Rogério Marinho pede investigação sobre conduta ética do ministro de Minas e Energia

O senador Rogério Marinho (PL-RN) protocolou uma representação formal na Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O líder da oposição no Senado pede uma apuração baseado em possível violação ética praticada por Silveira em sua atuação como supervisor da Petrobras.

A denúncia de Rogério Marinho aponta para ações do ministro que teriam ameaçado a autonomia e os princípios de mercado da estatal, acarretando uma significativa desvalorização das ações e potencial prejuízo aos acionistas.

Na representação, Rogério Marinho detalha recentes declarações controversas do ministro, que criticou abertamente o mercado financeiro e a imprensa por reagirem negativamente à decisão do governo de cortar os dividendos extraordinários da Petrobras. Essa medida, aponta o senador, resultou numa queda abrupta no valor de mercado da empresa, evidenciando uma clara violação às leis que regem as sociedades de economia mista e estatais no Brasil.

Além disso, o líder da oposição enfatiza sua preocupação com a governança corporativa da Petrobras, alegando que a interferência política na estatal compromete não apenas sua saúde financeira, mas também a credibilidade do país no cenário econômico internacional. Rogério Marinho cita o Código de Conduta da Alta Administração Federal como argumento, e ressalta a importância da ética, da integridade e da transparência nas ações dos gestores públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.