31 de janeiro de 2024

Vice-prefeito de Mossoró assume diretório do MDB

O diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mossoró tem novo presidente. O vice-prefeito Fernandinho das Padarias assumiu o partido e, ao lado do vereador e suplente de deputado estadual, Isaac da Casca (MDB), vai trabalhar na formação de forte nominata e na disputa majoritária das Eleições 2024 no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.

Fernandinho destacou a importância de fortalecer o partido, consolidando uma nominata robusta para a disputa eleitoral que se avizinha, bem como a disputa majoritária. “Vamos trabalhar na formação de uma nominata forte, capaz de representar os anseios da população mossoroense, e na disputa majoritária, preocupados com o desenvolvimento da cidade”, disse Fernandinho.

A composição da nova liderança do MDB mossoroense conta com a presença do vereador Isaac da Casca, conhecido pela sua atuação destacada no cenário político local. Em 2020, ele foi o segundo vereador mais votado.

De acordo com o presidente estadual do MDB, vice-governador Walter Alves, Fernandinho das Padarias tem qualidades para comandar o partido em Mossoró. “Fernandinho tem qualidades que o tornam uma escolha sólida para comandar o diretório do MDB em Mossoró. Ele é reconhecido pela habilidade em construir pontes entre diferentes setores da sociedade, promovendo a união e o diálogo construtivo”, contou.

Ministro do desenvolvimento agrário visitará assentamento em Mossoró

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário – Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, estará no Rio Grande do Norte neste sábado (3), quando visitará, ao lado do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no RN, Lucenilson Angelo, a cidade de Mossoró e conhecerá a realidade produtiva dos assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Norte, sobretudo, do maior assentamento do Estado e um dos maiores do Brasil, o Projeto de Assentamento Maisa. A visita será acompanhada de famílias assentadas da reforma agrária, dos representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e dos presidentes de associações de assentamentos, e está marcada para ocorrer às 8h30.

A atividade também contará com a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra e da diretora da Divisão de Desenvolvimento do Incra, Rose Rodrigues, e será realizada em três momentos: o primeiro será uma visita a produção da Agrovila Pomar, onde será possível ver de perto os resultados da produtividade agrícola dos assentamentos da região. O segundo momento será um ato político, com falas, apresentações e partilha de informações para o povo do campo. Já o terceiro e último momento foi destinado à imprensa local, onde será realizada entrevista coletiva rápida com as autoridades presentes.

Ministro visitará centro de testagem de máquinas em Apodi

Toda essa programação faz parte de uma outra ainda maior, que tem como central, a visita do ministro e demais autoridades, ao centro de testagem de máquinas agrícolas, no município de Apodi. O espaço é oriundo de uma parceria entre o Governo do Estado, China, MST e consórcio Nordeste, que visam o avanço da agricultura familiar e da qualidade de vida do trabalhador, da trabalhadora e das famílias rurais.

Projeto de Assentamento Maisa

O assentamento Maisa foi criado em 2003, tendo uma área de 19.701,0582 ha e capacidade para 1.150 famílias, as quais se dividem em dez agrovilas: Pomar; Poço 10; Paulo Freire; Apama; Real; Vila Nova l, ll, lll; Angicos e Montana. Possui uma produção intensa e diversificada, contemplando: mamão; maracujá; macaxeira; batata doce; caju; acerola orgânica; melão; melancia; banana; mel e derivados; feijão; milho; algodão; hortaliças; galinha; gado; ovino; caprino e suíno (maior produtor do RN).

Foram mais de 600 famílias da Maísa, contempladas com políticas públicas do Incra: 579 créditos de “fomento mulher” e 33 “apoio inicial”, aplicados e 600 títulos de domínio entregues, além disso, das 1.114 pessoas em processo de regularização, 72 são do maior assentamento do Rio Grande do Norte.

Objetivos do Incra

Tendo em vista o retorno de alguns objetivos e prioridades do órgão (de acordo com suas missões constitucionais) como obtenção de terras e regularização, o Incra criou um caderno de metas, para incentivar, ampliar e qualificar os serviços da autarquia em todos os estados. O documento foi composto com 23 metas nacionais, tendo apenas dez delas condizentes com a realidade do Rio Grande do Norte.

