Prefeito Junior Marques, de Bento Fernandes, emite nota após polêmica

O prefeito de Bento Fernandes, Junior Marques, emitiu nota a imprensa após polêmica envolvendo sua pessoa e uma moradora da comunidade do Assentamento Espinheiro I, como mostra o vídeo que publicamos mais cedo.

Em nota, Junior afirma: “O vídeo que circula nas redes sociais, mesmo fora de contexto, não mostra em momento algum qualquer tipo de cuspida, justamente porque não ocorreu nada do que está sendo dito.”

CONFIRA NA INTEGR A NOTA

Diante dos vídeos republicados por blogs diversos e em grupos de whatsapp nesta data, e diante do respeito à correta informação, livre de fake news e fatos criados por opositores políticos, venho a público esclarecer os fatos ocorridos nesta data, na escola Escola Municipal Prefeito Tito Gomes, no Município de Bento Fernandes.

Inicialmente, como se pode perceber, em momento nenhum do vídeo houve qualquer tipo de agressão, física ou verbal, de minha parte contra qualquer pessoa. Também não há o que se falar em “cuspida”, como tenta fazer parecer aqueles que procuram de formas reprováveis a minha imagem. O vídeo que circula nas redes sociais, mesmo fora de contexto, não mostra em momento algum qualquer tipo de cuspida, justamente porque não ocorreu nada do que está sendo dito.

A Escola Municipal Prefeito Tito Gomes, localizada na comuidade Espinheiro I, estava sendo ocupada por uma família que lá estava residindo. Por se tratar de um bem público e que será reativado ainda neste semestre para atividades escolares, principalmente na educação de Jovens e Adultos, a Secretaria de Educação requereu a desocupação, de forma amigável, para que pudéssemos iniciar os pequenos reparos a serem feitos e o funcionamento do prédio público.

Chegou-se, inclusive, a haver conversa com a ocupante do local, que havia se prontificado a entregar amigavelmente o imóvel nesta data. No entanto, para criar um fato político, opositores se aproveitaram da situação e criaram tal embaraço. Veja-se que as agressões não foram revidadas em momento algum, apenas me retirei do local.

Informo, por fim, que todas as medidas judiciais cabíveis serão adotadas, tanto em relação à reintegração de posse da escola (como já ocorreu recentemente em um posto de saúde), quanto em relação à responsabilização por propagação de fake news e apuração do cometimento dos crimes de calúnia, injúria, difamação, dentre outros.
Por fim, coloco-me à inteira disposição para todo e qualquer esclarecimento.

Prefeito Paulo Marques de Oliveira Júnior.

Confira também

  • Zenaide Maia defende mais participação feminina em evento do PSD Mulher em Touros

    O PSD Mulher do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (26), em Touros, a segunda edição do evento “Todos por Elas”. O encontro reuniu lideranças políticas para debater o protagonismo feminino na sociedade e na política.

    Presidente do PSD no estado, a senadora Zenaide Maia destacou o papel das mulheres na defesa de pautas como o combate ao feminicídio.

    “Uma mulher a cada cinco horas é assassinada neste país pelo simples fato de ser mulher. Precisamos falar sobre isso todos os dias. E sabemos que só nós mulheres não conseguiremos acabar com essa violência. Por isso, estamos aqui, com os homens também. Todos por elas”, afirmou.

    A presidente do PSD Mulher, Marianna Almeida, prefeita de Pau dos Ferros, ressaltou a importância de incentivar mais mulheres a ingressarem na política.

    “Como prefeita, sinto o dever de compartilhar nossa trajetória e incentivar outras mulheres a seguirem esse caminho tão importante”, disse.

    Anfitrião do evento, o prefeito de Touros, Pedro Filho, enalteceu a atuação da vice-prefeita Fernandinha e defendeu a ampliação da presença feminina em cargos públicos.

    “Tenho orgulho de aprender com essas grandes mulheres. É preciso que elas ocupem cada vez mais espaços”, declarou.

  • Vereador Eribaldo Medeiros propõe homenagem ao Sargento Cristiano Gomes de Lima em Santos Reis


    A Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei nº 256/2026, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros, que denomina de Praça Sargento Cristiano Gomes de Lima um logradouro público localizado no bairro de Santos Reis. A matéria segue agora para sanção do prefeito.

