5 de março de 2024

CONFIRMADO: Maciel Gomes abre mão e não será candidato a reeleição


O prefeito de Senador Elói de Souza, Maciel Gomes, reuniu seu grupo político na noite desta terça-feira (05) e confirmou que não será mais candidato a reeleição no pleito vindouro.

Maciel sabe, como também seu grupo político sabe que os números das diversas pesquisas de consumo interno e a opinião pública, não está favorecendo o mesmo. Maciel enfrenta diversas dificuldades em seu governo.

A candidata de Maciel em 2024 será a vereadora e atual secretária de Assistência Social, Edivânia. Segundo informações, Maciel alegou aos presentes problemas de saúde e por isso não irá concorrer.

Maciel se elegeu nas últimas eleições com o discurso da “mudança” que Senador Elói de Souza tanto queria. E sozinho com o vice Júnior Bilu derrotou três prefeitos: Kerginaldo, Grimaldi e Ozailton.

Ganhou com a maioria superior de 600 votos, conscientemente ele anuncia desistência depois das pesquisas apontarem que seu concorrente, Juninho de Kerginaldo, está com aceitação expressiva diante dele.

Vamos aguardar os fatos…

Rafa Dantas: Líder Destaque no Cenário Empresarial Potiguar

(Fonte: Divulgação)

Palestra sobre Estratégias de Retenção de Talentos marca presença no Prêmio IEL de Talentos, destacando a expertise da consultora Rafa Dantas.

No dia 11 de março, às 16 horas, o Espaço Cultural Candinha Bezerra, na FIERN, será palco de um evento especial com a renomada psicóloga e consultora em gestão de pessoas, Rafa Dantas. Com o tema “Estratégia de Retenção de Talentos”, a palestra promete oferecer insights valiosos para empresas e profissionais em busca de otimizar seus recursos humanos.

Parte integrante do Prêmio IEL de Talentos, uma iniciativa que reconhece a excelência e a inovação entre estagiários, empresas e instituições de ensino no Rio Grande do Norte, a palestra representa uma oportunidade única para aprender sobre estratégias eficazes de retenção de talentos e descobrir as melhores práticas do mercado.

Rafa Dantas é reconhecida por sua experiência na área de Recursos Humanos e desenvolvimento pessoal e profissional. Sua participação neste evento acrescenta ainda mais valor, enriquecendo o debate e inspirando os participantes a atingirem novos patamares de excelência em suas carreiras e negócios.

Rafael Motta anuncia desligamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Natal

O ex-deputado federal Rafael Motta, que está atualmente Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Natal, acaba de anunciar em suas redes sociais o seu desligamento da secretaria.

“Meus amigos, uso aqui as redes sociais, uma canal direto que tenho com vocês, para confirmar o meu desligamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Natal”, disse Rafael.

Rafael esteve no cargo por pouco meses, Motta é líder do PSB no Estado. A saída pode ter desdobramentos na eleição município de Natal.

“Nesses poucos meses em que contribuí com o esporte de Natal, finalizei a passagem pela pasta com uma visita pioneira de um ministro a convite nosso, fato pouco visto na política de Natal. Um secretário municipal trazendo um ministro. O que mostrou a nossa interlocução com os diversos agentes políticos/públicos. No mais, me despeço no intuito de atuar de forma mais abrangente como presidente estadual do PSB e, também, como pré-candidato a prefeito de Natal”, enfatizou Motta.

MPRN recomenda controle de combustível pela Prefeitura de Pedra Preta

mão segurando bomba de combustivel abastecendo um carro

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Pedra Preta que implemente um procedimento formal para controlar e restringir a utilização dos recursos destinados ao custeio de combustível. A intenção é assegurar que os insumos sejam usados exclusivamente para questões de interesse público.

A recomendação reforça que sejam disponibilizados mensalmente no Portal da Transparência da Prefeitura de Pedra Preta os dados completos sobre os gastos com abastecimento de veículos oficiais. Além disso, a gestão do Município deve adotar um sistema de controle que registre detalhes como data do abastecimento, veículo/placa, tipo de combustível, quantidade de litros, valor em reais, quilometragem do veículo, identificação e assinatura legível do motorista, finalidade do uso e itinerário.

Em um inquérito civil, o MPRN apurou indícios de irregularidades nos procedimentos de pagamento realizados em favor da empresa contratada pela prefeitura no ano de 2018 em relação ao fornecimento de combustível para a Prefeitura de Pedra Preta.

