março 2025

Minha Casa chega a mais quatro municípios do RN

Com investimento de R$ 20 milhões, Governo do RN, Caixa Econômica Federal e prefeituras de João Câmara, Santa Cruz, Parelhas e São José de Mipibu firmaram contrato para a construção de 165 moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida. São 50 casas em Parelhas, 50 em João Câmara, 30 em Santa Cruz e 35 na zona rural de São José Mipibu.

A construção de casas populares para reduzir o deficit habitacional foi incluindo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) como uma das prioridades de governo. Com a retomada do Minha Casa, o Rio Grande do Norte foi contemplado com 10 mil unidades habitacionais em diversas modalidades. Desse total, 2.720 são destinados à zona rural para substituir moradias em situação precária, incluindo às casas de taipa, que ainda são muitas no campo.

Ao fazer um histórico do que foi realizado na primeira fase do programa, executado entre 2009 e 2014, e dizer que 40% das unidades contratadas já estão em andamento, a governadora reforçou o caráter humanitário do Minha Casa. “Por trás desses números há muitos sonhos, existem famílias que há muito tempo lutam para ter um teto digno para morar, para cuidar da família, ter um local seguro para viver. O programa está de volta significando um futuro melhor.”

Além do caráter humanitário, a governadora lembrou da importância do Minha Casa para a economia, com geração de empregos e renda nos municípios. A construção de 50 casas em Parelhas, conforme estimativa das construtoras, cria 50 empregos direitos e mais de 100 indiretos. Fátima disse que novos empreendimentos serão anunciados no decorrer deste mês, citando, entre outros municípios contemplados, Jucurutu, onde ela esteve no dia 19 de março em companhia do presidente Lula, na inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica.

As 10 mil moradias destinadas ao RN significam investimentos de R$ 1 bilhão até o final de 2026. “É um momento de alegria para todos nós formalizar esses contratos que vão levar moradia digna para os municípios. Sexta-feira, iremos assinar outros contratos”, afirmou o superintende da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Tiago Pereira.

O diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), Pablo Thiago Cruz, destacou que além da construção de casas, há outros programas importantes desenvolvidos pelo Governo do RN na área habitacional, como a regularização fundiária urbana, que prevê a entrega de mais 40 mil títulos de propriedade até o final deste ano. “Dessa maneira, a gente conclui o grande leque da política habitacional, seja na operacionalização de obras para a população em condições de extrema vulnerabilidade social, seja na escrituração entregue gratuitamente por meio do governo do Estado.”

REPERCUSSÃO

Representando os municípios, a prefeita Aize Bezerra de Souza elogiou a retomada do programa de habitação popular, lembrando que João Câmara, município que passou a administrar em 1° de janeiro deste ano, ainda tem muitas casas de taipa, apesar do crescimento econômico registrado nos últimos anos.

“Há mais de 20 anos não chegava um telha sequer do programa Minha Casa Minha Vida. Essas 50 casas são muito importantes”, disse a prefeita, agradecendo ao governo do Estado o empenho para que o município não ficasse fora do Sub-50, programa do Governo Federal que oferece moradias a famílias de baixa renda em municípios com até 50 mil habitantes. “Hoje, começamos a realizar o sonho, para muitos, impossível.” João Câmara tem 34,7 mil habitantes, um terço deles vivendo na zona rural

Moradora da comunidade Laranjeiras do Abdias, Valdicélia Neuma é uma das beneficiárias. A casa de taipa em que reside, uma herança dos avós, vai ser substituída por um casa em alvenaria, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e alpendre. “Não acreditei quando me disseram que iria ganhar minha casinha. Estou muito feliz”, disse ela, emocionada, ao final da solenidade, realizada no Auditório da Governadoria.

As casas na zona rural serão construídas no mesmo local em que as famílias beneficiadas residem atual. Prefeito de São José de Mipibu, José de Figueiredo informou que a prefeitura vai custear as despesas com alguém social das famílias que não têm para onde ir.

Também participaram da solenidade, os prefeitos de Santa Cruz Ana Fabrícia de Souza (Aninha de Cleide); de São José de Mipibu, José de Figueiredo Varela; e de Parelhas, Tiago de Medeiros Almeida (Dr. Tiago); os deputados estaduais Eudiane Macedo, Dr. Bernardo Amorim e Francisco Medeiros; os secretários estaduais Virgínia Ferreira (Seplan), Iris Oliveira (Sethas), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Júlia Arruda (Semjidh), Silvio Torquato (Sedec) e Ivanilson Maia (adjunto do GAC). Representando a Caixa, Uélter Santana, superintendente executivo de Governo; José Gama, superintendente executivo de Habitação.

