Santa Cruz recebe unidade móvel de oftalmologia para atender 21 municípios do RN

Carreta do programa Agora Tem Especialistas começou a operar nesta quarta-feira (4) com a presença da governadora Fátima Bezerra

Com dificuldades para enxergar à noite, a agricultora Alana Souza, de 25 anos, conta os dias para ter a visão desanuviada. Ela é uma dos 1,1 mil potiguares que serão atendidos com o início das atividades da Unidade Móvel de Oftalmologia do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que ocorre no município de Santa Cruz, voltado à ampliação do acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Alana, que mora na Zona Rural de Santa Cruz, espera que o serviço possa trazer o diagnóstico e o tratamento para os sintomas como ardência e a visão embaçada. “A chegada da carreta de saúde é uma oportunidade para a população local e de municípios vizinhos. É uma forma de garantir atendimento oftalmológico gratuito e de qualidade. Espero resolver minha visão turva e voltar a dirigir mais tranquila”, disse ela.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além dos municípios, do Conselho Estadual de Saúde e do Grupo Condutor Estadual do programa.

A abertura das atividades, que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, ocorreu na unidade instalada no Centro Administrativo José Josias Bezerra, no Centro de Santa Cruz, e a carreta permanecerá por 45 dias, atendendo à população de 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi, que integram a 5ª Região de Saúde.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o objetivo principal é zerar a fila de cirurgias de catarata nos 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi. Além das cirurgias, os pacientes terão acesso a consultas, exames e kits pós-cirúrgicos com colírio e óculos. “O objetivo é zerar a fila e trazer o atendimento que o nosso povo precisa”, afirmou a governadora.

Com funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 17h, a carreta tem capacidade para realizar cerca de 150 atendimentos diários. “Além das cirurgias de catarata e consultas, a unidade móvel também vai realizar mapeamento de retina e ultrassom ocular. É de uma importância imensa o que estamos fazendo aqui hoje, porque a catarata é a principal causa de perda visual reversível no Brasil”, ressaltou Fátima Bezerra.

O diretor do programa “Agora Tem Especialistas”, Rodrigo Oliveira, asseverou que o objetivo do programa é reduzir filas de espera e ampliar o acesso a serviços especializados, especialmente em regiões com menor oferta assistencial. O Rio Grande do Norte foi contemplado com uma das cinco únicas unidades móveis de oftalmologia existentes no país, dentro de um processo de distribuição escalonada que prioriza áreas com maior demanda reprimida.

Rodrigo Oliveira explicou que a iniciativa atende a uma determinação do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera no SUS. Ele lembrou que ação semelhante já foi realizada em Parnamirim com foco na saúde da mulher. “O foco é levar o atendimento para mais perto da população”, ressaltou.

O superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, pontuou que a carreta de oftalmologia é a quinta unidade deste tipo instalada no Brasil e a primeira a operar no Rio Grande do Norte. O foco da gestão é aproximar os serviços médicos da população e reduzir o tempo de espera por especialistas.

Ele também ressaltou a importância da mobilização dos prefeitos e secretários dos municípios. Os pacientes já estão cadastrados no sistema do SUS e aguardam a regulação para realizar os procedimentos.

A prefeita de Santa Cruz, Aninha de Cleide, destacou que a cidade se consolidou como um polo de saúde na região. Ela ressaltou as parcerias com a universidade e com a Maternidade Ana Bezerra para destravar gargalos no atendimento. De acordo com ela, a chegada do equipamento coroa o trabalho realizado pela secretaria municipal da pasta. “Durante 45 dias, essa carreta irá atender pacientes de Santa Cruz, Japi, São Bento do Trairi, Jaçanã, Campo Redondo, Tangará, São José do Campestre, São Paulo do Potengi e Bom Jesus”, comemorou.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, aponta que Santa Cruz registrou um expressivo incremento financeiro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com repasses saltando de R$ 16,1 milhões em 2022 para R$ 35,3 milhões em 2025, um crescimento de 118,5%. O montante subsidia uma estrutura que dispõe de 111 leitos SUS e nove Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Alexandre Motta apresentou um balanço dos avanços no sistema de saúde do Rio Grande do Norte ao longo dos últimos oito anos. Ele destacou que o estado dobrou a oferta de serviços essenciais nos últimos sete anos. “Em 2018, a rede estadual possuía cerca de 170 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Atualmente, o estado conta com mais de 300 leitos ativos para o atendimento da população”, detalhou.

Ele comentou ainda que o volume de cirurgias eletivas (procedimentos programados que não são de urgência) também apresentou crescimento significativo. O número saltou de 50 mil cirurgias anuais em 2018 para aproximadamente 100 mil procedimentos em 2025.

Além dos já citados, participaram da solenidade o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; o secretário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; os prefeitos Simone Silva (Japi), Nildo Galdino (Lagoa de Velhos), Riane Guedes (Jaçanã), Raniere Moura (Ruy Barbosa), Eribaldo Lima (São José do Campestre) e Eugênio Pacelli (São Paulo do Potengi); Milena Tomaz, coordenadora da Agência de Apoio ao SUS; e Dailva Bezerra, secretária de Saúde de Santa Cruz; além de secretários

Aniversário do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN)

Antes de seguir para a agenda da carreta Agora Tem Especialistas, a governadora Fátima Bezerra visitou o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN). Em sua fala, a governadora relembrou sua trajetória de luta pela saúde pública e pela educação, e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do SUS: “Estar aqui no Ana Bezerra é também lembrar minha própria história de luta. Sempre defendi a universalização dos hospitais e do acesso à saúde; celebrar os 74 anos do Ana Bezerra é celebrar a confiança e a esperança de que estamos no rumo certo. Fiz questão de vir hoje para celebrar com vocês e para dizer o quanto é uma honra fazer parte desta história”, afirmou.

Fátima destacou ainda que a visita marcou o lançamento de mais uma iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, com a chegada de uma unidade móvel voltada à oftalmologia, reforçando: “Queremos fazer o SUS chegar à porta das pessoas e zerar a fila de cirurgias de catarata no país, o que é um sonho nosso e do presidente Lula”. A governadora ressaltou a parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios como base deste avanço, e anunciou que mais um passo importante será dado com o fortalecimento do HU de Caicó, no Seridó.

O Hospital Universitário Ana Bezerra, gerido pela Rede Ebserh, consolidou-se como referência nacional ao ser incluído no ranking dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. “O HUAB é premiado especialmente por suas práticas de parto humanizado e pelo cuidado especializado à gestante e ao recém-nascido”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.