16 de junho de 2023

ÉS A QUESTÃO: presidente da Câmara de São Paulo do Potengi assinou ou não?

Nada nos surpreende quando o assunto é Câmara Municipal de São Paulo do Potengi. Um vídeo que circula nas redes sociais desde cedo pegou todos de surpresa e gerou uma grande dúvida na população.

O vídeo é do vereador-presidente da Câmara, Geraldo Bocão. Assinou ou não o requerimento para a criação da CPI? És a grande dúvida…

Pois bem, vejamos. Tivemos acesso ao requerimento assinado pelos vereadores Allysson Lindalrio, Juninho e Rodrigo de Luiz Antônio. Claramente, da para perceber que o vereador Geraldo assinou também.

Sendo que no mesmo documento tem o carimbo com a data e assinatura do secretário legislativo, afirmando que deu como “recebido” o requerimento.

Pois bem, veja o esclarecimento do vereador-presidente Geraldo Bocão.

Bastidores da Política: oposição se une em Bento Fernandes em torno de um novo projeto para 2024

A oposição no município de Bento Fernandes próximo da nossa cidade, tem se unido cada vez mais em torno de um novo projeto político para 2024. Na noite desta quinta-feira (15) o grupo teve um encontro, a pauta foi para discutir sobre as problemáticas que do município, sobretudo, a educação.

O grupo de oposição vem forte para se impor como uma alternativa real para a população em 2024. Esteve presente no encontro o ex-prefeito Ivanaldo; vereador Josiano; Tércia, vereador Jacson, vereador Deca; Prof. vereador Geyson Barbosa; vereador Prof. Clovis e demais lideranças.

2024 é logo ali. Vamos aguardar os fatos…

URGENTE: CPI da Saúde acaba de ser protocolado na Câmara de São Paulo do Potengi


Acaba de ser protocolado na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A comissão irá apurar indícios de irregularidades no Termo de Cooperação entre o Município e o Hospital Regional; falta constante de medicamentos e denúncias de ex-funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de possível situação de Assédio Moral, Abuso de Poder Econômico, Abuso de Autoridade, perseguição e afins.

A Comissão caso seja instaurada, terá um prazo de 90 dias para apurar e concluir os trabalhos. Assinaram e votaram a favor da CPI, os vereadores Juninho (MDB), Allyson Lindalrio (PSDB) e Rodrigo de Luiz Antônio (PSDB).

Mais informações em breve.

Deputado Federal Paulinho Freire participou de reunião com o Ministro da Previdência sobre atendimentos do INSS na Zona Norte de Natal

Desde o inicio de Junho a unidade do INSS que funcionava em Igapó foi transferida para a Central do Cidadão, no Bairro Potengi. Decisão que pegou mais de quatrocentos mil moradores de surpresa. Mesmo com parte dos serviços permanecendo na Zona Norte, a insatisfação é generalizada. As atividades da perícia médica- serviço essencial que representava até 60% dos atendimentos diários foram transferidas para o Bairro de Nazaré, zona Oeste de Natal, o que obriga os beneficiários enfermos, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, etc , se deslocarem tendo que em certos casos pegar 04 ônibus .

O Deputado Paulinho Freire esteve em reunião com o Ministro da Previdência Carlos Lupi para discutir a permanência de todos os serviços zona norte.

“É inadmissível que a Zona Norte de Natal, região mais populosa da capital fique sem o atendimento de perícia médica. É preciso pensar no bem estar das pessoas que dependem desse serviço no seu cotidiano, suspender as atividades devido um aluguel de 32 mil reais é um desrespeito com nosso povo”, finaliza Paulinho Freire.

A luta do deputado perpassa pela retomada da agência da zona norte, e pela construção da sede própria do INSS .

Prefeito Álvaro Dias inaugura Espaço Natal Sustentável do Baldo


Nesta quinta-feira (15), o prefeito de Natal Álvaro Dias inaugurou o Espaço Natal Sustentável – Viveiro Municipal de Natal e o Ecoponto do Baldo. O local era ponto irregular de descarte de lixo e de ocupação indevida.

O prefeito reforçou a importância do plantio de árvores e preservação do meio ambiente. “Esse local tão importante que inauguramos conta com várias mudas sendo cultivadas para serem plantadas na cidade de Natal. Vai colaborar com o Planta Natal que já é responsável pelo plantio de 16 mil novas árvores na capital. Aqui com o novo Horto e com o Eco Ponto, estamos dando mais uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente a arborização da cidade, tomando-a cada vez mais agradável, tranquila, bonita e boa de se viver”, contou.