Prefeitura de Parnamirim reajusta piso salarial dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias

A Prefeitura de Parnamirim reafirmou seu compromisso com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) ao oficializar, por meio do Decreto nº 7.685, publicado neste sábado (28), a atualização do piso salarial da categoria para 2025.

O reajuste salarial atende ao previsto na Constituição Federal, que garante aumento nos vencimentos desses profissionais de forma periódica. O decreto, assinado pela prefeita Nilda Cruz, garante à categoria a atualização da matriz do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Para a prefeita, a valorização dos agentes de saúde e de combate às endemias é essencial para fortalecer o atendimento à população. “São esses profissionais que estão na linha de frente, garantindo a promoção da saúde e o combate às doenças. O reajuste salarial é um reconhecimento do trabalho essencial que eles desempenham todos os dias”, destacou.

Com a publicação do decreto, a Prefeitura reforça seu compromisso em continuar acompanhando a situação dos agentes e garantindo uma remuneração justa para a categoria. Os novos valores passam a valer imediatamente, garantindo mais dignidade e reconhecimento aos ACS e ACE, que desempenham papel fundamental na promoção da saúde pública em Parnamirim.

Cursinho Potengi realiza 1º simulado para o Exame de Seleção do IFRN 2026

Na manhã deste sábado (29), o Cursinho Potengi promoveu o 1º Simulado do Exame de Seleção IFRN 2026, reunindo mais de 180 alunos de escolas públicas e privadas da região. O evento aconteceu na Escola Estadual Maurício Freire, em São Paulo do Potengi, e teve como objetivo preparar os estudantes para o exame seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Escola Agrícola de Jundiaí.

Os 15 melhores colocados no simulado serão premiados com livros, incentivando ainda mais a dedicação dos alunos na busca por uma vaga no ensino técnico. Com 12 anos de atuação, o Cursinho Potengi se consolidou como referência na preparação de jovens da Região Potengi, acumulando um histórico de aprovações expressivas.

Os interessados podem acompanhar as redes sociais do cursinho para mais informações sobre novos simulados e etapas da preparação: @cursinhopotengiifrn (Instagram).

Riachuelo lança o maior programa de distribuição de renda da região Potengi

A Prefeitura de Riachuelo deu um passo histórico na área social ao lançar o maior programa de distribuição de renda da região Potengi. O projeto dos catões sociais que incluiem o Programa Renda Cidadã, somado aos auxílios já existentes, como o Auxílio Moradia e o Auxílio Alimentação, representa um marco no cuidado com as famílias que mais precisam de apoio e dignidade.

O novo programa foi criado para complementar a renda de até 400 famílias, contribuindo diretamente para a inclusão social e o fortalecimento de áreas essenciais como a saúde e a educação. É um auxílio financeiro que vai além dos números: é um gesto de cuidado, respeito e valorização de quem constrói a cidade todos os dias.

Um olhar atento para quem mais precisa

Em 2023, a Prefeitura já havia instituído a Lei dos Benefícios Eventuais, que garantiu suporte emergencial com os auxílios moradia e alimentação. Famílias em situação de vulnerabilidade passaram a contar com apoio real em momentos difíceis, reforçando o compromisso do município com a justiça social.

Agora, com a chegada do Renda Cidadã, esse compromisso se amplia. A nova iniciativa representa mais do que uma transferência de recursos: é a construção de oportunidades, a promoção da dignidade e o reconhecimento de cada cidadão riachuelense como peça essencial no desenvolvimento da cidade.

Cuidar das pessoas é prioridade

“Garantir que ninguém fique para trás. Que cada família tenha a dignidade que merece. Que cada olhar tenha esperança. Os três programas — Renda Cidadã, Auxílio Moradia e Auxílio Alimentação — são partes fundamentais da política pública voltada não só à proteção social mas também para aquecer o comércio local e a economia, gerando também oportunidades de emprego e renda,” disse o prefeito Joca Basílio ao falar sobre o princípio que norteia o programa.

SUCESSO: Câmara Cultural abre 2025 com grande evento no Beco do Picado

O centro de Parnamirim foi tomado por cultura e animação na última sexta-feira (28) com a primeira edição de 2025 do Câmara Cultural. O evento, realizado no histórico Beco do Picado, trouxe apresentações musicais de Pagode do Coxa, Gisele Reis e Jane Cortez, além das performances vibrantes do Grupo Xaxado de Parnamirim e do Samba de Roda. A iniciativa, que busca valorizar os talentos locais, transformou o espaço em um verdadeiro ponto de encontro para a população.

