O salário recebido pelo trabalhador com carteira assinada no setor privado perdeu feio para a inflação em 2021, um movimento que deve continuar neste ano, diante do elevado desemprego e da perspectiva de baixo crescimento da economia brasileira.
Entre janeiro e novembro passado, o reajuste médio obtido pelos trabalhadores por meio de negociações coletivas foi de 6,5%, segundo o “Salariômetro” da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que acompanha os resultados reunidos pelo Ministério da Economia. Esse reajuste foi insuficiente para cobrir a inflação média acumulada em 12 meses que, no mesmo período, atingiu 8,4%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
No ano passado, 51% das negociações salariais fechadas até novembro ficaram aquém da inflação, 30% empataram e 19% superaram o custo de vida. “Foi um ano muito ruim”, afirmou o professor sênior da FEA/USP e coordenador do “Salariômetro”, Hélio Zylberstjan.
O economista explicou que o reajuste abaixo da inflação é resultado de uma combinação de inflação alta com recessão. “Quando existe uma desocupação muito grande, os sindicatos não têm poder de barganha nas negociações, é o pior cenário para os trabalhadores”, enfatizou.
Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultores, observou que está havendo uma retomada da ocupação, mas sem a recomposição da renda perdida. “Neste momento de crise, as pessoas estão aceitando salários até menores do que recebiam antes da pandemia muito por conta da inflação, num mercado de trabalho em que a ociosidade elevada reduz o poder de barganha do trabalhador.” Além disso, a retomada da ocupação está ocorrendo com mais força na informalidade.
Setores
Afetadas pela paralisação provocada pela pandemia, as negociações no setor de serviços, com destaque para turismo e hospitalidade, são as que encontraram maiores dificuldades no ano passado para repor as perdas provocadas pela inflação.
De 18 negociações salariais fechadas em novembro envolvendo bares, restaurantes, hotéis, similares e diversão e turismo, o reajuste mediano ficou 3,7% abaixo da inflação. No caso de lavanderias e tinturarias, por exemplo, essa defasagem foi ainda maior, de 4,1%. Até mesmo os 14 acordos salariais fechados em novembro último no setor de agricultura, pecuária e serviços correlatos (segmentos que registraram crescimento econômico) tiveram reajuste mediano: 0,6% abaixo da inflação.
Para Zylberstjan, o cenário de reajustes salariais fracos deve continuar ao longo do primeiro semestre deste ano por conta da inflação em 12 meses ainda elevada e da desocupação em alta. “Será difícil sair de uma taxa de desemprego de dois dígitos neste ano por causa do baixo crescimento da economia.”
Imaizumi, da LCA Consultores, concorda com Zylberstjan. Ele ressalta que o baixo crescimento esperado para 2022 dificulta a recuperação do mercado de trabalho e tira poder de barganha do trabalhador.
Rubro-Negro superou o Forte Rio Bananal por 10 a 0/ Foto: Reprodução: Gilvam de Souza/ Flamengo
O Flamengo mostrou que chega forte na busca pelo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao golear o Forte Rio Bananal por 10 a 0, nesta quarta-feira (5) no estádio municipal Orlando Batista Novelli, em Barueri.
O Rubro-Negro foi superior durante todo o confronto e construiu a vitória com gols de Matheusão (três), Matheus França (dois), Kayke David, Werton, Kayque Soares, Wesley e André.
Após este triunfo o Flamengo lidera o Grupo 29 com os mesmos 3 pontos do Oeste, que superou o Floresta por 3 a 1.
Outros resultados desta quarta:
Palmeiras 6 x 1 Assu
Vasco 5 x 1 Lagarto
Mirassol 7 x 0 Confiança
Taguatinga 1 x 2 Sport
Linense 2 x 2 Desportivo Aliança
Andirá 0 x 1 Atlético-MG
Desportivo Brasil 3 x 0 Botafogo-SP
Goiás 2 x 0 Iape
Paulista 0 x 1 São Bernardo
Ceará 1 x 1 Bragantino-PA
Itapirense 1 x 1 Retrô
Cruzeiro 5 x 0 Palmas
São Caetano 2 x 1 Perilima
São Paulo 2 x 0 CSE
EC São Bernardo 2 x 0 São Bento
Londrina 0 x 2 Aster
Oeste 3 x 1 Floresta
Ska Brasil 3 x 0 Rio Claro
Água Santa 2 x 1 Real Ariquemes
Ibrachina 3 x 1 Inter de Limeira
Náutico 1 x 1 Serranense
Nacional-SP 1 x 0 Capivariano
Coritiba 1 x 0 Real Brasília
Sol, mar, diversão e pé na areia têm sido o desejo de milhares de turistas brasileiros neste período de final e início de ano, com a retomada do turismo após a crise da pandemia. Um cenário que coloca Natal entre as cidades a encabeçar a mais recente pesquisa de viagem, desta vez da Buson, plataforma brasileira de busca de passagens rodoviárias. O aplicativo possui mais de 250 empresas parceiras e oferece em torno de 70 mil rotas por todo o Brasil.