A recomendação ministerial surge em resposta à falta de controle adequado dos abastecimentos dos veículos que compõem a frota municipal. Atualmente, os processos de pagamento não incluem notas de abastecimento que especifiquem as informações essenciais que comprovem que o produto foi de fato fornecido à Prefeitura.

A ausência desses documentos, que se restringem à apresentação de notas fiscais com os quantitativos globais de combustível e lubrificantes supostamente fornecidos, prejudica a fiscalização da utilização dos recursos. Além disso, favorece a ocorrência de irregularidades e possibilita o desvio de valores públicos.

O MPRN adverte que o não cumprimento integral ao que foi recomendado poderá resultar na judicialização da demanda, inclusive na responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa.

Mentora Deyse Dantas palestra em Ielmo Marinho/RN dia 09/03

(Fonte: Divulgação)

No próximo sábado, dia 09 de março, um evento inspirador promete agitar a cidade de Ielmo Marinho/RN. A mentora e empresária, Deyse Dantas, estará à frente do 1º Encontro das Mulheres Empreendedoras, que acontecerá na Escola Municipal Jessezinho a partir das 14h00 horas.

Com uma trajetória de sucesso construída através de escolhas conscientes e determinação, Deyse irá compartilhar sua expertise em duas áreas essenciais para o empreendedorismo contemporâneo: marketing digital e liderança. Será uma oportunidade única para as participantes adquirirem conhecimento, desenvolverem habilidades e se inspirarem a escreverem suas próprias histórias de sucesso.

O evento promete ser um espaço de crescimento e empoderamento, reunindo mulheres empreendedoras de diversas áreas e setores. Com uma abordagem prática e motivadora, Deyse conduzirá palestras e dinâmicas que visam impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

Fírulas: Transformando sonhos em realidade com presentes personalizados e lembranças memoráveis

(Fonte: Divulgação)

Por Susana Fernandes, a Fírulas está no mercado há mais de 11 anos com presentes exclusivos e marcantes

Fírulas, uma empresa líder no setor de eventos especiais, orgulhosamente anuncia sua dedicação contínua em transformar sonhos em realidade através de presentes personalizados e lembranças inesquecíveis. Desde 2011, a Fírulas tem sido sinônimo de celebrações extraordinárias, elevando momentos especiais para novas alturas de beleza e originalidade.

Dirigida pela visionária Susana Fernandes, a Fírulas é mais do que uma empresa – é uma paixão dedicada a criar experiências únicas e memoráveis para cada cliente. Com uma abordagem que combina delicadeza, harmonia e criatividade, a equipe da Fírulas trabalha incansavelmente para capturar a essência de cada evento e transformá-lo em algo verdadeiramente excepcional.

Sua gama de produtos inclui desde convites elegantes e favores personalizados até decorações exclusivas e lembranças únicas. Cada item é projetado com atenção meticulosa aos detalhes, garantindo que sua celebração seja verdadeiramente memorável e deixe uma impressão duradoura em todos os presentes.

Para saber mais, acesse o Instagram: @firulasatelier – https://www.instagram.com/firulasatelier

Peixe de quase 200 quilos é encontrado em fazenda de produção de camarão do RN

Funcionário de fazenda mostra tamanho do peixe encontrado na manhã desta terça-feira (5) no interior do RN — Foto: Cedida

Um peixe de aproximadamente 200 kg foi encontrado já morto em um canal de abastecimento de uma fazenda de produção de camarão localizada em Pendências, região Oeste potiguar, na manhã desta terça-feira (5).

Segundo o engenheiro de pesca da fazenda, Ítalo Mendes, o animal foi achado na margem do canal que leva água da maré para os viveiros de camarão, por volta das 6h30. O canal tem 23 km de extensão e cerca de 8 metros de profundidade.

O peixe da espécie Mero, segundo ele, é comum em águas profundas e provavelmente entrou no canal ainda filhote. “Como esse canal já tem 20 anos, não temos como dizer quanto tempo ele passou aqui”, explicou.

Peixe da espécie Mero encontrado em fazenda do RN — Foto: Cedida

A provável causa da morte, segundo o engenheiro, foi a falta de oxigênio, porém não há certeza sobre isso. “Existem outros peixes no canal, mas a gente nunca tinha visto um desse tamanho. Nunca tinha acontecido isso aqui”, pontuou o profissional.

O canal da fazenda de carcinicultura, uma das maiores do país, conta com bombas no estuário – uma área atingida pela maré – que capta a água para produção de camarão.

Segundo o engenheiro, o peixe já estava em estado de decomposição e foi enterrado.