O Ecoponto é o local para a população destinar material reciclável, como: papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e isopor. As garrafas pet, caixas tetra Pak, potinho de maionese, manteiga ou margarina precisam passar pelo processo de retirada de resíduos e ser enxaguadas antes de serem depositadas para a reciclagem. O espaço também recebe resíduos de construção civil e podas de árvores.

O Viveiro é uma extensão do Horto Municipal. Possui uma estufa, sala de administração, áreas de semeadura, enraizamento e crescimento de mudas, e foi criado após ser constatada a necessidade de abrigar as mudas do projeto em um local mais centralizado na capital. Além disso, a localização é ideal para garantir o crescimento das árvores de acordo com as condições reais da cidade.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, vereadores, secretários e de Sérgio Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, que destacou o brilhante trabalho de arborização realizado pelo prefeito Álvaro Dias. “Agradeço sua contribuição para a preservação do verde urbano e agradeço também, a contribuição dada para a realização do 9º Encontro Nordestino de Arborização Urbana realizado no Hotel Senac Barreira Roxa. Através de seu apoio, trouxemos palestrantes de todas as regiões do Brasil e três internacionais. Os técnicos da prefeitura do Natal mostraram que a cidade está no caminho certo, na preservação do meio ambiente, e sobretudo, com a inauguração desta obra. Parabéns”, declarou.

O que pode descartar nos Ecopontos?

Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³, que equivale a uma caixa d’água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis limpos. A organização é fundamental para facilitar a coleta e evitar acidentes: cada item a ser reciclado tem seu lugar específico, como está sinalizado no Ecoponto, com o nome dos materiais e também com as cores.

Jogue lixo no lixo!

Jogar lixo ou entulho em locais públicos traz graves riscos para a população e as consequências são desastres ambientais como enchentes, alagamentos, poluição dos rios, emissão de gases tóxicos, acidentes e outros impactos negativos que trazem malefícios ao ser humano, como a proliferação de animais peçonhentos e doenças infectocontagiosas.

Deputado João Maia recebe título de Cidadão de Macaíba


Em sessão solene nesta quinta-feira (15), na Câmara de Macaíba, o deutado federal João Maia recebeu o título de cidadão macaibense.

O título foi proposto pela vereadora Dadaia Ribeiro, que homenageou o parlamentar pelos relevantes serviços prestados ao município.

“Uma grande alegria homenagear o nosso deputado João Maia aqui na Câmara Municipal de Macaíba. João é um grande parceiro do município, uma pessoa que tem feito e faz muito pelo nosso município, é um grande merecedor”, justificou a vereadora.

O prefeito de Macaíba esteve presente e reconheceu as ações do deputado para o município. “Eu, que aqui nessa casa legislativa passei dois mandatos, acompanhei meu pai por outros três mandatos e hoje estou na prefeitura, como prefeito da cidade. É uma honra está aqui presente na entrega do título de cidadão macaibense ao deputado João Maia, homem esse que fez e faz muto pela nossa cidade. Parabéns por esse título mais que merecido”, declarou o prefeito Emídio Junior, presente à sessão.

“Muito feliz com o título. Eu me sentia filho de fato de Macaíba, mas agora sou filho de fato e de direito. Muito obrigado a Câmara dos Vereadores e a toda administração. Eu soube que o título foi dado por unanimidade, através da proposta da vereadora Dadaia Ribeiro. Macaíba conte comigo!”, agradeceu o deputado.

Aliado de João e de Emídio, o deputado estadual Kleber Rodrigues prestigiou a solenidade. “João Maia tem um trabalho belíssimo aqui em Macaíba, ajudando em diversas áreas. Eu, como amigo e deputado estadual, estou muito feliz em participar desse momento”, disse Kleber.

Grito da Terra RN reuniu mais de 2 mil agricultores na luta por melhores condições de vida no campo

Completando 61 anos de luta pelos direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras do Rio Grande do Norte, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) realizou, nesta quinta-feira (15), o 20º Grito da Terra RN, que reuniu mais de 2 mil pessoas de todo o estado reivindicando melhores condições de vida no campo.

“Acreditamos que, com os esforços do governo estadual e a ajuda do governo federal, poderemos avançar em pautas estruturantes para a agricultura familiar”, discursou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Aristides Santos, ao falar sobre a importância de mobilizações como o Grito da Terra para o emprego de políticas públicas para a agricultura familiar.