Segundo a pesquisa, Natal e Fortaleza (CE) lideram o ranking das cidades mais procuradas para viagens no fim do ano, seguidas pelas também cidades de praia, Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Matinhos (PR) e Guarujá (SP). Completam a lista Morretes (PR), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e Bertioga (SP).
Os dados apontam para a alta procura durante as festas de final de ano, quando a capital ofertou um variado leque de atrações dentro da programação do Natal em Natal e do réveillon, com ações promovidas pela Prefeitura de Natal, exemplo do show pirotécnico em dois pontos da cidade. A cidade também sediou grandes réveillons como o Santé e o Réveillon dos Sonhos, que atraíram turistas de várias partes do país.
Titular da Secretaria Municipal do Turismo de Natal, Fernando Fernandes disse que esse número é resultado de um trabalho feito a várias mãos. “Natal se preparou para a retomada das atividades turísticas com trabalho intenso de divulgação do poder público em parceria com entidades do Turismo, como ABIH e Receptivos, além das instituições como Fecomércio, Sebrae e Fiern na preparação do Turismo Seguro, do qual Natal é exemplo. O resultado é um período de alta estação muito bom até março”, pontuou. Segundo o secretário, os números de ocupação estão acima de 86%.
O gestor destacou ainda que Natal tem muitos atrativos além da geografia e belezas naturais. “Uma das vantagens de Natal com relação a outras cidades vizinhas é a quantidade e diversidade de leitos. O turista que vem para Natal tem onde se hospedar. Desde hotéis seis estrelas a pequenas pousadas e pequenos hotéis, um leque de quase 27 mil leitos. Somos a maior cidade nordestina em leitos disponíveis”.
ATRATIVOS
A maior parte do turista que chega a Natal busca praias, sol e gastronomia. A orla urbana de Ponta Negra, onde se concentram grande parte de bares e restaurantes, é um dos locais mais movimentados. A zona Sul teve um investimento da Prefeitura na requalificação da avenida Praia de Ponta Negra, com quase 1 km de alameda e melhorias paisagísticas.
A cidade também possui passeios pelo Rio Potengi e o Centro Histórico recuperado, com destaque para o Beco da Lama e Espaço Ruy Pereira. “Esses espaços valorizam o turismo histórico e cultural, também podemos incluir a abertura dos equipamentos como a Pinacoteca e a Fortaleza dos Reis Magos”.
Ceará apresenta o lateral Victor Luís como reforço/ Foto: Reprodução: Rubens Chiri/Saopauloofc.net
O Grêmio anunciou nesta quarta-feira (5) a contratação do meio-campista Martín Benítez. O argentino chega ao Tricolor do Morumbi com contrato de empréstimo até o final de 2022, com opção de compra.
O jogador de 27 anos, que foi revelado pelo Independiente (Argentina), já defendeu no Brasil o Vasco da Gama e o São Paulo.
Reforço do Vozão
Outra equipe a apresentar uma cara nova nesta quarta foi o Ceará, que garantiu o empréstimo do lateral Victor Luís, que disputou a última temporada pelo Palmeiras.
Esta é a segunda passagem do jogador pelo Vozão, equipe que defendeu na temporada 2015. O vínculo de Victor Luís com o Time do Povo é de empréstimo, válido até o fim de 2022.
Operação Verão vai intensificar ações de patrulhamento nos 24 municípios da região costeira do Estado. Governo investe R$ 5 milhões em diárias operacionais/ Foto: Reprodução Magnus Nascimento
A Operação Verão 2022 foi oficialmente lançada na tarde de quarta-feira (5) pelos órgãos de segurança do Rio Grande do Norte. Ao todo, serão mobilizados 1.300 policiais militares e 435 policiais civis para atuar em pontos da extensa faixa litorânea potiguar, com 410 quilômetros, de Baia Formosa a Tibau. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, aproximadamente R$ 5 milhões foram investidos para o pagamento das diárias operacionais dos profissionais, que ficarão mobilizados até fevereiro. A Operação Verão acontece até o dia 24 de fevereiro nos 24 municípios da faixa litorânea do Estado.
“Dizer aqui para a população do nosso Estado e para aqueles que nos visitam, que o Governo, através de suas forças de segurança em parceria com as secretarias, montou toda uma logística para garantir um verão seguro. É um período de alta estação e a perspectiva, graças a Deus, é que tenhamos um movimento do turismo forte, claro com os devidos cuidados que se fazem necessários devido a pandemia, mas a alta estação promete”, disse a governadora.