    A homenagem reconhece a trajetória do Sargento Cristiano, militar do Exército Brasileiro, líder comunitário e pai dos integrantes da Banda Grafith. Ao longo da vida, destacou-se pelo compromisso com a comunidade, tendo presidido o Conselho Comunitário de Santos Reis e contribuído para diversas ações sociais no bairro.

    Para Eribaldo Medeiros, a aprovação do projeto representa o reconhecimento de um cidadão que deixou um legado de dedicação, solidariedade e relevantes serviços prestados à população natalense.

  • Alexandre Moreira recebe Medalha de Honra ao Mérito Tonheca Dantas

    O artista potengiense Alexandre Moreira foi homenageado no dia 25 de junho, no Centro de Convenções de Natal, com a Medalha de Honra ao Mérito Tonheca Dantas, uma das mais importantes honrarias concedidas em reconhecimento à valorização da música e da cultura do Rio Grande do Norte, inspirada no legado de um dos maiores músicos da história do estado.

    Ao longo de sua trajetória, Alexandre Moreira vem marcando seu nome na cultura potiguar com talento, dedicação e relevantes contribuições para a música. Esse reconhecimento se soma a outra importante homenagem recebida da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, durante as comemorações pelos 192 anos da instituição, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao povo potiguar.

    Parabéns, Alexandre Moreira, por representar com orgulho a cultura de São Paulo do Potengi e do Rio Grande do Norte, levando sua música e seu talento cada vez mais longe. Que esse reconhecimento seja mais um incentivo para continuar escrevendo uma bela história na música potiguar.

  • Segepe/EGPM promove curso que fortalece a “Liderança Humanizada e Comunicação Não Violenta”

    Foto enviada

    Cerca de 40 diretores que atuam em equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) e da Secretaria Municipal de Saúde concluíram, nesta quinta-feira (25), o curso de “Liderança Humanizada e Comunicação Não Violenta”, promovido pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe), por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM).

    Com carga horária de 40 horas, o curso, voltado ao fortalecimento das competências de gestão, do diálogo e das relações interpessoais no serviço público em Mossoró, foi desenvolvido ao longo de cinco encontros, combinando momentos presenciais e atividades vivenciais aplicadas nas próprias unidades de trabalho. Durante a formação, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre liderança humanizada, cultura organizacional, comunicação assertiva, comunicação não violenta (CNV), mediação de conflitos, escuta ativa, feedback construtivo e condução de reuniões mais produtivas, sob a condução de Silvia Vale, pedagoga e psicóloga, servidora do município. O psicólogo Robson Nogueira somou nos encontros que se aprofundaram na CNV.

    O último encontro foi marcado por um momento de resgate dos principais conhecimentos construídos ao longo da formação, realizado em clima de integração e valorização da cultura nordestina, com temática junina. A programação também foi dedicada ao esclarecimento de dúvidas e ao alinhamento sobre os planos de intervenção que serão implantados por cada gestor em sua unidade de trabalho.

    Os planos representam a etapa prática da formação e têm como objetivo transformar os conhecimentos adquiridos em ações concretas, contribuindo para o fortalecimento da liderança, da comunicação e das relações profissionais nos equipamentos públicos municipais.

    A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Mossoró com a qualificação contínua dos servidores e o desenvolvimento de uma gestão pública cada vez mais humanizada, colaborativa e voltada para a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.

  • RN adere ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio e fortalece políticas de proteção às mulheres

    Estado torna-se o segundo do país a aderir à iniciativa do Governo Federal, reunindo os Três Poderes em compromisso de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres

    Sob um clima de emoção e sentimento de justiça, o Rio Grande do Norte aderiu nesta sexta-feira (26) ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, conhecido como pacto “Todos por Todas”, compromisso assumido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e coordenado pelo Governo Federal para articular políticas de prevenção, proteção às mulheres.

    Ao lado da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a governadora Fátima Bezerra assinou, em solenidade realizada no auditório da reitoria da UFRN, o documento que articula ações permanentes entre os três poderes para reduzir a impunidade e assegurar o acolhimento das vítimas. Após a adesão do Ceará, o RN é o segundo estado brasileiro a firmar o pacto.

    O ato integrou a programação do evento Diálogos Federativos – Sistema Único de Segurança Pública: Caminhos para o Fortalecimento da Cooperação Federativa. Promovido pelo Governo Federal, pela Associação Brasileira de Municípios e pelo Governo do Estado, o encontro reúne gestores e especialistas dos três níveis de governo para discutir o fortalecimento da cooperação federativa, da governança e do financiamento do Sistema Único de Segurança Pública.

