21 de junho de 2023

Chegou a hora da Zona Norte ter um Vice-Prefeito


Chegou a hora, depois de vários anos, Natal tem uma dívida com a maior região administrativa da Cidade, com mais de 400 mil habitantes. Como agora já começou o debate sobre a sucessão municipal, quero aqui dar uma opinião, A Zona Norte merece ter um vice-prefeito.

Ao longo dos anos, a Zona Norte teve representatividade unicamente com Luiz Almir, quando foi eleito vereador em 1996, e chegou bem próximo de ser prefeito em 2004, quando perdeu por 14 mil votos diferença contra Carlos Eduardo. Em 2005 cumprindo uma promessa de campanha, a então vice prefeita Micarla de Souza instalou seu gabinete na Zona Norte.

Nas últimas eleições municipais, a Zona Norte elegeu 6 vereadores (Margarete Régia, Divaneide Basílio, Anderson Lopes, Peixoto, Milklei Leite e Nivaldo Bacurau) mostrando que a região deixou de ser um curral eleitoral para ter representatividade na Casa Legislativa.

Além de duas deputadas estaduais (Divaneide Basílio e Eudiane Macedo).

E um deputado federal (Sargento Gonçalves)

Desses nomes sairiam consenso para compor qualquer chapa vencedora.

A Zona Norte tem vários problemas estruturais e promessas não cumpridas. Um dos grandes gargalos da região é a Avenida das Fronteiras, promessa do Pró-transporte de 2006 que nunca saiu do papel. A Zona Norte sofre com falta de transporte, saúde e educação, problemas crônicos de uma região que cresceu mais do que qualquer outra nos últimos 40 anos.

Se a Zona Norte fosse desmembrada de Natal, seria a segunda maior cidade do Estado, a frente de Mossoró. É motivo de justiça para um povo tão sofrido que sente falta de ações do poder publico ter cada vez mais representatividade.

Blog do Bispo

General Girão aparece em terceiro em pesquisa para prefeito de Natal

O deputado federal General Girão apareceu em terceiro lugar em pesquisa para a Prefeitura de Natal divulgada pela Paraná Pesquisas nesta terça-feira (21). Esta é a segunda pesquisa que traz o nome do parlamentar como pré-candidato a prefeito e mostra um crescimento considerável nas intenções de voto, passando de 1% para 10,8% e posicionando-se como um dos destaques.

General Girão, conhecido por sua trajetória militar e política, além de um discurso centrado em pautas relacionadas à segurança pública e ao combate à corrupção, obteve um resultado significativo na pesquisa, demonstrando uma base sólida de apoiadores. “Fico muito feliz em estar sendo lembrado pela população de Natal como um nome importante na disputa. Amizade e confiança são coisas que não devem ser pedidas. Precisam ser merecidas. Agradeço aos que declararam apoio ao meu nome. Mas, como sempre costumo dizer, no momento, estou focado nas pautas legislativas do nosso mandato e em contribuir com o nosso país, mas meu nome está à disposição do grupo ao qual faço parte”, pontua.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) lidera a pesquisa com 30,2% das intenções de voto, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 13,1%. Paulinho Freire (União Brasil) obteve 7,4% das intenções de voto, seguido por Rafael Motta (PSB) com 5,1%, Bruno Giovanni (sem partido) com 3,5%, Eriko Jácome (MDB) com 2,8%, e Robério Paulino (PSOL) com 2,5%.

É importante ressaltar que, apesar dos resultados divulgados, 19% dos eleitores optaram por votar em branco, nulo ou não escolheram um candidato específico. Além disso, 5,6% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder à pergunta.

A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 18 de junho, contou com uma amostra representativa de eleitores natalenses, e sua margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Abertura do São João de Natal no Arena das Dunas une música, diversidade e inclusão

Abertura do São João de Natal no Arena das Dunas une música, diversidade e inclusão

Um verdadeiro espetáculo de música, arte, diversidade e inclusão. A abertura do maior São João de todos os tempos realizado pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), na área externa do Arena das Dunas, já entrou para a história dos festejos juninos da capital. A Festa começou nesta terça-feira (20) e segue até domingo (25), com entrada gratuita. Os eventos juninos terão início sempre às 17h na Praça Externa Norte, com acesso pelo estacionamento externo, próximo à Avenida Prudente de Moraes. A previsão de público é de até 40 mil pessoas por dia.

