2 de agosto de 2023

João Maria: entrevista bastante polêmica e cheia de declarações

O programa Questão Política retornou ao ar nesta quarta-feira (09) com uma entrevista bastante polêmica. O entrevistado foi o atual vice-prefeito, João Maria, hoje rompido com a gestão.

Durante seu esclarecimento João falou sobre o rompimento político. Não quis entrar em assuntos específicos, preferiu ficar calado. Foi muito duro em suas respostas.

João deu declarações bastante polêmica, imagino a situação de como ficou a casa da esperança. Se você perdeu o programa, basta ir no YouTube e acompanhar.

Muitas coisas devem acontecer nos bastidores da política diante destas declarações. Exonerações de pessoas ligadas ao atual vice-prefeito poderá acontecer.

João foi muito corajoso ao da suas declarações.

2024 é logo ali, vamos aguardar os fatos…

RN garante R$ 25 milhões para projetos hídricos

Governo do RN receberá recursos federais para projeto de reaproveitamento de águas, obras de Oiticica e da Barragem Passagem das Traíras

O governo federal assegurou recursos no valor de R$ 25 milhões destinado a um convênio para realização de estudos de reaproveitamento das águas do RN, principalmente com a chegada da transposição. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varella, que acompanhou a governadora Fátima Bezerra na audiência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, definiu a pauta como uma iniciativa importantíssima, pois olha para o futuro.

“É um olhar para os próximos 4, 16, 30 anos, apostando nos grandes projetos que poderão vir daí. É um passo importante, e já ficou garantido que o convênio pode ser celebrado”, comemorou Varella. De acordo com o secretário da SEMARH, os estudos vão garantir o aproveitamento econômico das águas do São Francisco e da Barragem de Oiticica.

No encontro, realizado nesta terça-feira (01) no gabinete do ministro, em Brasília/DF, a governadora também garantiu o fluxo financeiro para a continuidade das obras de Oiticica juntamente com o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS). Ficou acertado que as obras da Barragem Passagem das Traíras serão retomadas neste mês de agosto. “Essa é uma garantia importante para que as obras possam estar totalmente concluídas até o final do ano”, afirmou Varella. O ministro Waldez também garantiu recursos para a retomada das obras do Projeto Seridó.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) também foi tema do encontro, que contou com a participação de representantes dos governos de Pernambuco, do Ceará e da Paraíba. Ficou definido que será assinado um acordo federativo, no qual os quatro estados se comprometem a enviar para as suas respectivas Assembleias Legislativas, o pedido de aprovação da assinatura do contrato para iniciar a operação do PISF até março de 2024.

No dia 23/08, o ministro Waldez Góes virá a Natal cumprir duas agendas: visitas ao complexo Oiticica e à Passagem das Traíras e participação no 25° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado na capital potiguar, de 21 a 25 de agosto.

É lei: RN inclui Dia da Paz e Gentileza nas Escolas no calendário oficial do estado

O Dia da Paz e Gentileza nas Escolas agora é uma data a ser comemorada no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte, sempre em 20 de abril. A lei que trata do assunto foi publicada nesta terça-feira (1), no Diário Oficial do Estado. De autoria do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), tem como objetivos desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, dirigidas às crianças, aos adolescentes e à comunidade envolvida; e implantar, especialmente neste dia, ações voltadas à promoção da harmonia e da paz entre a comunidade escolar.

“Este projeto espera responder ao ódio com paz e gentileza, para incentivar ações que busquem a paz social e a preservação da vida. Que em 20 de abril comemoremos a vida”, justificou o parlamentar, citando a data escolhida para marcar a iniciativa.

A data escolhida faz referência a um dos primeiros massacres em escolas que chocou o mundo, registrado em 1999 nos Estados Unidos. A iniciativa do parlamentar surge após as recentes notícias sobre ataques realizados no Brasil, sendo o mais recente em uma creche de Blumenau-SC, quando quatro crianças foram assassinadas no parquinho da escola por um invasor.

A Assembleia lançou, em junho, uma campanha educativa enfatizando a importância da participação e acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina dos filhos, alertando que os cuidados devem ser permanentes não só fora, como também dentro de casa. Uma peça publicitária da campanha, produzida para materiais impressos, é enfática: “Não adianta só as escolas se protegerem com segurança, se em casa o seu filho se isola de você”. Já o vídeo, produzido para veiculação nas redes sociais da Casa Legislativa e de parceiros, faz um chamado para que os adultos invistam em tempo de qualidade com suas crianças e adolescentes, promovendo atividades presenciais de lazer e a prática de esportes, como forma de construir uma relação de confiança e bem-estar.

Uma segunda lei de autoria do deputado Ezequiel foi sancionada e publicada no Diário Oficial do dia 1º de agosto e reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural, Turístico e Imaterial do RN, o Festival de Inverno de Serra de São Bento.

Realizado anualmente no período de 1 a 15 de agosto desde o ano de 2006, o festival é sinônimo de cultura e alegria, mas também possui notável importância para os setores econômicos. De acordo com informações obtidas junto à Secretaria de Turismo do município de Serra de São Bento, a estimativa de público anualmente para o Festival de Inverno gira em torno de 50 mil pessoas. O comércio, a rede hoteleira e a gastronomia estão entre os segmentos beneficiados por um dos maiores festivais de inverno do estado.

“Sem dúvida, trata-se de um evento turístico importante, que gera emprego e renda para o município de Serra de São Bento e região, além de valorizar o programa de interiorização do turismo no polo Agreste/Trairi. O reconhecimento do ‘Festival de Inverno de Serra de São Bento’ como Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Turístico do RN busca promover o município, proporcionando a população e ao visitante um grandioso evento, além de incentivar o turismo e o empreendedorismo na região da Borborema Potiguar”, justifica.