A série de ação em pleno sertão do Nordeste contemporâneo, “Cangaço Novo” é uma produção da Prime Video que estreou nesta sexta-feira (18). A trama conta com a presença da atriz e escritora natalense Alice Carvalho. A série vai contar com oito episódios de uma hora, dirigidos por Aly Muritiba e Fábio Mendonça.
“Cangaço Novo” foi filmado entre 2021 e 2022, com cenas em Cabaceiras, na Paraíba, e Parelhas e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte. Segundo Alice Carvalho, pelo tamanho, proposta e dimensão, o projeto lhe pareceu um bem vindo “delírio coletivo”. “A série pra mim é de uma qualidade inovadora, tanto para o gênero ação feito no Brasil, quando para o audiovisual nordestino. É diferente de tudo que já fizemos antes”, afirma.
Na trama, Alice vive Dinorah, a única mulher de uma gangue de ladrões de banco existente na fictícia cidade de Cratará, no interior do Nordeste. Ela está no radar de Ubaldo (Allan Souza Lima), um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância nordestina. Até que ele descobre ter uma herança cangaceira, e duas irmãs no sertão – Dilvânia (Thainá Duarte) e, claro, Dinorah.
Ao chegar em Cratará, Ubaldo passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai, e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro” e líder supremo da gangue. Ubaldo terá que enfrentar bandidos, assassinos, policiais corruptos, e literalmente explodir pequenas cidades enquanto embarca em sua jornada, tentando desesperadamente manter seus valores morais sob controle.
Para além da sessão de “tiro, porrada e bomba” típica de uma série do gênero, Alice Carvalho destaca a inovação na condução narrativa da trama. “O roteiro é centrado nos conflitos familiares e numa família que é essencialmente matriarcal. Todas as sequencias de tiroteios e lutas são motivadas por personagens femininas fortes”, diz.
Outro ponto forte de “Cangaço Novo” promete ser o visual, afirma Alice. Segundo ela, as paisagens vão impressionar, não só pela beleza, mas também por mostrar um sertão diferente do habitual exibido em novelas e filmes. “Foi escolhido um sertão pedregoso, aquele que fica no Cariri paraibano, no Lajedo do Pai Mateus, e também no Seridó potiguar. Até nisso a série será inovadora”, diz.
Alice Carvalho é escritora, dramaturga, roteirista, diretora e artista visual. Escreveu, coproduziu e é protagonista da premiada série “Septo”. Integrou o elenco da série “Segunda Chamada”, na Globo, e “Manu”. Como escritora, já lançou os livros “Do Amor” (2015) e “A Princesa Empoderou” (2018), além da peça “Inkubus”.
Com informações da Tribuna do Norte