3 de julho de 2025

Arquidiocese de Natal alerta sobre vídeo falso com uso de IA que simula fala de Dom João Cardoso

Dom João

A Arquidiocese de Natal divulgou um comunicado alertando os fiéis e a população em geral sobre a circulação de um vídeo falso que utiliza Inteligência Artificial para simular a voz e a imagem do Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso. No conteúdo forjado, o religioso aparece pedindo ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

Segundo a Arquidiocese, o vídeo não foi produzido nem autorizado por Dom João, e o caso citado é falso. A criança mencionada no apelo, de fato, existiu, mas morreu há seis anos na Inglaterra. “Reforçamos que o vídeo em questão é falso e que não foi produzido e nem autorizado por Dom João. Quaisquer campanhas ou ações solidárias da Arquidiocese são veiculadas apenas em nossos canais oficiais (site e redes sociais)”, diz a nota.

A instituição religiosa pediu atenção redobrada à disseminação de conteúdos enganosos, principalmente aqueles que utilizam a imagem de autoridades e apelos emocionais para enganar o público. O vídeo estaria sendo compartilhado por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.

A Arquidiocese também orienta que casos semelhantes ou outras situações suspeitas sejam comunicados ao Setor de Comunicação, por meio do e-mail: [email protected].

Comissão de Educação da Assembleia aprova 16 projetos na reunião desta quinta-feira

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa apreciou e aprovou 16 matérias nesta quinta-feira (03). Outras pautas, incluindo títulos de cidadão, foram retiradas.

Entre projetos aprovados, destaque para o que estabelece diretrizes para prevenção e combate ao bullying e cyberbullyng em instituições de ensino particulares e públicas, clubes e agremiações recreativas, de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PSDB). Também foi aprovado o projeto que proíbe o uso de violência física e psicológica no adestramento de animais domésticos, de autoria do deputado Luiz Eduardo.

No final da reunião, o presidente da Comissão, Hermano Morais, recolocou em pauta o projeto retirado no início, dando nome do ex-bispo de Caicó, Dom José de Medeiros Delgado, ao Complexo Hidrossocial Barragem de Oiticica. Alegando que a Barragem de Oiticica já é denominada Governador Iberê Ferreira de Souza, a relatora Eudiane Macedo justificou que a denominação em discussão engloba todo o complexo que inclui a barragem, a comunidade Nova Barra e três agrovilas. O projeto foi aprovado pela comissão.

Funcionário pega carro sem autorização e se envolve em grave acidente na Ayrton Senna

Foto: Reprodução

Um grave acidente foi registrado no início da manhã desta quinta-feira (3) na avenida Ayrton Senna, Zona Sul de Natal. Um carro ficou completamente destruído após colidir na traseira de um ônibus que trafegava pela via. O acidente aconteceu por volta das 5h30.

O motorista do carro é auxiliar de serviços gerais em uma empresa de venda e instalação de equipamentos de energia solar. Segundo o dono do veículo, que também é patrão de Luciano, o funcionário teria saído com o carro escondido, sem qualquer autorização.

No momento do acidente, o ônibus seguia para o terminal do bairro Cidade Verde, ainda sem passageiros, e havia reduzido a velocidade para passar por um quebra-molas quando foi atingido. O motorista do coletivo relatou que sentiu o forte impacto na traseira e parou imediatamente.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate. Luciano ficou preso às ferragens e precisou ser retirado pelos militares, sendo em seguida levado pelo Samu ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Walfredo Gurgel, com ferimentos, mas em estado de saúde considerado estável.

Testemunhas que acompanharam o resgate disseram que o motorista aparentava estar embriagado, informação que deverá ser confirmada pelas autoridades. O patrão do homem esteve no local e se disse surpreso ao saber que o funcionário havia pego o carro sem permissão.

O caso será investigado para apurar responsabilidades e as circunstâncias exatas do acidente.

Fonte: Portal da Tropical

Colisão entre caminhão e moto deixa uma mulher sem vida na BR-226, em Tangará

Uma mulher de 24 anos morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta Honda CG 125 e um caminhão Mercedes-Benz Cargo 2422 na noite desta quarta-feira (2), na BR-226, no trecho próximo ao município de Tangará, no Agreste potiguar. A colisão ocorreu por volta das 19h, no quilômetro 82 da rodovia federal, no sentido Santa Cruz.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ambos os veículos seguiam na mesma direção. Ao se aproximar de um redutor de velocidade, o motociclista reduziu a marcha, momento em que o caminhão, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo e atingiu a traseira da moto.

A passageira da motocicleta morreu ainda no local. O condutor foi socorrido em estado grave por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a uma unidade hospitalar.

São João do Povo em Macaíba terá shows, reforço na segurança, serviços de saúde e assistência social

A programação musical do Polo Centro do São João do Povo 2025, em Macaíba, começa nesta quinta-feira (3), na Avenida Mônica Dantas, no bairro Pista Nova. O evento terá atrações locais e regionais, além de um esquema especial de segurança e a oferta de serviços de saúde e assistência social.

Na abertura da festa, se apresentam as bandas Grafith, Os Kabas da Peste e Thales Play, a partir das 19h. Na sexta-feira (4), sobem ao palco os grupos Brasas do Forró, Cavaleiros do Forró e JP Forrozado. No sábado (5), último dia do evento, a programação inclui os shows de Batista Lima, Cláudio Ney e Juliana, e Reinaldo Netto.

Para atender possíveis emergências durante os três dias de festa, será montada uma estrutura de atendimento médico no local, com leito, insumos, medicamentos e profissionais de saúde. Haverá ainda uma ambulância de plantão e distribuição de preservativos.

Além disso, uma equipe da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Patrulha Maria da Penha, estará presente para acolher mulheres em situação de importunação ou violência. Os atendimentos serão realizados em um stand próximo à área principal do evento.

A segurança também contará com um reforço expressivo: cerca de 100 agentes das forças estaduais estarão destacados para atuar na festa e nas imediações. O efetivo será composto por policiais militares, civis, penais e bombeiros. Uma plataforma elevada será instalada para facilitar a vigilância, e haverá patrulhamento com viaturas, inclusive do Batalhão de Choque. O público será monitorado por sistema eletrônico, com foco também em indivíduos monitorados por tornozeleira eletrônica.

Uma delegacia móvel será montada nas proximidades do palco principal para registrar possíveis ocorrências e prestar atendimento imediato a vítimas.