13 de novembro de 2025

Bombeiros do RN combatem cinco incêndios em um único dia em Parnamirim

Na quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender cinco ocorrências de incêndio registradas apenas no município de Parnamirim. Dentre elas, duas foram classificadas como incêndio em amontoado de lixo e entulho e três como incêndio em vegetação.

As equipes de combate atuaram com rapidez para evitar que o fogo se alastrasse e atingisse áreas maiores, realizando o controle e rescaldo em todos os pontos. O CBMRN reforça que a prática de atear fogo em lixo, entulho ou restos de poda é perigosa e ilegal, podendo causar danos ao meio ambiente, à saúde da população e até colocar em risco residências próximas. Além disso, o fogo pode facilmente se espalhar para áreas de mata, provocando grandes incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros alerta ainda que atear fogo em lixo ou vegetação é crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Em caso de incêndio ou suspeita de fogo em área de risco, a orientação é ligar imediatamente para o número 193, garantindo uma resposta rápida e segura das equipes de emergência.

Brisa Bracchi entrega defesa final em processo que pede sua cassação

A vereadora Brisa Bracchi (PT) apresentou nesta quarta-feira (12) suas alegações finais à Comissão Especial Processante que analisa o pedido de cassação de seu mandato. Com a entrega, a próxima etapa será o parecer do relator, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), que poderá ser apresentado a qualquer momento antes da votação em plenário.

Instalada em 20 de agosto, a comissão é composta por Fúlvio Saulo, pela presidente Anne Lagartixa (Solidariedade) e pelo vereador Daniel Valença (PT), definidos por sorteio.