A governadora Fátima Bezerra recebeu a pauta do Grito da Terra e parabenizou a Fetarn pelos 61 anos, afirmando que sua gestão é parceira dos trabalhadores. “A agricultura familiar é base estruturante daquilo que nós defendemos, que é o desenvolvimento com sustentabilidade e com inclusão social”, reforça.

“O Grito da Terra é um patrimônio da sociedade do Rio Grande do Norte. Estamos contribuindo para a reconstrução do Brasil”, comemorou, por sua vez, o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo, que reforçou que o Grito da Terra RN é um aquecimento para a Marcha das Margaridas, marcada para 15 e 16 de agosto em Brasília.

Participaram do evento o deputado federal Mineiro (PT), os deputados estaduais Divaneide Basílio (PT), Francisco Medeiros (PT), Isolda Dantas (PT), diretores dos Polos Sindicais, representantes da Pastoral da Terra, Cooperativa Terra Livre e representantes de demais instituições parceiras, além da Diretoria da Fetarn.

Arquivos do celular de Mauro Cid detalham plano do golpe após derrota de Bolsonaro


Os arquivos do celular do ex-ajudante Mauro Cid trazem à tona detalhes de um plano para um possível golpe de Estado. Conversas comprometedoras entre Mauro Cid e oficiais de alto escalão do governo apontam para a intenção de sufocar a democracia e subverter a vontade popular. As informações são da Veja.

No auge da crise política enfrentada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro do ano passado, quando sua derrota nas eleições foi oficializada, o presidente manteve-se recluso no Palácio da Alvorada, evitando entrevistas e afastando-se das redes sociais. Essa atitude levantou especulações sobre seu estado de ânimo, com relatos de amigos próximos indicando que ele estava deprimido e inconformado com o resultado eleitoral. No entanto, os arquivos encontrados no celular de Mauro Cid revelam um cenário muito mais sombrio por trás do isolamento de Bolsonaro. As conversas trocadas entre Mauro Cid e oficiais de alto escalão apontam para um plano orquestrado visando minar as instituições democráticas do país. Detalhes sobre como esse plano seria executado e quais seriam os principais envolvidos estão agora nas mãos das autoridades.

Documentos obtidos pela Veja revelam que o ex-ajudante de ordens do presidente, Mauro Cid, arquitetou um plano para anular as eleições, afastar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e estabelecer uma intervenção militar no país. Os documentos, encontrados no celular de Mauro Cid, detalham o roteiro do golpe. Segundo o relatório de 66 páginas produzido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, o plano se sustenta na ideia de que os militares poderiam ser convocados para arbitrar um conflito entre os poderes. A derrota de Bolsonaro nas eleições seria justificada por decisões inconstitucionais dos ministros do STF, que também fazem parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com os documentos, o presidente encaminharia um relato das inconstitucionalidades ao comando das Forças Armadas, que avaliaria os argumentos. Se concordassem, nomeariam um interventor com poderes absolutos. Esse interventor suspenderia decisões consideradas inconstitucionais, afastaria preventivamente os ministros do STF e convocaria substitutos. Além disso, seriam abertos inquéritos para investigar as condutas dos magistrados, e uma nova eleição presidencial seria marcada. O celular de Mauro Cid também revelou a pressão exercida por coronel Jean Lawand Junior, subchefe do Estado-Maior do Exército e um dos mais eloquentes apoiadores do golpe. Em mensagens trocadas, Lawand instava Mauro Cid a convencer Bolsonaro a “dar a ordem” para a ação e argumentava que o presidente não tinha nada a perder, pois acabaria sendo preso. No entanto, o ex-ajudante de ordens afirmou que Bolsonaro não confiava no Alto-Comando do Exército.

Além de Mauro Cid, o relatório da Polícia Federal identificou mensagens de Gabriela Cid, esposa do ex-ajudante de ordens, em que ela convocava apoiadores de Bolsonaro para “invadir” Brasília e atacava o ministro do STF Alexandre de Moraes. Também foram encontradas mensagens golpistas em um grupo de WhatsApp chamado “Dosssss!”, composto por “militares da ativa”.