Ao pisar no palco principal, o prefeito Álvaro Dias não escondeu a sua satisfação com o sucesso do evento. “Mais um grande evento vitorioso com a presença maciça do público, da participação popular superando expectativas, com artistas como Bruno e Marrone unindo essa multidão. Isso comprova o sucesso do São João da Cidade do Natal. O maior São João da nossa história unindo artistas nacionais e da terra, como sempre fazemos, impulsionando nossos artistas locais. Fazendo valer a nossa tradição. Será assim em todos os dias desse evento. Com artistas locais precedendo os grandes shows”, ressaltou o prefeito.

Este ano, o espaço dos shows tem uma área aberta ao público e outra destinada ao Camarote Clap Natal, resultado da primeira Parceria Público-Privada firmada pela Prefeitura. Com cobrança de ingresso, o espaço oferece área especial com frontstage, praça de alimentação, bares e banheiros exclusivos.

No palco principal montado na área externa da Arena, a noite desta terça-feira contou com os shows de Zé Hilton do Acordeon, abrindo a programação. Walkyria Santos se apresentou logo em seguida com um show que animou o público. A dupla sertaneja Bruno e Marrone, a apresentação mais esperada da noite, fez todo mundo cantar junto. Foram quase cinco horas de shows, de diferentes estilos musicais, animando o público que não parou de cantar um minuto sequer.

A atendende comercial, Danielle Carvalho, 36 anos, que veio da Zona Norte só pra ver de perto Walkyria Santos. “A festa tá maravilhosa, os shows são incríveis, mas não consigo conter a ansiedade de ver minha cantora favorita Walkyria Santos, a Única. Sou apaixonada. Essa oportunidade que a Prefeitura do Natal nos oferece é incrível. Podemos curtir os shows dos nossos artistas e de forma gratuita”, orgulha-se.

Acessibilidade e Inclusão

Este ano, o São João de Natal conta também com uma área exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD), com direito a acompanhante e intérprete de libras, localizada próxima ao palco principal. Além de garantir o direito à cultura e ao lazer, a iniciativa da Prefeitura cumpre a Lei de Acessibilidade(Lei nº 13.146). De frente pro palco, entre as pessoas beneficiadas com a iniciativa, estava a dona de casa Socorro Lima, cadeirante, acompanhada da irmã. “Só tenho elogios a fazer a esta iniciativa. Desde que chegamos aqui fomos bem recebidos e o espaço, além de privilegiado, é bastante amplo e seguro. Que mais eventos em Natal valorizem a presença das pessoas com deficiência em shows, teatros e outros eventos culturais”, disse.

Quadrilhas juninas

O público presente também prestigiou a abertura da 32ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas. Um investimento da ordem de RS 607.840 da gestão municipal por meio de seleções públicas para apoiar e premiar as quadrilhas vencedoras em suas categorias. Um verdadeiro show de cores, coreografias e sincronia. Durante os cinco dias, também na Arena das Dunas tem área da gastronomia, com comidas de rua e típicas, contando com mais de 20 opções à disposição do público.

A programação oficial do São João de Natal, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secult/Funcarte, na Arena das Dunas, tem o apoio do SESC/RN e conta com a participação das Secretarias Municipais de Planejamento (Sempla), Secretaria de Comunicação (Secom), de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Guarda Municipal de Natal (CGM) e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Agenda
E hoje tem mais. Confira a programação dos shows para esta Quarta-feira (21/06):

18h – Marina Elali
19h30 – Waldonys
21h30 – Michele Andrade
Festival de Quadrilhas

Sítio Novo realiza um dos maiores festivais de Quadrilhas Juninas da região Trairí

A Prefeitura de Sítio Novo realizou nos dias 17 e 18 de junho, o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas no município. O evento contou com a competição de mais de vinte quadrilhas juninas que trouxeram para os presentes, de toda região do Trairí, cultura, tradição e muita animação.

