A médica Carla Dickson (União Brasil) assumiu nesta quarta-feira (1) o mandato de deputada federal pelo Rio Grande do Norte. Ela era suplente de Paulinho Freire, do mesmo partido, que deixou a Câmara Federal para assumir a Prefeitura de Natal.
A cerimônia de posse ocorreu de forma virtual. Já na ocasião, a deputada se comprometeu a destinar R$ 20 milhões em emendas para a capital potiguar.
“Meu trabalho junto com minha equipe começou há alguns dias. Antes mesmo de assumir eu estive em Brasília mantendo contatos importantes e essa movimentação antecipada deu certo. Para o orçamento já de 2025, eu me comprometi em reservar 20 milhões de reais das emendas para serem destinados a Natal. Estou aqui para honrar meus compromissos assumidos durante a campanha do Prefeito Paulinho Freire”, destaca.
Entre as metas iniciais do mandato, a deputada afirmou que também vai buscar destravar emendas do seu último mandato como deputada que, segundo ela, não foram pagas.
“Vou articular audiências junto ao governo federal, entender o que aconteceu e buscar liberar esses recursos que vão beneficiar o povo do Rio Grande do Norte. Se preciso for, vou até às instâncias judiciais”, disse.
Parte dos recursos são para construção de um Centro Municipal de Referência de Autismo, em Natal.
A parlamentar ainda afirmou que pretende fazer um levantamento geral de todas as carências, necessidades e demandas da área de saúde, para estabelecer um cronograma de “pontos de melhoria” com os governos do Rio Grande do Norte e de Natal.
Quem é a deputada
Carla Dickson, é do União Brasil, tem 48 anos, é dentista e médica, casada com o também médico e ex-deputado estadual Albert Dickson, e tem dois filhos. Ela tem bases políticas principalmente no segmento evangélico.
A deputada começou a carreira política em 2016, quando se elegeu vereadora de Natal, pelo Pros, com 7.294 votos. Em 2018 concorreu à Câmara Federal pela primeira vez e ficou na suplência com 60.590 votos, mas acabou assumindo o mandato 2 anos depois, na vaga do então deputado Fábio Faria que se afastou para ser Ministro das Comunicações no Governo Jair Bolsonaro.
Na eleição de 2022, já pelo União Brasil, ela teve 43.191 votos e novamente ficou na primeira suplência do partido.
Quem são os outros deputados federais do RN
A bancada do RN na Câmara conta com outros sete deputados federais. São eles:
- Natália Bonavides (PT) – 157.565 votos (8,42%)
- João Maia (PL) – 104.254 votos (5,57%)
- Benes Leocádio (União Brasil) – 100.693 votos (5,38%)
- Robinson Faria (PL) – 97.319 votos (5,20%)
- Mineiro (PT) – 83.481 votos (4,46%)
- General Girão (PL) – 76.698 votos (4,10%)
- Sargento Gonçalves (PL) – 56.315 votos (3,01%)
G1 RN