Janela partidária altera bancadas na CMN; confira mudanças

Câmara Municipal de Natal terá briga intensa pela renovação dos mandatos (foto: Elpídio Júnior)

A eleição para a Câmara Municipal do Natal promete ter grande disputa. Dos 29 ocupantes de cadeiras no Legislativo, 27 deverão disputar a reeleição. Somente o vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e Dickson Júnior (União Brasil) não devem ir para mais uma disputa eleitoral. Além deles, ex-vereadores e outros nomes fortes confirmaram as filiações até o fim de semana, quando se fechou a janela partidária com vistas às eleições proporcionais. União Brasil, PSDB e Republicanos têm maiores bancadas.

Entre os detentores de mandato, o União Brasil, que terá Paulinho Freire como candidato a prefeito de Natal, tem a maior bancada: Aroldo Alves (ex-PSDB), Camila Araújo, Chagas Catarino (ex-PSDB), Dickson Júnior (ex-PDT), Felipe Alves, Nina Sousa (ex-PDT), Nivaldo Bacurau (ex-PSB), Raniere Barbosa (ex-Avante), Robson Carvalho e Tércio Tinôco são os vereadores da legenda. Somente Dickson Júnior não disputará a reeleição e seu candidato na disputa será Daniel Santiago, do PP.

No União Brasil também estão nomes sem mandatos que entram forte na briga, como o ex-deputado e ex-vereador Luiz Almir, e Tarcio, marido da deputada Eudiane Macedo (PV), que chegou a ser cotado para ingressar no mesmo partido da mulher, o que terminou não se confirmando.

Partido do prefeito Álvaro Dias, o Republicanos também ampliou sua bancada. Se Bispo Francisco de Assis não deverá disputar a reeleição, fortaleceram os quadros da legenda os vereadores Kleber Fernandes (ex-PSDB), Margarete Régia (ex-Pros) e Peixoto (ex-PTB). Além deles, a legenda também terá a candidatura do ex-secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega.

Já no PSDB, após saídas de alguns parlamentares, permaneceram Aldo Clemente, Anderson Lopes e Klaus Araújo, que estarão na mesma chapa do vereador Hermes Câmara, que até deixou o PSDB, mas ingressou no Cidadania, em federação com os tucanos.

Outro “chapão” será o da federação entre PT, PV e PCdoB, com as presenças dos vereadores Milklei Leite (PV), Herbert Sena (PV, eleito pelo PL e ex-PSDB), Júlia Arruda (PCdoB), Brisa Bracchi (PT) e Daniel Valença (PT). Na federação também estará a candidata Samanda Alves (PT), que disputou a eleição de deputada federal com apoio da governadora Fátima Bezerra.

Na federação PSOL Rede, seguem os vereadores Robério Paulino (PSOL) e Eribaldo Medeiros (Rede).

No PP, o nome na disputa será do atual presidente da Casa, Ériko Jácome, que deixou o MDB. Já Ana Paula Araújo, ex-Solidariedade, ingressou no MDB, enquanto Luciano Nascimento será o único vereador com mandato no PSD, mesmo partido do pré-candidato a prefeito Carlos Eduardo, e Preto Aquino é o único do Podemos no Legislativo natalense.

Veja como ficou composição de partidos na CMN:

União Brasil
Aroldo Alves
Camila Araújo
Chagas Catarino
Dickson Júnior
Felipe Alves
Nina Sousa
Nivaldo Bacurau
Raniere Barbosa
Robson Carvalho
Tércio Tinôco

Republicanos
Bispo Francisco de Assis
Kleber Fernandes
Margarete Régia
Peixoto

PSDB
Aldo Clemente
Anderson Lopes
Klaus Araújo

Cidadania
Hermes Câmara

PV
Milklei Leite
Herbert Sena

PCdoB
Júlia Arruda

PT
Brisa Bracchi
Daniel Valença

PSOL
Robério Paulino

Rede
Eribaldo Medeiros

PP
Ériko Jácome

MDB
Ana Paula Araújo

PSD
Luciano Nascimento

Podemos
Preto Aquino

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.