A atual gestão da superintendência estadual do RN conseguiu se destacar e garantir lugar no “TOP 10” de quatro metas nacionais:

  • Meta “Lote CAR” – 1º lugar no Brasil: Cadastro Ambiental Rural. Um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e agora feito também para os lotes individuais de cada assentado e assentada.
  • Meta “Aplicação do crédito instalação” – 3º lugar no Brasil: Um dos créditos ofertados pelo Incra, que se divide em nove modalidades, visando o desenvolvimento do assentado e do seu assentamento.
  • Meta “Emissão de títulos” – 5º lugar no Brasil: Último documento de posse da terra, destinado às famílias assentadas da reforma agrária.
  • Meta “Emissão de CCU” – 6º lugar no Brasil: Contrato de Concessão de Uso. Um documento de posse da terra, emitido antes do Título de Domínio, que garante a família assentada, o acesso aos créditos oferecidos pelo Incra e outros programas do Governo Federal de apoio à agricultura familiar.
  • Além das metas nacionais, o órgão também gerou números expressivos, oriundos de uma ação exitosa, denominada de “Incra Itinerante”, que em três meses, teve seis edições, contemplando quatro territórios do RN: Assu-Mossoró, Mato Grande, Potengi e Central Litoral Norte e realizando mais de três mil atendimentos, atingindo diretamente um passivo reprimido de mais de seis mil processos parados na autarquia, que foi se acumulando ao longo dos últimos 20 anos.

Novo Notícias

Com anuência do MPRN, jogo entre América e ABC pela Copa do Nordeste terá torcida mista

Imagem de um jogador, aparecendo apenas as pernas, correndo atrás de uma bola de futebol.

Com anuência do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a partida entre América e ABC válida pela Copa do Nordeste 2024 terá a presença das torcidas dos dois clubes. O jogo está previsto para ser disputado na 6ª rodada da competição, sendo realizada ou no dia 20 ou no dia 21 de março, na Arena das Dunas.

O mando de campo será do América. Como é visitante nesta disputa, o ABC, segundo o previsto no artigo 98 do Regulamento Geral das Competições da CBF, terá o “o direito de reservar à sua torcida a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 dias úteis antes da realização da partida, por meio de ofício dirigido ao clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas”.

O MPRN reforça que a autorização, por enquanto, só é válida para o clássico-rei da Copa do Nordeste. As partidas entre os dois clubes válidas pelo campeonato estadual, por enquanto, ainda não têm previsão de presença de torcida. Desde o ano passado, após confusões envolvendo torcedores dentro e fora dos estádios, o MPRN vem recomendando torcida única nos clássicos entre os dois times. O MPRN frisa que ainda irá discutir com as forças de segurança do Estado a possibilidade de liberação de torcida mista para o campeonato potiguar.

Fátima Bezerra toma posse como presidente do Consórcio Nordeste

Prioridades são conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) e enfrentamento à mudança climática

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tomou posse nesta quarta-feira (31) como presidente do Consórcio Nordeste na presença de todos os governadores dos estados da região e do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome, Welington Dias, que também representou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na assembleia do Consórcio Nordeste, no Centro de Convenções de Natal, Fátima Bezerra disse que vai coordenar os trabalhos visando duas prioridades: instalar o comitê de monitoramento e enfrentamento às mudanças climáticas e o observatório para acompanhamento das obras do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) junto à Casa Civil do Governo Federal.

“O primeiro visa adoção de medidas para recuperar o bioma caatinga e reduzir os efeitos da mudança climática com ações de atenção ao meio ambiente e fortalecendo a agricultura familiar. No segundo, o objetivo é concluir, até 2026, todas as obras estruturantes e complementares da transposição de águas do rio São Francisco”, afirmou a governadora.

Fátima Bezerra destacou a importância do Nordeste, que com população de 60 milhões de habitantes, tem forte potencial para o desenvolvimento econômico e social. “Com alegria assumo a presidência do Consórcio Nordeste, aclamada pelos meus pares. Assumo com a clareza das responsabilidades. A presença dos governadores aqui, do ministro e das autoridades civis e militares, traduz a união e a força da nossa região em busco do desenvolvimento e dignidade ao nosso povo”, afirmou.

E acrescentou: “Agradeço a todos que me antecederam pelos esforços em consolidar o Consórcio como ferramenta de gestão e exemplo de governança, sem perder de vista as especificidades de cada Estado, e com olhar conjunto aos problemas comuns, com unidade, cooperação e de forma organizada para superar as dificuldades”.

