13 de junho de 2023

Força Nacional permanece no Rio Grande do Norte por mais 30 dias

Foto: Tom Costaz/MJSP.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltou a prorrogar a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Norte até o dia 12 de julho. Os agentes atuam no estado desde o mês de março, quando houve uma onda de ataques provocada por uma organização criminosa.

Na época, em pouco mais de dez dias, o estado registrou quase 300 ataques como incêndios e tiros contra prédios públicos, comércios, residências e veículos. Investigações policiais indicaram que os criminosos agiram em retaliação às condições do sistema penitenciário no estado.

De acordo com a portaria do MJSP, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13), os agentes da Força Nacional atuarão em ações conjuntas e coordenadas com órgãos de segurança do Rio Grande do Norte.

O número de agentes cedidos para operações não é divulgado por medida de segurança, mas o documento oficial informa que o contingente a ser disponibilizado obedece ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.

Agência Brasil

Prefeito Álvaro Dias faz entrega de 16 mil tablets para a rede municipal de ensino

Os primeiros alunos receberam os novos aparelhos

O prefeito de Natal Álvaro Dias participou da solenidade de entrega de tablets para toda a rede municipal de ensino, na tarde desta segunda-feira (12). No total, serão 16.437 tablets. Nessa primeira fase, estão sendo entregues 6.575 equipamentos para os alunos do 5º e 9º ano, que estão encerrando a primeira e segunda etapa do ensino fundamental, respectivamente.

A cerimônia foi realizada na escola Escola Municipal Joaquim Honorio, localizada na Rua Presidente Mascarenhas, no bairro Alecrim, e contou com a presença da comunidade escolar, secretários, do deputado estadual Adjuto Dias e do vereador Kleber Fernandes, que no ato representou a Câmara Municipal do Natal.

O chefe do executivo contou que foram investidos quase R$ 13 milhões nos equipamentos. “Estamos anunciando a entrega de mais de 16 mil tablets para a rede municipal de Educação. Cada aluno do nosso Município estará, a partir de agora, conectado com o mundo virtual, comunicando-se com o mundo todo. Isso é uma exigência do mundo contemporâneo para não ficar para trás, para caminhar e permitir que os alunos avancem em direção à modernidade. Foram quase R$ 13 milhões aplicados em tecnologia”, afirmou Álvaro.

Para que os estudantes utilizem o equipamento sem dificuldades e de forma adequada, a SME providenciará uma formação para os articuladores das escolas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), vinculado ao Departamento de Ensino Fundamental. Os articuladores serão responsáveis pela formatação e pelas orientações relacionadas ao uso adequado do equipamento.

A secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, explicou que inicialmente a distribuição vai acontecer para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, porque esses anos marcam a finalização do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Ensino Fundamental II (Anos Finais). Do 5º ano, serão 59 escolas e do 9º ano, 30 escolas.

Os tablets da marca Multilaser, modelo M8 4G, são acompanhados de fones de ouvido estéreo com microfone PH136, capas de proteção emborrachada e MDM (gerenciamento de dispositivos móveis). Essa nova ferramenta vai permitir que os alunos tenham mais condições de explorar diferentes estratégias didáticas e adaptações metodológicas de ensino.

Bastidores da Política: Nildo Galdino caiu na graça do povo

Imagens das redes sociais

Estive visitando Lagoa de Velhos neste último final de semana. Aproveitei a folga e visitei a princesa do Potengi, fazia tempo que não ia ao Município.

Ao entrar na cidade e andar por suas ruas, vi o cuidado que vem sendo tratada aquela cidade e como gosto de política, não deixaria a oportunidade passar e fiz algumas perguntas a algumas pessoas que encontrei.

Fiquei surpreso com as frases que ouvi: “voto com o candidato da mulher”, “meu voto é de Nildo e não abro nem pra um trem, sou doido de mudar não”, “só a gente que vive aqui em Lagoa de Velhos sabe como era antes e como está agora”, “tou com Nildo, o vice de Sonyara, que vai continuar o trabalho dela”, “se a gente voltar ao passado é porque a gente gosta de sofrer”. O trabalho do grupo da situação está consolidado.

Meus parabéns para a jovem prefeita Sonyara Ribeiro, o seu vice, que me disseram que é atuante, Nildo, e para o povo de Lagoa de Velhos, a princesinha do Potengi.

Com essas afirmações espontâneas pude crer que o nome de Nildo caiu na boca do povo.

Curandeiros II: operação do MPRN combate exercício ilegal da Medicina no interior do RN


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (13) a operação Curandeiros II. O objetivo é combater o exercício ilegal da Medicina em cidades do interior do Estado. Médicos, falsos médicos e uma cooperativa médica são investigados por suspeita de falsidade ideológica e associação criminosa. O MPRN também apura o envolvimento de secretários municipais de Saúde nos crimes. Também houve cumprimento de mandados na Paraíba.

A operação Curandeiros II teve o apoio da Polícia Militar do RN e também do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades potiguares de Natal, Mossoró, Parnamirim e Ipanguaçu, e ainda em Catolé do Rocha e Guarabira, ambas na Paraíba. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 4 promotores de Justiça do MPRN, 14 servidores do MPRN, 16 policiais militares, um promotor de Justiça do MPPB e 16 servidores do MPPB participaram da ação.

A ação desta terça é desdobramento da operação Curandeiros, deflagrada em dezembro do ano passado. Assim como na operação de 2022, a Curandeiros II também apura a denúncia de que falsos médicos vinham exercendo de forma ilegal a função de médicos em unidades de saúde em cidades potiguares.

Pelo que já foi apurado pelo MPRN, os investigados, além do exercício ilegal da Medicina, falseavam as informações dos documentos médicos que preenchiam e forneciam aos pacientes, utilizando os carimbos dos médicos legalmente contratados pelos Municípios e falsificando as assinaturas.