A descoberta desses documentos e conversas reforça a existência de uma conspiração golpista por parte de membros próximos ao governo Bolsonaro. Embora não se saiba se as propostas foram levadas ao presidente, o fato de ter pessoas próximas ao chefe de Estado planejando um golpe é motivo de grande preocupação para a democracia brasileira. A descoberta desses arquivos do celular de Mauro Cid tem o potencial de repercutir de forma significativa no cenário político brasileiro. O conteúdo das conversas expõe uma conspiração contra a democracia, com indícios de que haveria apoio de setores militares dispostos a agir fora dos limites legais para manter Bolsonaro no poder.

Enquanto as investigações seguem seu curso, a sociedade civil e as autoridades competentes aguardam ansiosamente para saber a extensão desse suposto plano de golpe. A transparência e a punição dos envolvidos tornam-se vitais para a preservação da democracia e do estado de direito no país. As informações são preliminares e estão sujeitas a confirmação pelas autoridades competentes. A seriedade do assunto requer uma investigação rigorosa e imparcial, visando proteger os princípios fundamentais do sistema democrático brasileiro.

Novo Notícias

Progressistas passa a ser o possível caminho de Styvenson Valentim


Foto: Agência Senado.

Fim de junho é o prazo que o senador Styvenson Valentim estabeleceu para anunciar se permanece no Podemos ou se ingressa em outro partido, embora admita que sua tendência é de filiação ao partido Progressistas: “Não está nada fechado, mas a conversa com o PP está bem adiantada”. O senador Styvenson Valentim disse que já conversou com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) e a líder do partido no Senado, Tereza Cristina (MS) e também com o senador Espiridião Amin (SC) – “com quem tenho muita proximidade”, mas que continua conversando com Republicanos e União Brasil.

Styvenson Valentim já conversou pelo menos três vezes com o senador Ciro Nogueira, como quem deve se encontrar na próxima semana outra vez. “Ciro me deu varias garantias, mas preciso acertar detalhes que passam pelos diretórios municipais e da campanha, prefeitos querem vir e não virão à toa, mas querendo alguma coisa do partido”, disse ele, que continuou: “Não posso empenhar minha palavra sem ter a certeza do presidente nacional que a minha palavra vai ser cumprida com esse pessoal”.

Mas, segundo Valentim, “o Podemos ainda insiste que eu permaneça nele”, tanto que ainda ontem recebeu ligação do líder do seu partido no Senado da República, Oriovisto Guimarães (PR) “para reconstruir a confiança do partido em mim e minha no partido”.

Valentim afirmou que toma uma decisão sobre a opção partidária até o fim do mês, porque precisa se organizar para as campanhas municipais de 2024, pois já “tem muitos prefeitos querendo migrar para o partido que eu for, só estão aguardando, querendo ou não, sou um dos senadores que fazem parte da mesa diretora, que participa da organização e distribuição de recursos que o Senado tem e os prefeitos perceberam”.

Para Valentim, “não é à toa” que os prefeitos “estão querendo participar do mesmo barco em que estou”, razão pela qual o parlamentar pretende anunciar sua filiação partidária antes do recesso de meio de ano.

“O PP é um partido bom, conversei com Beto Rosado (ex-deputado federal e atual presidente do partido no Rio Grande do Norte), que não fez nenhuma objeção, pelo contrário, achou até boa a noticia pra ele e Mossoró”.

Apesar do atrativo de vir a comandar o PP no Estado, Valentim explicou que depois de receber convites para se filiar ao União Brasil, “deixou bem claro” para os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Efraim Filho (União-PB), que “não pretendia entrar em partido para disputar comando, minha função não é essa, agora possa ser que indo para o PP, uma composição na frente possa existir com o União”.

Valentim fez questão de esclarecer aos dois senadores, que “tem uma pessoa que não conhecia, e passei a conhecer, o Agripino, que está fazendo bem o papel dele como presidente partidário no Estado”.

Entre os grandes partidos do país, Valentim também declarou que o PP “é o quarto partido nacional em tempo de TV e radio, dariam em torno de 20% de propaganda eleitoral, caso venha a se candidatar nas eleições de prefeito em Natal ou a governador em 2026: “É muita coisa pra quem nunca teve nada”.

O senador do Podemos também considera importante apoio do PP dos recursos financeiros do partido e do fundo eleitoral para futuras campanhas políticas, embora continue apostando na internet. “Não posso ir para uma campanha com desigualdade e em desvantagem, todo mundo na TV e com fundo eleitoral, gastando horrores, mentindo para o povo e eu só com a redes sociais, usando algo que a população não entende e não entende até hoje a minha forma de fazer politica, como é que iria competir com outros candidatos que vão ter à disposição outros recursos de campanha de forma legal”.

Tribuna do Norte