O ministro Wellington Dias, primeiro presidente do Consórcio Nordeste, em 2019, então governador do Piauí, disse: “venho aqui como ministro e também representando o presidente Lula, que tem grande admiração e reconhecimento pelo Consórcio Nordeste. Trago também o abraço do vice-presidente Geraldo Alckmin. E a reafirmação do novo governo em promover a dignidade, erradicar a fome e reduzir a pobreza”.

O governador da Paraíba, que deixa a presidência do Consórcio Nordeste, João Azevedo, lembrou que nos seus primeiros anos o Consórcio enfrentou duas pandemias, uma da covid-19 e outra de gestão com a administração federal sem atender os estados nordestinos. “Mas, nos unimos e demos respostas com determinação. Felizmente, hoje temos no Governo Federal uma gestão com quem tratamos diretamente com os ministros de forma respeitosa. E com a liderança da governadora Fátima Bezerra teremos uma atuação ainda mais forte em favor da região”.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a coragem, a inteligência e capacidade de articulação de Fátima Bezerra. “Como deputada, senadora e governadora fortaleceu e fortalece o Nordeste. Como presidente do Consórcio Nordeste vai continuar elevando este novo conceito do fazer político e administrativo”. Raquel Lira, governadora de Pernambuco, disse: “trago minha saudação e respeito à governadora Fátima Bezerra, agora também presidente do Consórcio. Somos duas governadoras mulheres no Nordeste, região de grande potencial e devemos somar esforços e experiência em prol do desenvolvimento”.

Rafael Fonteles, governador do Piauí, destacou a necessidade de fazer o Nordeste mais forte, e pontuou: “Conte conosco e com o Piauí, governadora Fátima”. Carlos Brandão, do Maranhão, enfatizou que “o Consórcio Nordeste traz avanços para a região pela discussão unificada. Não tenho dúvidas que continuaremos nessa linha”. Fábio Mitidieri, governador do Piauí, “Fátima é uma das mulheres mais competentes e aguerridas que já conheci. Sob a liderança dela vamos fazer o Nordeste continuar na luta para ocupar seu lugar de destaque”. Vice-governadora do Ceará, Jade Romero destacou o simbolismo de uma mulher assumir a presidência do Consórcio e a defesa das pautas do desenvolvimento regional.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberg Barbosa saudaram Fátima Bezerra por vídeo. “Deixo votos de excelente gestão no Consórcio Nordeste que tem importante atuação em conjunto com o Ministério da Saúde em benefício da população do Nordeste”, afirmou Nísia. “Como primeira mulher a assumir a coordenação do Consórcio desejamos excelente gestão e estamos aqui para apoiar a região”, declarou Swedenberger.

À solenidade compareceram também secretários de Estado, representantes dos municípios, dirigentes de órgãos federais com representação no RN, empresários, autoridades das forças militares, instituições sociais, os deputados estaduais Isolda Dantas, Francisco Medeiros, Hermano Morais, Bernardino Amorim, George Soares, deputado federal Fernando Mineiro, senadora Zenaide Maia e vereadora em Natal, Brisa Brachi.

SÃO PAULO DO POTENGI: quando rixas políticas levam pessoas a soltar fogos barulhentos ao lado de um hospital

Chegou até o blog a informação de que uma pessoa, após vencer uma disputa política por um determinado espaço, soltou fogos barulhentos ao lado do Hospital Regional Monsenhor Expedito.

O contexto da disputa política é irrelevante.

Nada justifica uma conduta como essa.

Os pacientes que estão no pronto socorro ou internados não têm nada a ver com as ambições políticas de A, B ou C.

Ainda que o Hospital Regional de São Paulo do Potengi fosse propriedade privada, o que não é, a conduta não seria aceitável, pelo grave desrespeito aos pacientes e aos profissionais da unidade de saúde, dos concursados aos terceirizados.

É triste ver que ainda se faz política desse modo.

É triste ver que ainda há pessoas pensando no pequeno, fazendo picuinha, em vez de agir para a efetivação de uma política que busque o bem comum e a solução concreta dos problemas da comunidade.

Este ano pretendemos ter um posicionamento político moderado no Blog Silvério Alves, mantendo certa neutralidade.

Mas há momentos em que o silêncio não é moderação, mas concordância.

E nós não podemos concordar com isso.

Ainda mais quando imaginamos a opinião que teria sobre o assunto o Monsenhor Expedito, que dá nome ao hospital.

