Greve no transporte intermunicipal do RN pode começar nesta quarta-feira caso não haja acordo entre motoristas e empresários

Uma nova rodada de negociações entre motoristas do transporte intermunicipal e empresários do setor está marcada para a tarde desta quarta-feira (16), após reunião mediada pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira (15). A greve da categoria, inicialmente prevista para começar à meia-noite desta quarta, foi suspensa por 24 horas a pedido do ministério.

Apesar de avanços nas negociações, com acordos firmados em relação ao reajuste salarial e ao valor do vale-alimentação, três pontos ainda geram impasse entre trabalhadores e patrões:

A reivindicação de reajuste integral no plano de saúde, estimado em 15 mil por cento, foi negada pelos empresários, que ofereceram apenas a correção inflacionária;

A definição sobre os valores retroativos salariais, uma vez que a data-base da categoria é junho, mas os empresários propõem aplicá-la entre julho e dezembro;

A solicitação dos trabalhadores para isenção de desconto no vale-alimentação em caso de até três faltas mensais ainda não foi aceita.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), Júnior Rodoviário, afirmou que a paralisação será iniciada caso os pontos em aberto não sejam resolvidos até o fim da reunião desta quarta.

“Estamos querendo que os empresários aceitem as mesmas condições que pedimos no transporte urbano, mas eles não estão querendo. Amanhã teremos a última rodada. Se eles não assinarem a nossa compensação, vamos fazer a greve na quarta-feira”, declarou o dirigente sindical.

Caso a paralisação seja confirmada, o sistema intermunicipal será diretamente afetado em todo o estado, atingindo desde os ônibus que circulam entre municípios da Grande Natal até os que operam no interior. A circulação mínima de 30% da frota, conforme determina a legislação, será mantida durante o movimento grevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.