Os eleitores do Rio Grande do Norte agora podem acessar serviços da Justiça Eleitoral em 13 unidades da Central do Cidadão espalhadas pelo estado. A medida é resultado da renovação de um convênio entre o Governo do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), assinada nesta sexta-feira (4).
Com a integração, as Centrais do Cidadão passam a oferecer serviços como emissão do primeiro título de eleitor, regularização cadastral, transferência de domicílio eleitoral e atualização de dados. A proposta é descentralizar os atendimentos realizados nos cartórios eleitorais e facilitar o acesso da população.
As unidades que já oferecem os serviços do TRE estão localizadas nos municípios de Alexandria, Apodi, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Nova Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Zona Sul de Natal e nos dois pontos da cidade de Mossoró (Rodoviária e Shopping Estação).
Segundo o TRE-RN, a meta é ampliar o atendimento para outras 18 unidades da Central do Cidadão ainda em 2025, incluindo bairros de Natal como Alecrim, Ribeira, Zona Norte e Zona Oeste, além de cidades como Assú, Santa Cruz, Alto do Rodrigues, Macau, Macaíba, Canguaretama, João Câmara, entre outras.
Atualmente, o estado conta com 31 unidades da Central do Cidadão, distribuídas em 24 municípios. Outras três estão previstas para serem inauguradas até o fim do ano.
A ampliação do serviço eleitoral nas centrais tem como objetivo reduzir deslocamentos da população e ampliar o acesso à documentação eleitoral em regiões mais afastadas dos cartórios.