
O estudante João Pedro dos Santos, 14 anos, da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, em São Bento do Trairi, conquistou o primeiro lugar no Rio Grande do Norte na edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A competição é promovida pela Aneel, por meio do Programa de Eficiência Energética, com coordenação do Instituto Abradee e parceria da Neoenergia Cosern.
Aluno do 9º ano, João Pedro participou de uma prova de conhecimentos e de uma etapa de gameficação sobre eficiência energética. Ele já havia conquistado medalha de ouro na edição anterior. Neste ano, além do título estadual, recebeu um laptop como premiação durante cerimônia em Brasília, onde esteve acompanhado da mãe.
O Rio Grande do Norte também registrou outras premiações na Olimpíada: 25 estudantes receberam medalha de ouro, 37 de prata, 60 de bronze e 168 obtiveram menção honrosa, totalizando 291 alunos potiguares reconhecidos. O professor Francisco Bezerra, do Centro de Educação Rural Prof. José Tito Júnior, em Ceará-Mirim, foi destaque estadual entre os docentes premiados.
A superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas, destacou o papel da iniciativa na formação dos estudantes: “A Olimpíada leva o tema do consumo consciente de energia às escolas e fortalece o desenvolvimento de ideias que podem transformar a sociedade.”
