11 de dezembro de 2023

Governo do RN inaugura o Centro de Referência Oncológica em São Paulo do Potengi

Equipamento viabilizado com recursos do Projeto Governo Cidadão impulsiona Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero

Com foco no fortalecimento e na regionalização da saúde, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (11), o Centro de Referência Oncológica (CRO) em São Paulo do Potengi. A chegada do equipamento ao município representa um avanço significativo na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Com um investimento notável de R$ 1.075 milhão proveniente do Projeto Governo Cidadão, o centro está equipado com tecnologia de ponta, incluindo um mamógrafo digital, RX digital, ultrassom digital, bisturi eletrônico, colposcópio, e outros equipamentos essenciais.

“A ampliação da rede de atenção à saúde foi um dos grandes pilares do projeto. Entregar um equipamento como CRO é de grande importante na busca do diagnóstico precoce e por consequência um tratamento rápido e eficaz. Apenas um recorte dos benefícios que o Projeto Governo Cidadão trouxe ao RN e que mostra a preocupação que o Governo Fátima tem com a saúde da mulher e de toda à população”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coêlho.

O Governo do RN, por meio do Projeto e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destinou esse investimento como parte das intervenções para fortalecer a Rede de Atenção Oncológica, concentrando esforços nos cânceres de mama e colo de útero. A meta é ampliar o acesso a serviços regionalizados, priorizando mulheres de 25 a 69 anos, com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade relacionadas a esses cânceres.

O Governo do Estado apresentou a justificativa para implementar o Programa Estadual de Controle do Câncer, visando aumentar a capacidade de diagnóstico precoce e tratamento tempestivo. Isso envolveu a criação de Centros de Referência Oncológica, como o inaugurado em São Paulo do Potengi, com apoio de laboratórios públicos e serviços especializados.

“Mais um equipamento para reforçar o nosso SUS, salvando vidas e agilizando o diagnóstico de cânceres tão presentes – infelizmente – de nosso Estado”, comemorou a secretária de Estado da Saúde, Lyane Ramalho.

A parceria com a gestão municipal desempenhou papel crucial, fornecendo contrapartida para a implementação do CRO ao destinar espaço físico e investimentos para obras e adequações. Além disso, o Executivo do município assumiu o custeio de serviços e recursos humanos, integrando o CRO à Rede de Atenção Oncológica para atender a população local e regional.

“Para promover saúde, é preciso ter um arsenal de tecnologia. E hoje São Paulo do Potengi tem, com a chegada do Centro de Referência Oncológica. É uma satisfação imensa fazer parte desse avanço de nosso município”, destacou o prefeito de São Paulo do Potengi, Eugênio Parcelli.

Importância do CRO na Região do Potengi

São Paulo do Potengi compreende 21 municípios, sendo estratégico na oferta de serviços especializados. O câncer de colo de útero, segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil, representa 15% dos tumores malignos femininos, tornando vital o papel do CRO na região.

Os números de mortalidade por câncer de mama no RN apontam para a necessidade de intervenções, com um aumento de 5,7 para 8,6 óbitos por 100 mil mulheres entre 1997 e 2007. No caso do câncer de colo de útero, embora haja um aumento no estado, a taxa em 2007 permaneceu abaixo da média nacional.

O investimento do Projeto Governo Cidadão destaca-se como resposta eficaz ao desafio crescente dos cânceres de mama e colo de útero, demonstrando um compromisso robusto com a saúde das mulheres no estado.

Prefeitura de Elói de Souza estabelece novo prazo para pagamento as quadrilhas juninas

Após a grande repercussão sobre o não pagamento das premiações para as quadrilhas vencedora do Elói Junino, a Prefeitura de Senador Elói de Souza, estabeleceu uma nova data para efetivar o pagamento.

A nova data será dia 20 de dezembro. Em nota, a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do RN (Liquajutern) afirmou que não irá parar de cobrar até serem pagos. “Se passar do dia 20 prefeito, nós não iremos apenas continuar cobrando, vamos continuar agindo, até sermos pagos”.

Município de Riachuelo sediou o Seminário de Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil

Profissionais da Educação Infantil das cidade de Riachuelo e Santa Maria participaram do 1° Seminário de Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil, realizado no dia 7 de dezembro, na Creche Pequenos Querubins.

O seminário abordou três temas essenciais para a área da Educação Infantil: adaptação, rotina e documentação pedagógica. A programação incluiu palestras, oficinas e momentos de troca de experiências entre os participantes.

A adaptação para a criança que está ingressando na Educação Infantil foi tema mediada por Ivanilde, Isaias e Marilene, profissionais com experiência em Educação Infantil no município de Riachuelo.

A rotina para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil teve o relato da experiência da professora Kelly Cristina, profissional com mais de 10 anos de atuação na área na cidade de Santa Maria.

Evento ainda contou com uma oficina sobre a documentação pedagógica para acompanhar o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, ministradas pela especialista em Educação Infantil, Adriana Chaves, da cidade de Nisia Floresta.

O evento contou com a participação de profissionais envolvidos na educação infantil, que receberam certificado de participação das mãos do secretário municipal de Educação, Professor Rômulo Basílio.

“Esse é mais um evento que faz parte do Programa de Formação Continuada da Prefeitura. Só este ano fizemos 4 (quatro) eventos o que confirma nosso compromisso em investir nos profissionais, ajudando-os no seus desenvolvimento e contribuindo para a melhoria da nossa educação”, destacou o secretário Rômulo.