Mais de 700 vidas já foram salvas pela linha de cuidado do infarto no RN

A linha de cuidado do infarto, implantada pelo Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde abril de 2022, já ultrapassou a marca de 700 vidas salvas no Rio Grande do Norte.

De acordo com dados atualizados até julho de 2025, foram 714 casos de infarto agudo do miocárdio atendidos pelo programa. A maior parte dos pacientes, 673, recebeu tratamento com trombólise — uso de medicamentos que dissolvem coágulos sanguíneos. Outros 41 passaram por procedimentos de angioplastia.

Entre os hospitais que mais realizaram trombólises no período estão o Regional de Pau dos Ferros (93), o Regional do Seridó, em Caicó (90), e o Regional de Santo Antônio (61). O levantamento mostra como a estratégia tem ampliado o acesso ao tratamento também no interior do estado.

O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim e já possibilitou a capacitação de mais de 4 mil profissionais das redes estadual e municipal. Desde agosto de 2024, a linha de cuidado está presente nas oito regiões de saúde do RN, com 14 pontos de atendimento preparados e abastecidos com o medicamento.

Esse trabalho trouxe reflexos diretos na redução de mortes. Em 2024, o Rio Grande do Norte alcançou a menor taxa de mortalidade por infarto do Nordeste e a quarta menor do país, com índice de 5,82%. Entre 2019 e 2024, a queda no estado foi de 39,4%, percentual superior às reduções registradas na média nacional (21,2%) e na média da região (22%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.