10 de agosto de 2023

Análise: audiência espetacular e cheia de revelações

A entrevista do jovem Guilherme Dantas ao programa Questão Política de fato movimentou a cidade. Do verde ao vermelho, a audiência foi grande. Tendo mais de 500 pessoas acompanhando.

Uma entrevista que surpreendeu muita gente, momento importante na qual Guilherme mostrou quais as soluções para os problemas. Bate-papo cheio de revelações.

A casa da esperança pelo que parece a audiência foi em peso total. Inclusive, do meu amigo Josivan Afonso. Haja coração em Afonso? Já prevejo sua análise. Abraço amigo.

Guilherme tem movimentado os bastidores da política, tem mostrado firmeza em seus posicionamentos. Coloca-se a disposição da população. Tem conhecimento, tem experiência.

Parabéns Edvaldo pelo programa, muito me honra em ter passado por está ancoragem. Esse programa irá render muitas coisas.

Pois bem, 2024 é logo ali. Vamos aguardar os fatos… Já prevejo os comentários.

Extra: Guilherme Dantas comandará o partido PSDB em São Paulo do Potengi

SPP NEWS: Secretariado de Pacelli: Guilherme Dantas será o Secretário ...

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vem fortalecendo-se nos municípios do Rio Grande do Norte. Em São Paulo do Potengi, o jovem e pré-candidato nas eleições de 2024, Guilherme Dantas, comandará o partido na cidade.

A notícia foi divulgada pelo mesmo na noite desta quinta-feira (10) em entrevista ao programa Questão Política da TV União São Paulo com Edvaldo Medeiros.

Guilherme é um jovem articulado e tem se destacado em suas posições política, na cobrança diária em busca de benefícios para a população.

2024 é logo ali… Vamos aguardar os fatos…

Viatura da PM colide contra residência na Grande Natal

Viatura da PM colide contra residência na Grande Natal
O acidente causou danos materiais à parte frontal da viatura policial, além de resultar na destruição parcial do muro da casa atingida – Foto: Reprodução/Redes Sociais

No início da tarde desta quinta-feira (10), um acidente envolvendo uma viatura do 3º Batalhão da Polícia Militar, na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, Região Metropolitana de Natal, acabou resultando em uma colisão entre a viatura policial e uma residência local.

De acordo com a corporação, o acidente foi provocado por um veículo que fez uma conversão errada e obrigou que o policial militar que conduzia fizesse uma manobra brusca para não colidir com esse carro.

“Esclarecemos que a ação ágil do condutor da viatura foi fundamental para evitar uma colisão iminente devido a uma conversão equivocada por parte de outro veículo, que fugiu do local”, afirmou a PM.

Ainda segundo a nota, a viatura subiu em um canteiro e o pneu foi danificado, resultando no choque com uma residência. “Felizmente, não houve registro de vítimas e os danos serão prontamente reparados”, destacou.

A Polícia Militar informou ainda que o comandante da Companhia de Nísia Floresta esteve no local e dialogou com o proprietário da residência, prestando a assistência necessária. “A PMRN ressalta que as circunstâncias do incidente serão minuciosamente investigadas”, encerrou.

Fotos registradas no local mostram a extensão dos estragos causados tanto na viatura quanto na residência.

Veja:

Não houve feridos entre os policiais militares nem entre os moradores da residência afetada – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Novo Notícias

Agripino reforça perfil desagregador de Rogério e defende prefeito Álvaro

Ex-senador José Agripino Maia, líder do União Brasil no Rio Grande do Norte. Foto: José Aldenir/Agora RN

Personagens de peso na política potiguar têm visto com cada vez mais ressalvas o senador Rogério Marinho (PL) como um nome apto para futuras composições. Na linha do que externou o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que teceu críticas ao comportamento do parlamentar, o ex-senador José Agripino Maia (União Brasil) afirma que o nome de Marinho não está em seu “cardápio” por um motivo: várias figuras que antes eram alinhadas politicamente a ele romperam e passaram a combatê-lo sistematicamente.

A fala do ex-senador e presidente do União Brasil-RN foi proferida após ele ser questionado sobre um possível apoio de seu partido a uma hipotética candidatura de Rogério a governador do RN em 2026. Agripino tratou logo de afastar essa possibilidade e respondeu que mantém uma posição neutra em relação ao congressista.

“Não tenho alinhamento nem desalinhamento, não é uma figura que esteja no meu cardápio, uma figura com quem eu tenho conversas permanentes, não. Eu converso muito com Álvaro Dias”, disse o senador em recente entrevista ao Podcast Falei, apresentado pela jornalista Thaisa Galvão.

E continuou: “Rogério tem uma coisa que não me agrada muito: as figuras com quem ele conviveu – tipo Wilma – terminaram frontalmente contrárias a ele. Paulo Guedes foi outro, então é uma coisa a ser explicada. Mas isso é problema dele. Se eu puder me livrar disso daí é melhor pra mim”, declarou o ex-senador, acrescentando que “é sempre bom não ter indisposições que possam ser evitadas”.

