Pesquisadores da UFRN entram em ranking mundial da Elsevie

Reitoria UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Cícero Oliveira/UFRN

Sete pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram incluídos na lista de 2025 dos cientistas mais influentes do mundo, divulgada pela Elsevier. O levantamento considera o impacto das publicações com base nas citações recebidas ao longo de 2024.

Entre os nomes estão Carlos Alberto Martínez-Huitle e Kássio Michell Gomes de Lima, do Instituto de Química; Madras Viswanathan Gandhi Mohan e João Medeiros de Araújo, da área de Física; Rafael Chaves, da Escola de Ciências e Tecnologia; Edward J. Tehovnik, do Instituto do Cérebro; e Eudenilson Lins de Albuquerque, da Engenharia Civil.

Para Kássio Michell, o reconhecimento reflete o trabalho coletivo desenvolvido na instituição. Seu grupo atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em química analítica, com aplicações em saúde, alimentos, fármacos e meio ambiente.

Já Carlos Alberto Martínez-Huitle, que aparece no ranking pelo sétimo ano consecutivo, destacou que o resultado valida o esforço de seu grupo de pesquisa. Ele atua com investigações em eletrocatálise e eletroquímica, voltadas à produção de hidrogênio verde, tratamento de águas e aproveitamento de resíduos de biomassa.