    Cooperação entre poderes

    O Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio foi estruturado com base no entendimento de que o enfrentamento à violência contra as mulheres depende da atuação integrada dos três Poderes da República e da cooperação permanente entre União, estados, municípios e demais instituições.

    A iniciativa parte do reconhecimento de que nenhuma instituição, de forma isolada, consegue responder à complexidade do problema. Por isso, estabelece mecanismos de articulação entre os entes federativos para fortalecer as políticas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência de gênero.

    Proteção às mulheres

    A governadora Fátima Bezerra destacou que a adesão do Rio Grande do Norte representa um compromisso político do Estado com o fortalecimento das políticas de proteção às mulheres. ” Esse não é apenas um ato burocrático, é um ato político. Significa reunir o Poder Executivo, o Judiciário, o Legislativo, o movimento de mulheres e a sociedade civil em torno do compromisso de ampliar e fortalecer as políticas públicas de proteção à vida das mulheres”.

    A chefe do Executivo destacou a expansão da Patrulha Maria da Penha para todas as regiões do estado, medida que exigiu investimentos do Governo do Estado e ampliou o acompanhamento das mulheres beneficiadas por medidas protetivas. “São vidas preservadas, e isso mostra a importância de as mulheres denunciarem e buscarem os canais de proteção”, afirmou, acrescentando a criação de sete novas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

    Memória das vítimas

    Em um momento de emoção, a primeira dama Janja recordou os nomes de mulheres potiguares vítimas de mulheres assassinadas. “O Estado presta homenagem à memória dessas mulheres e reafirma seu compromisso permanente com a proteção da vida. Mais do que um gesto de respeito, este é um chamado à responsabilidade coletiva de transformar a indignação em ação e a memória em políticas públicas capazes de prevenir novas violências e preservar outras vidas. O Rio Grande do Norte celebra a adesão ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, iniciativa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro de 2026, e considerada um dos mais importantes esforços institucionais já construídos na história do nosso país para enfrentar a violência contra as mulheres”, declarou.

    A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que a adesão do estado ao pacto fortalece o compromisso institucional dos três Poderes no enfrentamento à violência contra as mulheres. “A assinatura do pacto pela governadora Fátima Bezerra, ao lado do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa, representa um passo decisivo para avaliar os índices de violência, a estrutura da rede de atendimento e consolidar uma atuação integrada e permanente em defesa da vida das mulheres”, declarou.

    Participaram da assinatura do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio o secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, a deputada federal Natália Bonavides e o deputado federal Fernando Mineiro Francisco Lucas; o secretário Nacional de Assuntos Federativos, Ilário Marques; a desembargadora Berenice Capuxú; o secretário da Segurança Pública, Francisco Araújo; a secretária da Semjidh, Júlia Arruda;o reitor em exercício da UFRN, Hênio Miranda; o presidente da Femurn, José Augusto Rêgo.

  • Quem são os pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte

    A disputa pelas duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado Federal em 2026 já começa a ganhar forma. Pelo menos sete nomes foram colocados como pré-candidatos pelos partidos para a eleição deste ano.

    Entre eles estão os atuais senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD), que podem disputar a renovação de seus mandatos, além de ex-deputados, lideranças partidárias e representantes do movimento sindical.

    A movimentação para a disputa ao Senado ocorre em paralelo à corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte. O g1 mostrou que pelo menos seis nomes já foram anunciados como pré-candidatos ao governo estadual.

    Veja quem são os nomes colocados até o momento para a disputa:

    Coronel Hélio (PL)
    Hélio Imbrosio de Oliveira (PL) nasceu no Rio de Janeiro, tem 61 anos, e é coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira e empresário. Graduado em ciências aeronáuticas, ele é presidente do Partido Liberal em Natal e dirige as relações institucionais da Associação dos Polos Industriais do Rio Grande do Norte. Trabalhou como gestor militar, depois migrou à política conservadora. Passou a atuar politicamente a partir de 2014 em manifestações de rua. Em 2020, foi candidato a prefeito de Natal pelo PRTB, mas não se elegeu.

    Rafael Motta (PDT)
    Rafael Huete da Motta, de 39 anos, é engenheiro de produção, empresário e natural de Natal. Filho e neto de políticos, iniciou a vida pública em 2012 como secretário da Juventude no Rio Grande do Norte. Em 2014, conquistou o primeiro mandato como deputado federal pelo PROS, sendo reeleito em 2018 pelo PSB, permanecendo na Câmara dos Deputados até 2023. Em 2022, disputou o Senado pelo RN e ficou em terceiro lugar. Em 2024, concorreu à Prefeitura de Natal, mas não se elegeu. No ano passado, sofreu um acidente de kitesurfe e chegou a ficar 12 dias em coma induzido. Em 2026 se filiou ao PDT e lançou pré-candidatura ao Senado.