Na última terça-feira 8, em entrevista à 97 FM, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez coro à fala de Agripino sobre o parlamentar. Após acusar Rogério de ter mandado cancelar o envio de cerca de R$ 40 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para a Prefeitura do Natal, o mandatário criticou a forma como o parlamentar costumeiramente se comporta com relação às pessoas com quem antes tinha relação política.

Álvaro historiou como se deu seu empenho na campanha de Rogério para o Senado da República em 2022, lembrando que chegou a reunir secretários municipais, lideranças políticas e amigos para pedir votos para o então candidato. O prefeito avalia que seu apoio foi fundamental para a vitória do hoje congressista.

Dias revelou que chegou a ser alertado por alguns amigos que recomendaram que ele não se envolvesse tanto na campanha de Rogério em razão do histórico de embates políticos que ele tinha com ex-aliados.

“Lembre que Rogério teve uma parceria com a ex-governadora Wilma de Faria e depois mudou; lembre que Rogério teve uma amizade muito grande com Renato Dantas – que foi presidente da Câmara – e depois dele se afastou; lembre que Rogério teve uma parceria com Paulo Guedes, que foi ministro de Bolsonaro, e depois rompeu e passou a atacar Paulo Guedes”, declarou o prefeito, ao lembrar dos conselhos que recebia em relação à sua aproximação a Rogério durante a campanha.

“Eu soube que ele disse que eu era ingrato. Não sei quem é o ingrato. Trabalhei, me empenhei e sei que tudo que eu podia fazer eu fiz para dar minha contribuição para a vitória de Rogério. Mais do que fiz, não poderia ter feito. Não sei que ingratidão é essa minha em relação a ele. Agora, ele está lá no Senado com oito anos pela frente e está me chamando de ingrato, para minha surpresa e minha decepção porque não esperava isso da parte dele, já que todo o Estado e o povo de Natal é testemunha do meu empenho”, acrescentou.

Agripino reforça perfil desagregador de Rogério e defende prefeito Álvaro. Foto: José Aldenir/Agora RN

Agora RN

IFRN de São Paulo do Potengi publica edital de seleção para estágio em Pedagogia

SPP NEWS: Campus São Paulo do Potengi do IFRN oferta 216 vagas para ensino  técnico

A Direção-Geral do Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tornou público o Edital n° 27/2023 – DG/SPP/RE/IFRN. O documento rege o processo seletivo para contratação de dois estagiários. As duas vagas ofertadas são destinadas a estudantes que estejam regularmente matriculados e cursando Licenciatura em Pedagogia, do 2° ao 6° ou 8° período letivo.

Inscrição e processo seletivo

A inscrição das pessoas interessadas deve ser realizada entre os dias 8 e 15 de agosto (até as 18h) de 2023, por meio do endereço eletrônico disponibilizado. Para deferimento da inscrição, as candidatas e os candidatos deverão encaminhar, também entre os dias 8 e 15 de abril, os documentos obrigatórios listados no edital publicado. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail [email protected]. O e-mail deve conter o nome completo do(a) candidato(a).

O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise curricular, que avaliará a experiência na área e a produção acadêmico-científica; e a entrevista, que avaliará a disponibilidade, a desenvoltura e o conhecimento técnico da pessoa interessada.

O resultado final será publicado no dia útil seguinte à finalização das entrevistas, conforme cronograma de entrevista a ser divulgado. As candidatas e os candidatos devem acompanhar as orientações dispostas no edital previamente publicado.

Acesse:

Edital n° 27/2023 – DG/SPP/RE/IFRN

Prefeitura de Parnamirim recebe da Câmara Municipal, doação de equipamentos cardiológicos para a saúde pública

A Prefeitura de Parnamirim recebeu da Câmara Municipal, a doação de equipamentos cardiológicos para a saúde do município. O prefeito Rosano Taveira participou, na manhã desta quarta-feira (9), do ato de entrega na Casa Legislativa, em cerimonia que reuniu vereadores, representantes do Poder Executivo e outras autoridades.

“Recebemos, com muita alegria, a doação de um eletrocardiógrafo, dois testes ergométricos, um aparelho de ultrassonografia e um MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). Os equipamentos cardiológicos no valor de R$700 mil, reforçarão nosso sistema de saúde. Um gesto de parceria com nossa gestão e compromisso com a população”, destacou Taveira.

Além dos equipamentos citados, está prevista ainda a licitação de um holter para incrementar a doação. No ano passado, a instituição realizou a doação de seis motocicletas para aprimorar as operações de patrulhamento da Guarda Municipal.