O festival de quadrilhas juninas realizado pelo município de Sítio Novo é componente importante para a preservação cultural da promoção de identidade regional, a inclusão social, a expressão artística e criativa, e o impulso ao turismo local.

“O forró, a dedicação das quadrilhas que se apresentaram e se empenharam trazendo brilhantismo, alegria, com encenação teatral, música e diversão fizeram o nosso festival de quadrilhas amanhecer o dia com muita alegria e sorriso no rosto de cada um que prestigiou nossa festa, que para minha alegria e honra, está se conceituando como uma das maiores da região Agreste/Trairí! Agradeço a cada visitante, às quadrilhas juninas e à todos os amigos de Sítio Novo que acreditaram e fizeram conosco uma das mais bonitas festas juninas que já vi.” Afirmou Andrezza Brasil, Prefeita de Sítio Novo.

SANTA MARIA: Prefeito Raniery em audiência com a governadora Fátima Bezerra

Com o objetivo de discutir vários assuntos do interesse do município de Santa Maria, e um dos principais temas que foi sobre a ampliação do abastecimento de água para a cidade, através da extensão da adutora de Riachuelo até Santa Maria, o prefeito Dr° Raniery esteve em audiência com a governadora do RN, Fátima Bezerra, na tarde desta terça-feira (20).

“A população de Santa Maria se encontra feliz hoje, água é uma questão, uma problemática muito grande pro nosso município e através da Caern, através do seu mandato, da governadora Fátima, esse projeto saiu do papel e o povo santa-mariense depois de vinte anos de sofrimento vai ter água nas suas torneira. O povo de Santa Maria governadora só tem que lhe agradecer por essa obra tão grandiosa pra aquele povo”, agradeceu o prefeito.

O Governo do RN está investindo cerca de R$ 3 milhões na obra, utilizando recursos próprios. A previsão é que a obra esteja concluída e entregue já em novembro deste ano. Até o momento, já foram realizados 10% dos trabalhos, e no total, terá aproximadamente 15 km de extensão da adutora.

“Pessoal olhar, eu quero dizer da alegria de nós estarmos atendendo a uma das reivindicações muito importante da cidade de Santa Maria que diz respeito a questão do acesso à água. Isso era uma demanda de muito tempo e graças a Deus, o Governo iniciou a obra. Nós estamos investido lá, cerca de três milhões de reais, recursos próprios do Estado. A obra está sendo tocada exatamente pela CAERN e já tem prazo inclusive de conclusão, que é novembro deste ano”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Participaram da audiência, o deputado estadual Francisco do PT, o vice-prefeito do município, José Adilson, o assessor de gabinete, Ítalo e demais lideranças.

Ezequiel acompanha destinação de emendas de bancada no Senado Federal

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), cumpre agenda em Brasília, nesta terça-feira (20), onde acompanha a destinação de recursos para estradas, barragem e construção de hospitais no Rio Grande do Norte, dentro do conjunto de emendas da Bancada Federal do RN composta pelos oito deputados federais e três senadores potiguares no Congresso Nacional.

Ezequiel Ferreira participou de reuniões nos gabinetes dos senadores do RN. Com a senadora Zenaide Maia (PSD) o deputado fez a primeira reunião, em seguida reuniu-se com o senador Rogério Marinho (PL). Com o senador Styvenson Valentim (PODEMOS) o encontro será remarcado, porque o senador presidiu audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para apresentação do plano de trabalho da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas (SNDPI) para o biênio 2023-25

“Para este ano, no orçamento aprovado em dezembro de 2022, os maiores investimentos previstos pela bancada são para as áreas de saúde e infraestrutura. Como deputado municipalista, acompanho as ações já reivindicadas pelos munícipes em cada uma das cidades do Estado. Na lista tem recursos para construção de um novo hospital em Natal, além das obras de duplicação da Reta Tabajara, na BR-304, e conclusão da barragem de Oiticica”, detalha Ezequiel Ferreira.