Blog Silvério Alves

Diácono José Carlos será ordenado Padre na Catedral Metropolitana de Natal em 18 de março

Após uma importante reunião do Conselho Arquidiocesano de Ordens e Ministérios da Arquidiocese de Natal, realizada na manhã desta quarta-feira (31), o Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, anunciou a data aguardada para a ordenação presbiteral dos diáconos. Entre os que receberão este sagrado sacramento, destaca-se o Diácono José Carlos, atualmente servindo na Paróquia de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi.

Junto a ele, serão ordenados padres os seguintes diáconos: Alexsandro Lopes da Costa, George Vinicius Lima da Silva, Leonardo da Silva e Silva, e Thalles Henrique Araújo da Silva.

A cerimônia solene de Ordenação Presbiteral está marcada para o dia 18 de março, uma segunda-feira, na Catedral Metropolitana de Natal às 17h. Será a primeira ordenação presbiteral presidida por Dom João, na Arquidiocese de Natal.  Este momento representará um novo e emocionante capítulo na jornada espiritual destes fiéis, marcado pelo chamado ao serviço e à dedicação à comunidade.

ALRN retoma trabalhos na próxima segunda-feira (5) com a leitura anual da mensagem da Governadora

O ano legislativo vai iniciar com atividades em Plenário dos deputados estaduais  na próxima segunda-feira (5), assim como o Senado e a Câmara Federal. O legislativo do Rio Grande do Norte inicia o primeiro semestre de 2024 após o recesso parlamentar de final de ano. Com o fim da pausa regimental, o ano legislativo será aberto em sessão, às 9h com rito formal apresentado pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), e leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT).

“A nossa expectativa é que 2024 seja um ano legislativo com grande produtividade. Com alto índice de aprovação e votação de matérias de alta relevância para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte, assim como ocorreu no ano passado”, disse o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira.

Os atos formais como a revista às tropas da Polícia Militar do RN e a foto oficial, tradicionais na abertura das atividades legislativas, estão confirmados. A primeira sessão ordinária está prevista para o dia seguinte, terça-feira (6).

Para o deputado Francisco do PT, que iniciará o ano como líder do Governo na Assembleia Legislativa, a expectativa para 2024 são as melhores possíveis. “Que esse ano possamos avançar em ações que colaborem para incrementar melhorias na infraestrutura viária, hídrica e também em áreas essenciais para a vida do nosso povo. Me refiro à avanços na saúde, educação, segurança e demais áreas”, disse ao demonstrar preocupação com a projeção de diminuição da arrecadação estadual por causa do ICMS “Temos que levar em conta que o Estado tem uma estimativa de deixar de arrecadar mais de R$ 700 milhões em ICMS e isso tem impacto na situação fiscal e financeira do RN”.

De acordo com o Regimento Interno da ALRN, o retorno dos trabalhos deve ocorrer no dia 2 de fevereiro ou no primeiro dia útil após essa data. Como esse ano o dia 2 cai na sexta-feira, a abertura do ano legislativo ficou para o dia 5.

A solenidade será transmitida ao vivo através da TV Assembleia (Canal aberto 10.3) e também pelas redes sociais do Poder Legislativo no @assembleiarn

Após agressões, MP dá parecer favorável para que Justiça impeça deputado Luiz Eduardo de se aproximar do prefeito de Ceará-Mirim

Foto: Reprodução

O Ministério Público deu parecer favorável a medida cautelar na Justiça para impedir que o deputado estadual Luiz Eduardo se aproxime do prefeito de Ceará-Mirim, Julio Cesar. No último fim de semana, o prefeito registrou boletim de ocorrência e fez exame de corpo de delito após ter sido agredido pelo parlamentar que em sua defesa havia afirmado que teria sido ofendido pelo prefeito.

No pedido feito pelo prefeito Julio César, o órgão ministerial argumenta que “logo, o caso concreto permite a proibição de aproximação e contato entre as partes, para fins de pacificação social e prevenção de dano irreparável ou de difícil reparação.

Isto posto, sem prejuízo de sua intimação pessoal para o ato, este Órgão Ministerial OPINA pela aplicação das medidas cautelares previstas no art. 319, incs. II e III, do CPP em desfavor de LUIZ EDUARDO BENTO DA SILVA, na forma requerida pelo ofendido, intimando-o da ordem expedida, bem como dando ciência à vítima”.