Integram a ação os efetivos da Polícia Militar, com reforço na Operação Lei Seca, Polícia Civil, Guarda dos municípios, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RN (CBMRN), Departamento de Trânsito (Detran), Comando De Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e secretarias de Mobilidade Urbana dos municípios.
“São efetivos de caráter extraordinário e não vão trazer problemas para os efetivos normais dos bairros e cidades. É uma operação integrada com as forças de segurança e com a população para que todos tenhamos um verão seguro”, acrescentou Coronel Francisco Araújo, titular da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Serão montadas ainda delegacias volantes no litoral, segundo a delegada-geral de Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva Gomes. A ideia é fazer com os policiais em patrulhamento não tenham que se deslocar até Natal para fazer o registro dos procedimentos. “Montamos delegacias móveis e fixas, como, por exemplo, em Barra de Maxaranguape. Isso faz com que a PM não tenha que conduzir pessoas que estavam infringindo a lei até Natal. Isto é, os procedimentos serão lavrados in loco”, afirma.
A delegada ressalta ainda que os agentes estarão atentos aos crimes ambientais. “É importante destacar que a delegacia de meio ambiente estará atuando com os órgãos de fiscalização. Nós fazemos um apelo à população que contribua de forma educada, respeitando o direito ao sossego e a tranquilidade porque um dos grandes problemas durante o veraneio são pessoas que alugam e abusam do som alto”, comenta.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Luiz Monteiro, serão deslocados bombeiros para pontos estratégicos. “É humanamente impossível a gente cobrir 410 quilômetros de orla, e isso sem falar nos mananciais, áreas espelhadas, lagoas, barragens. A gente distribui naqueles pontos em que a estatística maior de ocorrências, então a gente vai chegar a atingir 15 praias, com 15 pontos de guarda-vidas”, detalhou.
O secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, diz que os policiais recém-formados participarão do policiamento ostensivo em todas as praias do litoral potiguar. Eles serão divididos de acordo com as unidades operacionais.
“Todos os policiais militares recém-formados estarão aptos e vão participar do patrulhamento em todas as praias dos litorais norte e sul do Rio Grande do Norte, sem prejuízo ao policiamento ordinário nas demais áreas do Estado. Eles serão divididos de acordo com as unidades operacionais para garantir uma temporada de verão mais segura”, explicou.
No ano passado, a Operação Verão custou ao governo aproximadamente R$ 7 milhões em diárias operacionais e mobilizou 735 agentes, entre militares e civis.
Bombeiros fazem ações educativas
Para garantir a segurança e minimizar acidentes, o Corpo de Bombeiros realiza ações educativas e atua tanto na prevenção como na prestação do socorro em caso de afogamento. Porém, de acordo com o major Roberto Oliveira, Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático, para apreciar o verão de forma tranquila e segura, são necessários alguns cuidados, como o não uso de bebidas alcoólicas, por exemplo.
“O uso de bebida alcoólica aparece com destaque entre as causas de afogamento. Ela nunca deve ser ingerida em abuso. Infelizmente temos muitos casos de afogamento em decorrência do álcool”, disse.
Quando o assunto é criança, todo o cuidado é pouco. “Qualquer descuido pode ser fatal. Os pais devem manter os olhos 100% em seus filhos e ‘abdicar’ do seu próprio lazer, pois um afogamento pode acontecer em questão de segundos”, completou o major Roberto Oliveira.
Entre as demais recomendações, o major lembrou também sobre o uso do protetor solar, que deve estar sempre presente entre os itens mais importantes na hora de se expor ao sol. “Existem frequentes casos de insolação, orientamos que o protetor seja usado de maneira abusiva”, ressaltou.
Capitania
A Operação Verão da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) foi lançada no último dia 20 de dezembro. Com o lema “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, a operação intensifica a fiscalização do tráfego aquaviário quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no mar, rios e lagoas do RN. Ao todo, 110 militares devem compor as equipes que atuarão até 6 de março de 2022, com o apoio de viaturas e treze embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.
Segundo o comandante Silva Neto, o esforço logístico de fiscalização vai ser operacionalizado pela CPRN e sua agência subordinada em Areia Branca. “A operação consiste na intensificação das ações realizadas pela Capitania dos Portos no período do verão, notoriamente conhecido pelo aumento das embarcações de esporte e recreio utilizadas para lazer”, explica.
De acordo com o órgão, a Capitania inspecionou 4.246 embarcações, emitiu 99 notificações para comparecimento, apreendeu 6 embarcações e instaurou 5 inquéritos administrativos durante a Operação Verão 2020-2021. Um levantamento nacional divulgado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) apontou que as infrações que mais chamam atenção durante a fiscalização dizem respeito à condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.