G1 RN

MPRN obtém condenação de ex-prefeito de Santana do Matos por improbidade administrativa

Imagem, em primeiro plano, de um martelo em madeira e detalhes dourados; em segundo plano, livros empilhados.

O ex-prefeito de Santana do Matos Francisco de Assis Silva foi condenado por ato de improbidade administrativa que causou dano ao erário. Na sentença, resultado de uma ação civil pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça reconheceu que o ex-gestor praticou irregularidades na prestação de contas durante seu mandato municipal.

No âmbito de um inquérito civil, o MPRN identificou irregularidades na compra e na distribuição de peixes durante a Semana Santa. Primeiro não houve o necessário procedimento licitatório para a aquisição dos itens e, depois, não houve a devida indicação dos beneficiários.

Segundo o MPRN, o ex-prefeito comprou quatro mil quilos de peixe, totalizando R$ 13.200,00 sem licitação e sem o procedimento da dispensa ou inexigibilidade. A ausência de comprovação da entrega dos bens e a não observância de critérios para concessão dos benefícios configuram a prática de ato de improbidade.

Como resultado da sentença, o ex-prefeito foi condenado ao ressarcimento ao erário do valor total utilizado na compra dos peixes, acrescido de atualização monetária e de juros de mora de 1% ao mês, contados a partir da data do ilícito cometido. Além disso, foi condenado ao pagamento de multa civil, em favor da municipalidade, de uma vez o valor do dano, consistente no valor total empreendido na compra dos peixes, acrescido de atualização monetária e de juros de mora de 1% ao mês, a partir da data do ilícito cometido.

Buscas por detentos no RN chegam ao 21º dia nesta terça e superam caçada por Lázaro Barbosa

Foto: Reprodução

Os dois detentos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró (RN) completam 21 dias de fuga nesta terça-feira (5) e superam Lázaro Barbosa, conhecido como ‘maníaco do Centro-Oeste’. Ele matou quatro pessoas da mesma família, no Distrito Federal, e ficou 20 dias foragido até ser morto pela polícia, em Cocalzinho de Goiás (GO), em 2021.

• 14/02
Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça consegiram escapar durante a madrugada. Eles são suspeitos de ter ligações com a facção criminosa Comando Vermelho, no Acre, onde o grupo domina as operações criminosas e onde a dupla estava presa até setembro do ano passado.

• 16/02
Moradores alegaram ter visto a dupla em diversas ocasiões. Dois dias após a fuga, Deibson e Rogerio teriam feito uma família de refém, na zona rural de Mossoró. Neste dia, a polícia também encontrou pegadas, calçados, roupas, lençóis e uma corda, além de uma camiseta do uniforme da penitenciária, em uma área de mata.

• 22/02
Três pessoas foram presas em flagrante por supostamente terem facilitado a fuga dos detentos.

• 26/02
Um homem identificado como Ronaildo da Silva Fernandes foi preso suspeito de ajudar os fugitivos. Ele é dono de um sítio em Baraúna, município na zona rural do RN que fica na divisa com o Ceará, e teria recebido R$ 5 mil para abrigar Deibson e Rogerio por oito dias.

• 27/02
Os fugitivos foram vistos em um vilarejo no Rio Grande do Norte. Segundo informações obtidas pela RECORD, os moradores do local reconheceram Deibson e Roberio, que voltaram para a mata antes da chegada da polícia.

• 1º/03
Durante a madrugada, a Polícia Federal acionou helicópteros, drones, equipamentos que captam calor humano e cachorros farejadores, que sentiram o cheiro dos fugitivos e percorreram 600 metros, mas sem êxito. Àquele momento, as autoridades acreditavam que os foragidos estavam perdidos e sem ajuda, já que os rastros indicavam que estavam voltando para o estado, em vez de tentar fugir.

• 03/03
Forças de segurança cercaram uma fazenda em Baraúna, após moradores da região relatarem ter visto os foragidos durante a madrugada. Os dois teriam invadido uma propriedade rural e agredido um agricultor. De acordo com policiais que participam das buscas, os detentos roubaram outros moradores.

600 agentes nas buscas e R$ 30 mil de recompensa
Mais de 600 agentes estão à procura dos detentos. Os investigadores concentram as buscas entre Mossoró e Baraúna, cidades separadas por uma distância de cerca de 35 km.

A Polícia Federal passou a oferecer uma recompensa de R$ 30 mil por informações que levem à captura dos foragidos. A denúncia anônima pode ser feita pelo número 181 ou por mensagem para o celular (84) 98132-6057.

R7