Além da programação musical, o evento contou com uma feirinha de artesanato, gastronomia e um espaço kids, garantindo diversão para todas as idades. Para o comerciante informal, Antônio Ferreira, que vendeu seus produtos, a ação fortalece o empreendedorismo local. “Eventos assim movimentam nosso comércio e ajudam a divulgar o nosso trabalho. Espero que tenhamos muitos outros ao longo do ano, parabéns Câmara Municipal e todos os vereadores”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Dr. César Maia(@drcesarmaia), ressaltou a importância do evento para a valorização da cultura local e o fortalecimento da identidade da cidade. “O Câmara Cultural é um projeto que vai além do entretenimento. Ele resgata a história, incentiva nossos artistas e movimenta a economia criativa. Ver o Beco do Picado cheio de vida e cultura é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

Morador do centro, Carlos Nogueira celebrou a valorização do patrimônio cultural da cidade. “O Beco do Picado tem muita história, e vê-lo sendo palco de um evento tão bonito e cheio de vida é emocionante. É disso que Parnamirim precisa: mais cultura e mais espaços de encontro. Parabéns vereadores, por lembrar de nós!”, afirmou.

Com a energia contagiante dessa primeira edição, a expectativa já é grande para as próximas atrações do Câmara Cultural em 2025.

No RN, Bolsonaro vai à Cidade da Moda, Oiticica e a Seminário do Rota 22; confira programação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) cumprirá agenda no Rio Grande do Norte neste mês de abril. Na sexta-feira (11), Bolsonaro estará às 10h30 em Acari para conhecer a Cidade da Moda, em seguida vai a Jucurutu às 12h30 para visitar a barragem de Oiticica e a Pau dos Ferros, às 18 horas, para participar do primeiro seminário do Rota 22, quando vai debater e interagir com lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos. No dia 12 de abril, o ex-presidente ainda irá em Major Sales, às 8 horas, para visitar as obras do Ramal do Apodi.

O Rota 22 estará em abril na região do Alto Oeste, realizando suas primeiras oficinas no dia 02 em Luis Gomes, dia 3 em Encanto e dia 4 em Alexandria. No dia 11 haverá o seminário em Pau dos Ferros. O seminário terá como objetivo consolidar as informações discutidas nas oficinas e promover debates sobre desafios e oportunidades regionais. Dessa forma, a agenda do Rota 22 se configura como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A agenda completa das oficinas e seminários está no site plrota22.com.br. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais pelo @pl22rn ou @plnacional22. Quem preferir, pode receber informações direto pelo canal de Whatsapp do Rota 22 no Rio Grande do Norte. Acesse: https://canal.plrota22.com.br/ .

Viabilizada com recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro a Cidade da Moda em Acari contempla 10 galpões, um centro de eventos, duas praças de convivência e salas multiuso. Especialistas do setor têxtil acreditam que a Cidade da Moda se consolidará como um importante polo de produção e valorização do segmento, com previsão de movimentar R$ 8 milhões anuais no Seridó.

A Barragem de Oiticica recebeu grande impulso no governo Bolsonaro, que deixou a obra com 93% de sua execução. A construção do equipamento foi acelerada, especialmente, sob a gestão de Rogério Marinho no Ministério do Desenvolvimento Regional.

Já o Ramal do Apodi, no município de Major Sales, foi uma iniciativa do governo Jair Bolsonaro. Este é o Trecho IV do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

Governo paga salário de março dos servidores neste sábado (29) e aplica R$596 milhões na economia do RN

O Governo do Rio Grande do Norte realiza, neste sábado (29), o pagamento do salário do mês de março para o funcionalismo público estadual. Ao todo, serão injetados R$596 milhões na economia do estado.

O valor amanhecerá na conta de 110.465 servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. O depósito assegura o compromisso assumido pelo Executivo em pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado.

Contudo, é importante destacar que os servidores que possuem portabilidade bancária precisam consultar o prazo acordado junto ao banco escolhido para o recebimento do salário.

O valor bruto da folha do mês de março é de R$ 867 milhões. O contracheque dos servidores está disponível para consulta a partir desta sexta-feira, dia 28.

Rota 22 realizará primeiras oficinas no Alto Oeste e grande seminário em Pau dos Ferros

O projeto Rota 22 dá mais um passo importante para aproximar o Partido Liberal (PL) da população potiguar com uma agenda estruturada de eventos em todas as regiões do estado. A programação inclui oficinas e seminários que servirão como espaços de debate e construção de propostas, fortalecendo o compromisso do PL com uma atuação baseada nas demandas reais da sociedade. A iniciativa está sendo realizada em parceria com o Instituto Álvaro Valle.