Para Ezequiel é importante que estes recursos, da ordem de R$ 284,8 milhões em emendas coletivas, sejam destinados pelo governo Federal para que o Estado usufrua dos benefícios que vão chegar com a conclusão destas obras em cada uma de suas áreas.

Prefeito Joca Basílio sanciona lei que declara de utilidade pública o projeto social Interliga

Em ato que contou com a presença da presidente do Projeto Social Interliga, Lorayne Kelly da Silva Nascimento, o Prefeito Joca Basílio sancionou a Lei nº 683 que declara de utilidade pública a Instituição Social Interliga. O projeto foi uma autoria do vereador Rêmulo Basílio, por meio do Projeto de Lei nº 001/2023, aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal.

A assinatura é um marco significativo para o Interliga, já que a sanção da Lei é reconhecimento oficial da relevância e dos serviços prestados pela Instituição Social Interliga para a comunidade.

O Interliga é uma entidade sem fins lucrativos que oferece serviços e ações de caráter social, cultural, entre outros. Ao ser declarada de utilidade pública, a Instituição Social Interliga recebe um status legal e reconhecimento formal pelo poder público, o que pode trazer diversos benefícios, como a possibilidade de receber apoio financeiro, doações, parcerias com o setor público e privado, isenções fiscais, entre outros incentivos.

“A lei oferece respaldo legal à organização, facilitando a sua atuação e ampliando as oportunidades de impacto positivo. Além de ser um reconhecimento por tudo o que representa o Interliga, a sanção também reflete o compromisso da gestão municipal em valorizar e apoiar iniciativas sociais que contribuam para o desenvolvimento humano e o bem comum”, frisou o prefeito Joca Basílio.

Parte de teto de escola estadual na zona Norte de Natal desaba e quase atinge duas funcionárias

Parte do teto da cozinha da Escola Estadual Alceu Amoroso de Lima desabou na manhã desta terça-feira (20). A unidade escolar fica no conjunto Nova Natal, na zona Norte de Natal. A diretora da unidade, Rosane Silva, contou que por pouco duas funcionárias não foram atingidas pelos destroços.

Segundo ela, um serviço era feito no local. “A gente estava executando serviço elétrico. Os trabalhadores precisavam acessar a parte de cima da escola e um caibro cedeu, em virtude da estrutura já estar comprometida”, contou.

Segundo a professora, os problemas na escola são inúmeros, entre a estrutura física e outros materiais, como geladeira e armários. “Essa é a realidade de toda a escola, que já tem 40 anos e nunca passou por reforma. Há 15 anos, aproximadamente, gestões entram e saem da escola e sempre na luta de uma reforma muito merecida na estrutura”, acrescentou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec-RN) informou que será realizado o reparo no local onde o teto da escola. “Uma equipe técnica da 1ª Diretoria Regional de Ensino realizará uma visita técnica na unidade de ensino, até a tarde de hoje, para avaliar a ocorrência e instruir a escola de como proceder neste caso”, informou.

“A pasta reforça que todas as escolas contam com o Pague Predial, recurso destinado para manutenções. Após a escola formalizar o pedido, o prazo para a manutenção é de 15 dias”, completou.

Portal da Tropical

Funcern assume erro e concurso da Câmara de Natal terá nova prova

A Funcern assumiu o erro e se comprometeu em fazer uma nova prova do concurso da Câmara Municipal de Natal para o cargo de Assistente Geral – Assistente Legislativo. A confirmação saiu na noite desta terça-feira (20) em reunião entre Câmara Municipal de Natal, Funcern e Ministério Público.

Segundo a Fundação, que aplicou as provas do concurso da Câmara Municipal de Natal neste domingo (18), a fiscalização ficara a cargo do MP.

Na tarde dessa terça-feira (20), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) afirmou que não houve nenhuma ilegalidade na organização da prova e na distribuição das alternativas corretas.

Organizada pela própria Funcern, o concurso da CMN apresentou a alternativa A como a correta em 20 questões seguidas. O fato causou surpresa e descontentamento, inclusive, por parte de vereadores da Câmara de Natal.

Tribuna do Norte