O tremor de terra registrado na última segunda-feira (7) na comunidade Maxixe, zona rural de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, foi causado por uma atividade humana. A confirmação é do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).
De acordo com o professor e coordenador do laboratório, Anderson Farias, o abalo — que teve magnitude de 1.8 — foi resultado de uma detonação realizada por uma mineradora que atua na área. “Não foi um tremor natural, foi causado por um detonador, que é uma operação costumeiramente usada nessas atividades. A questão é que a população não está acostumada com isso. A maioria das atividades de mineração utiliza detonadores para abrir frentes”, explicou.
Após a ocorrência, moradores da comunidade relataram que o impacto da explosão provocou rachaduras em algumas residências da região. As reclamações aumentaram a preocupação entre os moradores, que não tinham sido informados previamente sobre a atividade.