O Rota 22 estará em abril na região do Alto Oeste, realizando suas primeiras oficinas no dia 02 em Luis Gomes, dia 3 em Encanto e dia 4 em Alexandria. No dia 11 haverá o seminário em Pau dos Ferros.

Ainda em abril o projeto chega no Médio Oeste com oficinas e seminário aberto à população. A região Central do estado será a casa do Rota 22 em maio, bem como o Seridó. Já em junho o Rota 22 estará no Trairi.

O Mato Grande entra na programação do Rota 22, em julho, juntamente com a região Agreste.

A região Metropolitana realizará suas ações em agosto, começando com a oficinas em Natal, Parnamirim e Extremoz.

A agenda completa das oficinas e seminários está no site plrota22.com.br. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais pelo @pl22rn ou @plnacional22. Quem preferir, pode receber informações direto pelo canal de Whatsapp do Rota 22 no Rio Grande do Norte. Acesse: https://canal.plrota22.com.br/.

As oficinas serão realizadas em cidades-sede estrategicamente escolhidas, com duração de 3h30min cada, contemplando de 3 a 4 encontros por região. Essas atividades serão direcionadas a lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos. Durante as oficinas, serão abordados temas como os valores partidários do PL e soluções para as necessidades específicas de cada região, garantindo uma abordagem prática e conectada à realidade dos municípios.

Ao fim da etapa de oficinas, cada região receberá um grande seminário aberto à população, mediante inscrição prévia, com a participação de lideranças nacionais do partido. O evento terá como objetivo consolidar as informações discutidas nas oficinas e promover debates sobre desafios e oportunidades regionais. Dessa forma, a agenda do Rota 22 se configura como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Prefeitura realiza ação de combate a insegurança alimentar de famílias atendidas pelo CRAS Bela Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim realizou nesta quarta-feira (26) mais uma ação de combate a insegurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social do Município. Desta vez, cerca de 33 famílias dos bairros de Bela Parnamirim e Rosa dos Ventos foram beneficiadas com a entrega de cestas básicas. A iniciativa aconteceu na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bela Parnamirim e contou com a presença da prefeita Nilda Cruz e da secretária municipal de Assistência Social, Fativan Alves.

A cesta conta com itens como feijão, arroz, óleo, margarina, macarrão, bolachas, café, açúcar e outros produtos essenciais. Essa foi a segunda ação de entrega de cestas básicas para a população carente da cidade realizada pela atual gestão municipal. A primeira contemplou 40 famílias do bairro de Monte Castelo.

A prefeita Nilda recepcionou as famílias beneficiadas, falou sobre o trabalho realizado pela administração até aqui e disse que as políticas sociais serão prioridade em seu governo: “Temos uma equipe competente e de qualidade. Nosso foco é o cidadão, são as pessoas, é o respeito ao próximo, é levar comida boa para quem mais precisa e oferecer melhores condições de vida para a população. Sei da nossa responsabilidade e não vou decepcionar a confiança depositada em mim”, falou a chefe do executivo municipal.

O grupo beneficiado é composto por crianças, gestantes, idosas e pessoas com deficiência. Todas são cadastradas e acompanhas pela equipe multidisciplinar do CRAS Bela Parnamirim: “Estamos reorganizando nosso sistema municipal de assistência social e ações como essa são muito importantes para fortalecermos os vínculos com a população que assistimos. A gestão da prefeita Nilda tem um forte laço com o social e não vai medir esforços para melhor os índices sociais de Parnamirim”, disse a secretária Fativan.

Vereador Jefferson discute melhorias no abastecimento de água em São Paulo do Potengi com a CAERN

O vereador Professor Jeffinho segue atuando em prol do abastecimento de água em São Paulo do Potengi. Atendendo à sua solicitação, uma reunião foi realizada na sede da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), contando com a presença do deputado estadual Hermano Morais e do ex-vereador Rodrigo de Luiz Antônio.

Durante o encontro, o presidente da CAERN, Roberto Linhares, e a equipe técnica da companhia se comprometeram a aprimorar o sistema de abastecimento do município, atendendo a uma demanda essencial para a população. O vereador destacou a importância da água não apenas como um recurso, mas como fator determinante para o desenvolvimento social e econômico da região.

“Seguimos acompanhando de perto essa pauta fundamental para garantir que os moradores de São Paulo do Potengi tenham acesso a um serviço de qualidade. Agradeço o compromisso da CAERN e o apoio do deputado Hermano Morais e do ex-vereador Rodrigo nessa luta”, afirmou Professor Jeffinho.