    Samanda Alves (PT)
    Samanda Godeiro de Abreu Alves, de 35 anos, é administradora e natural de Natal. Atual presidente do PT no estado, iniciou a trajetória política no movimento estudantil e ocupou cargos nas áreas de participação social, juventude e direitos humanos nos governos estadual e federal. Atuou no Gabinete Civil do governo do estado e foi subsecretária de Trabalho, Emprego e Renda. Em 2026, foi lançada pelo partido como pré-candidata ao Senado, após decisão de Fátima Bezerra de não renunciar ao mandato de governadora para concorrer ao Senado.

    Sandro Pimentel (PSOL)
    Sandro de Oliveira Pimentel, de 60 anos, é servidor público federal, natural de Ceará-Mirim e filiado ao PSOL. Formado em Gestão Pública, com especialização em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, construiu trajetória profissional como vigilante da UFRN, onde se aproximou do movimento sindical. Foi um dos fundadores do PSOL e disputou cargos majoritários antes de ser eleito vereador de Natal por dois mandatos. Em 2018, tornou-se o primeiro deputado estadual eleito pelo PSOL no Rio Grande do Norte. Em 2026, foi lançado pelo partido como pré-candidato ao Senado Federal.

    Sônia Godeiro (PSOL)
    Sônia Maria Godeiro, de 71 anos, é médica pediatra, sindicalista e natural de Patu, no Oeste potiguar. Formada em Medicina, possui trajetória de militância política e sindical. Iniciou a atuação na Convergência Socialista, organização de oposição à ditadura militar, e integrou posteriormente o PSTU, partido do qual se desligou em 2009. É uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), entidade que também ajudou a dirigir ao longo dos anos. Filiada ao PSOL, foi anunciada em 2026 como pré-candidata ao Senado Federal.

    Styvenson Valentim (Podemos)
    Eann Styvenson Valentim Mendes, de 49 anos, é senador da República pelo Rio Grande do Norte. Natural de Rio Branco–AC, é bacharel em Direito e tem formação na área militar. No ano de 2009, entrou para o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Entre os anos de 2012 e 2016, ele ficou conhecido pelo rigor na coordenação da Operação Lei Seca. Em 2018, disputou sua primeira eleição majoritária e foi eleito senador com 745.827 votos. Em 2022, licenciou-se para concorrer ao governo do estado, mas não se elegeu. Agora será candidato à reeleição como senador.

    Rosália Fernandes (PSTU)
    Rosália Maria Fernandes, de 58 anos, é assistente social e natural de Marcelino Vieira, no Rio Grande do Norte. Filiada ao PSTU, é uma das lideranças do partido no estado e atua historicamente em pautas ligadas ao funcionalismo público. Já foi candidata à Prefeitura de Natal em 2016 e 2020, além de ter concorrido ao Governo do Estado em 2022, mas não se elegeu em nenhuma das disputas. Em 2026, Rosália Fernandes é pré-candidata ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte, novamente pelo PSTU.

    Oswaldo Negrão (PCdoB)
    Natural do Paraná, Oswaldo Gomes Corrêa Negrão é professor universitário e filiado ao PCdoB no Rio Grande do Norte. Cirurgião-dentista de formação, é mestre em Odontologia Social (UFRN) e doutor em Ciências da Saúde. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e preside o Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn Sindicato). Oswaldo Negrão também é diretor da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes). Em 2026, é pré-candidato ao Senado pelo PCdoB no Rio Grande do Norte.

    Zenaide Maia (PSD)
    Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos, de 71 anos, é médica e senadora da República pelo Rio Grande do Norte. Natural de Brejo do Cruz, na Paraíba, formou-se em Medicina pela UFRN e iniciou a carreira pública como secretária municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante. Foi eleita deputada federal em 2014 e, na Câmara dos Deputados, integrou comissões ligadas à saúde, aos direitos das mulheres, às pessoas com deficiência e à seguridade social. Em 2018, disputou pela primeira vez uma vaga no Senado e foi eleita com 660.315 votos. Atualmente filiada ao PSD, busca a reeleição em 2026.

    Fonte: G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.