“Estamos felizes em realizar mais uma ação inovadora. No ano passado, colaboramos com o reforço da segurança pública, e agora chegamos com equipamentos para a Saúde do município. Essa doação, fruto do esforço de toda a Casa Legislativa, fará diferença na vida do cidadão parnamirinense que necessita de cuidados cardiológicos. A união do Legislativo com o Executivo consagra vitória à população”, comemora Wolney França, presidente da Câmara de Parnamirim.

Luís Roberto Barroso é eleito para a presidência do STF

Ministro Luís Roberto Barroso assumirá a presidência do STF dia 28 de setembro. Foto: Carlos Moura/SCO/STF.

O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito na sessão desta quarta-feira (9) para presidir o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo próximo biênio. Ele sucederá a ministra Rosa Weber. Na mesma eleição, o ministro Edson Fachin foi escolhido para assumir a Vice-Presidência do Tribunal. A posse será no dia 28 de setembro.

De acordo com o Regimento Interno do STF, o Plenário deve eleger os novos dirigentes na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente. A votação seguiu a tradição de eleger o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado a Presidência e a Vice-Presidência. Em nome do Tribunal, a ministra Rosa Weber desejou aos dois uma gestão profícua e com todo êxito.

Ao agradecer a confiança dos colegas, Luís Roberto Barroso disse que recebe a tarefa de presidir o STF com imensa humildade e consciente do peso dessa responsabilidade. “Prometo dignificar essa cadeira. A vida me deu a benção de servir ao Brasil sem ter nenhum outro interesse ou propósito que não o de fazer um país melhor e maior, e, na medida do possível, disseminar o bem e a justiça”, disse.

Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras (RJ), em 11 de março de 1958. É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Luís Roberto Barroso integra o STF desde 26/6/2013, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS). É professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em Direito. Tem mestrado e doutorado, também em Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado no Canadá. Indicado pela presidente Dilma Rousseff, tomou posse no STF em 16/6/2015

Rio Grande do Norte depende de recursos extras para fechar contas

Carlos Xavier apresentou um plano para recompor o caixa com deconto no ITCD e novo Refis

Adesão ao Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) do governo federal é a saída para equilibrar as contas públicas do Estado, avisou o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, na reunião com deputados na Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa. O secretário disse que o acesso a um empréstimo de R$ 1,6 bilhão permitirá o governo a ter recursos para investir em infraestrutura, como melhoria das estradas, bem como informou que o Executivo enviará, ainda no segundo semestre deste ano, um novo programa de refinanciamento de débitos (Refis) para deliberação na Casa.

O secretário da Fazenda confirmou aos deputados, que a crise financeira do Estado resulta do baixo crescimento da receita – atribuída ao corte no ICMS em 2022 – e ao grande aumento na folha salarial, principalmente devido ao reajuste dos professores. “Não tem como não fazer o debate do peso hoje nas finanças públicas estaduais da folha de pagamento. É preciso fazer esse debate. É um tema difícil”, ressaltou.

Ao contrário do que disse em redes sociais, de que o 13º salário dos servidores estava ameaçado de ser pago, Cadu Xavier garantiu que o dinheiro estará na conta dos servidores, mas, para isso, “serão necessárias receitas extraordinárias”.

Para obter recursos extras, Xavier pretende enviar um pacote de medidas fiscais à votação na Assembleia, o que inclui a redução temporariamente da alíquota do ITCD, além do recebimento de R$ 100 milhões oriundos da venda da conta única.

“Essa é a nossa projeção para o segundo semestre. Então, a nossa premissa fundamental diante da frieza dos números, é que não temos a mínima condição fiscal de fazer novas concessões neste período. Estamos correndo atrás do que já foi concedido. É uma fala difícil de fazer, mas não há condição financeira de novas concessões em 2023”, disse o secretario.

Em 2024, segundo o secretários, “temos que manter receita crescendo e precisamos trabalhar com crescimento sustentável da folha de pagamento e despesas do Estado”.

Para quitar o ICMS atrasado dos municípios, por exemplo, Xavier voltou a sugerir acordo pré-definido com a Federação dos Municípios do RN (Femurn), para quitar os repasses de ICMS em cinco parcelas.

Um encontro dos prefeitos com a governadora Fátima Bezerra (PT) está agendado para debater o tema na próxima semana. Outros recursos referentes a IPVA e Farmácia Básica já estariam sendo repassados as Prefeituras. Resposta semelhante foi dada também em relação as emendas parlamentares, que teve o pagamento garantido, porém, em um ritmo dentro da realidade financeira do Estado.

Participaram da reunião da Comissão os deputados Divaneide Basílio, Francisco do PT, Isolda Dantas (PT), Dr. Bernardo, Galeno Torquato, Nelter Queiroz (PSDB), Cristiane Dantas, Luis Eduardo (SDD), Coronel Azevedo, Terezinha Maia (PL) e Hermano Morais (PV) . O encontro ainda reuniu o presidente da Femurn e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, além de vários gestores municipais, e o presidente da Associação de Praças da PM, Eduardo Canuto.

Tribuna do Norte