Justiça Potiguar

Álvaro diz que só anunciará candidato em maio e não descarta Carlos ou Paulinho

Prefeito de Natal afirma que não tem pressa para anunciar quem vai receber seu apoio na disputa à sucessão municipal – Foto: José Aldenir/Agora RN

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) afirmou que não tem pressa para decidir quem ele vai apoiar nas eleições de 2024 para a Prefeitura do Natal. Em entrevista à rádio 96 FM na noite desta terça-feira 30, o prefeito declarou que deverá anunciar seu apoio apenas no mês de maio. Agora, ele afirma que está dedicado à gestão.

“Temos de pensar, analisar, ouvir a população para tomar a decisão. Não tenho nenhuma pressa para isso e nem vou me deter nisso agora. Minha prioridade é a gestão, são as obras”, afirmou o prefeito.

Álvaro Dias não descartou apoiar o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) ou o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) ainda no primeiro turno. Ele disse, inclusive, que vai procurar os dois pré-candidatos para conversar antes de definir o apoio. No momento, segundo o prefeito, a única composição descartada é com a deputada federal Natália Bonavides (PT).

“Tenho bom relacionamento com Paulinho, como tenho com Carlos Eduardo. Vou conversar com Paulinho, com Carlos Eduardo, com todos os candidatos postos. Exceção de Natália Bonavides, porque acho que ela assume posições extremadas além da conta. Quem sabe se meu candidato pode vir a ser Paulinho Freire, Carlos Eduardo ou um candidato próprio do nosso grupo, do secretariado?”, assinalou.

O prefeito declarou que o candidato que ele apoiará deverá ser de centro. “Nosso candidato vai ser um candidato de centro. Condenamos o radicalismo de direita, o radicalismo de esquerda. A gente acha que a posição coerente, a posição que tem de ser assumida e defendida pelo nosso bloco político é uma posição de centro. E a gente convive bem com a direita e a esquerda sem nenhum problema, sem preconceito. Mas nosso candidato é de centro”, argumentou Álvaro Dias.

Durante a entrevista, o gestor da capital potiguar fez elogios, também, à secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), que é cotada para representar o grupo de situação na disputa. Ele disse que Joanna é “uma das secretárias mais competentes do Município”.

“Não tenho nenhuma dúvida de que, se ela quiser, se for do desejo dela e do interesse do nosso grupo político de tê-la como candidata em uma eleição majoritária, ela está completamente preparada”, enfatizou.

Álvaro Dias ainda citou que a secretária participou do planejamento das principais obras que a Prefeitura do Natal está realizando no momento.

“Ela acompanhou todos os projetos que elaboramos. Ela viaja com a gente a Brasília, sabe onde estão os recursos, onde vamos buscar, acompanha as audiências nos ministérios. Faz explanação de projetos lá para os ministros. Joanna é preparada, muito competente. Não sei se será ela nossa candidata, mas, se houver essa decisão, não tenho nenhuma dúvida de que, se Joanna vier a ser prefeita de Natal, a cidade vai estar muito bem entregue”, disse.

Agora RN

Advogada será sepultada nesta quarta-feira (31) em Santo Antônio

Foto: Redes Sociais

O velório e sepultamento da advogada Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, está previsto para acontecer durante a tarde desta quarta-feira (31), na cidade de Santo Antônio, no Agreste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais e confirmadas junto a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), o velório da jovem advogada será iniciado às 12h, na igreja Assembleia de Deus da Grande Seara, no município de Santo Antônio.

O sepultamento de Brenda deve acontecer logo depois das 16h, no Cemitério Novo de Santo Antônio, próximo a saída da cidade para o município de Campestre.

O caso

Brenda oliveira foi morta dentro de um carro quando acompanhava um cliente seu que seria suspeito de ter assassinado um vaqueiro no final de semana passado, em Santo Antônio. Ele tinha acabado de prestar depoimento na delegacia da cidade. De acordo com vídeo compartilhado em redes sociais, os dois foram executados dentro de um carro.

O crime aconteceu depois do suspeito ter prestado depoimento na Delegacia de Santo Antônio no início da tarde. Ele saiu acompanhado da advogada e pouco tempo depois foram executados a tiros dentro de um veículo branco.

Nas redes sociais circula o vídeo que mostra o carro com várias marcas de tiros. Nas imagens é possível ouvir algumas pessoas chamando o suspeito de ter matado o vaqueiro pelo apelido de “gordinho”.

O vaqueiro Vitor Costa, conhecido como batedor de esteira, que foi morto no final de semana, não apresentava histórico de ameaças. As circunstâncias do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Ele foi morto a tiros.

Novo Notícias