lado e reclamou da postura da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), por não dar prosseguimento aos pedidos de impeachment protocolados no Legislativo.
– O processo de impeachment exige que o presidente da República tenha cometido, de caso pensado, um crime de responsabilidade. E Bolsonaro é um criminoso repetido que atenta contra uma democracia. Com toda a humildade, precisamos ter clareza de que, nós, da escolha no Congresso, somos apenas 120. Precisamos de unidade para chegar aos 305 votos recomendados.
A concentração para o ato na capital paulista começou um pouco depois das 13h em frente ao prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), cartão-postal da cidade. A expectativa dos organizadores é ocupar a Avenida Paulista com dez carros de som.
Os ex-candidatos à presidência da República Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) devem discursar a partir do meio da tarde, segundo os organizadores do evento.
Além dos ex-presidenciáveis, políticos de outras legendas como Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), José Nelto (Podemos-GO), e Junior Bozzella (PSL-SP) também devem participar do ato.
– Desta vez, conseguimos agregar para a campanha Fora Bolsonaro outros movimentos, como o Diretos Já !, e também outros partidos. Essa presença mais plural após os atos de 7 de setembro excluir a existência de um consenso de que todos estamos juntos em uma frente ampla contra Bolsonaro – afirmou Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes, uma das entidades organizadoras do ato.
No Ceará, os manifestantes se reuniram no centro da capital, Fortaleza. Com faixas e bandeiras, eles caminharam pelas ruas da cidade e protestaram contra as condições que fazer que a fome aumentasse e pediram a geração de empregos e políticas de moradia. Eles também protestaram contra a reforma administrativa, em tramitação no Câmara dos Deputados, e contra as privatizações promovidas pela gestão atual.
Há registros de atos em Minas Gerais, em cidades como Montes Claros. No Rio Grande do Sul, manifestaram-se foram às ruas em Pelotas e Cruz Alta.
Em Belém, os manifestantes se reuniram no Mercado de São Brás, às 8h.
Em Goiânia, a manifestação começou por volta das 9h, na Praça do Trabalhador, no centro da cidade. Com as faixas e cartazes, o movimento pede o impeachment do presidente, mais vacinas contra a Covid-19 e atuação do governo federal contra o governo.
*Com informações do O Globo
Teste de Queiroga dá negativo para Covid e ministro poderá voltar ao Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teve diagnóstico negativo para Covid-19 em novo teste feito neste domingo (3). Ele estava em isolado em Nova York desde confirmada em 21 de setembro, dia em que a comitiva presidencial embarcou de volta ao Brasil após participar da 76ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA).
A informação foi confirmada pelo próprio ministro, que agradeceu “a todos que enviaram boas vibrações”. Ele afirmou que “em breve retorna ao Brasil”. Ele cumpria quarentena em território americano e chegou a mudar de hotel no período para economizar com despesas de hospedagem.
R7
The Basic – 2021-10-04 00:46:55
A sua apresentação; é o nosso objetivo!
E agora temos o Substrato: Couchê 250g.
Com produção a partir de 500 unidades no formato (4X0)
E com preços imbatíveis!
—
Frete grátis e com até 29% de desconto!
Arte final e recuperação – são vários modelos e entre eles estão:
Idenditade Própria – Uber, Taxi, Clinicas, Comércios em geral e Muito + !Confira!
https://bit.ly/thebasiccartoes—
The Basic
Solução, Arte e Inovação.
(11) 9.9209-8053
Ler Mais “The Basic – 2021-10-04 00:46:55”




