O Projeto Mulheres: cultivando saberes, colhendo autonomia nos roçados e quintais será lançado no dia 16 de dezembro, de forma híbrida. O evento ocorrerá no auditório do Campus São Paulo do Potengi, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e também será transmitido pela plataforma Zoom, garantindo a participação das mulheres agricultoras e demais participantes de diversos estados.
A programação incluirá uma apresentação do projeto e seus parceiros, além de uma Mesa de abertura com convidados.
Projeto Mulheres
O trabalho foi fruto de uma parceria entre o IFRN, Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf), Subsecretaria de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
O objetivo é fortalecer e promover a autonomia das mulheres agricultoras, através do apoio aos seus quintais produtivos nos estados de Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás.
Para Denise Momo, responsável geral do projeto, essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento das mulheres atendidas. “O projeto visa desenvolver habilidades e fornecer condições técnicas para que as agricultoras dos estados – Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás – atendidas pelo projeto, possam gerar renda e melhor a qualidade de vida das suas famílias. As mulheres terão a possibilidade de desenvolvimento em suas comunidades, possibilitando uma produção mais abundante e qualificada, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas”, afirmou.