Detran explica passo a passo como comunicar ou cancelar venda de veículos no RN

A venda de um carro, para muitos, representa o fim de um ciclo. Mas o que muitos motoristas ainda ignoram é que, mesmo depois de entregar o veículo e receber o pagamento, a responsabilidade sobre ele pode continuar — e com ela, dores de cabeça que vão de multas inesperadas a envolvimento em situações mais graves.

Para evitar esse tipo de problema, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) reforça a importância de comunicar formalmente a venda do veículo. O procedimento transfere oficialmente a responsabilidade do automóvel para o novo dono e precisa ser feito em até 30 dias após a assinatura do Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou da versão digital (ATPV-e), com firma reconhecida.

Quem não realiza a comunicação dentro do prazo corre o risco de continuar sendo cobrado por IPVA, licenciamento, infrações e até por crimes cometidos com o carro já vendido.

O serviço está disponível nas unidades do Detran, em cartórios conveniados ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para pessoas físicas, é exigido o formulário preenchido, documentos pessoais e, se necessário, comprovante de residência. Empresas devem apresentar documentação societária, e representantes precisam de procuração reconhecida. A taxa é de R$ 14.

Caso a venda seja desfeita, o cancelamento da comunicação pode ser solicitado com documentos assinados por ambas as partes. Nesse caso, a taxa é de R$ 107.

O Detran reforça que a responsabilidade sobre o veículo só deixa de ser do antigo dono após a comunicação oficial da venda. Por isso, o cuidado com esse detalhe pode evitar transtornos futuros.

Mais informações estão disponíveis no site do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.