A disputa pela prefeitura de Lagoa Nova até o momento promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos. Com quatro pré-candidaturas confirmadas até o momento, a maioria dos partidos já se posicionou sobre os seus caminhos na sucessão municipal 2024. Os pré-candidatos até agora na capital da Serra de Santana são os seguintes:
O atual vice-prefeito Iranildo Aciole (REPUBLICANOS) conta com o apoio do seu partido e nenhum mais até o momento, porém há a expectativa do apoio de algum vereador que se desligue da ala ligada ao atual prefeito Luciano Santos do MDB. A nível estadual tem até agora somente o apoio dos deputados Ubaldo Fernandes, Adjunto Dias (Republicanos) e de seu pai o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
O ex-vereador Val Araújo (PSB) conta com o apoio integral do seu partido que tem como presidente o ex-deputado Federal Rafael Motta; do deputado estadual Luiz Eduardo e Kelps Lima do Solidariedade, formando assim a aliança que tem demonstrado a maior surpresa da eleição atual. Val também conta com reforços de peso no seu projeto rumo a prefeitura, que é o seu pré-candidato a vice Subtenente Brazão, dos deputados Hermano Morais (PV) e Drº Bernardo, este último que deverá disputar a Câmara Federal em 2026, e o pré-candidato a deputado Júnior Colaça que tem visitado muito o projeto de Val Araújo e Brazão na serra de Santana, formando assim um palanque de peso e de várias siglas unidas.
O professor Lourival Adão foi anunciado como pré-candidato com apoio do MDB e do prefeito Luciano Santos. Com uma nominata de 5 vereadores atuais na sua base e de toda conjuntura da situação, Lourival deverá contar em seu palanque com o deputado Ezequiel Ferreira, do vice-governador Walter Alves, do ex-governador Garibaldi Alves e a ala bacurau da cidade.
O último nome dessa disputa é o de Hélio Costa, irmão do ex-prefeito Erivan Costa que recentemente anunciou seu apoio após inúmeros vai e vem e dezenas de reuniões que até então não tinham resultados positivos. Atualmente, Hélio está construindo a viabilidade em torno do seu nome para a sucessão municipal com os partidos União Brasil e PP e de quatro vereadores da base oposicionista. Hélio que foi o pré-candidato a prefeito da ala de oposição na última eleição de 2020 deverá ter em seu palanque o apoio dos deputados Nelter Queiroz, Gustavo Carvalho, Benes Leocádio e João Maia, além do ex-senador José Agripino que é o presidente do União Brasil.
Esse cenário deixa a eleição de Lagoa Nova como uma das mais emocionantes dos últimos tempos e sobre resultado final ninguém se atreve a prever quem sairá vencedor. Que venha Outubro para aí sim, as urnas abrirem e o próximo prefeito e vice serem aclamados.
Aguardemos…