17 de abril de 2023

Comissão de Justiça aprova propostas para reforçar segurança em Natal

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta segunda-feira (17), sete projetos de lei. Dentre esses, alguns que tratam de medidas para reforçar a segurança, inclusive nas escolas.

A vereadora Nina Souza (PDT), presidente da comissão, defendeu que todas as iniciativas no sentido de proteger a população e os estudantes precisam ser apoiadas. “O implemento tecnológico é estratégico. Ter um interligamento de câmeras conectadas a um CIOSPI, por exemplo, pode acionar a segurança de forma mais rápida. Esse mesmo modelo pode ser trazido para as escolas, como o projeto de adoção de detector de metais”, disse.

Um dos projetos a que ela se referiu foi o PL n° 611/2022, de autoria do vereador Kleber Fernandes (PSDB), que cria um Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento através de parcerias com condomínios, entidades da sociedade civil organizada, estabelecimentos comerciais, agências bancárias, pessoas jurídicas e pessoas físicas. “Conseguir ter um monitoramento mais preciso, levará a uma atuação preventiva e contribuirá para a elucidação de crimes junto às forças policias. Colaborará para fortalecer nosso sistema de segurança”, declarou o autor da matéria.

Outra proposta é o PL 615/2022, de autoria do vereador Milklei Leite (PV), que prevê a instalação de detectores de metais nas escolas municipais. “Temos acompanhado com preocupação a escalada de atentados nas escolas e temos a compreensão de que esse problema precisa ser solucionado com um conjunto de ações e o projeto traz uma perspectiva de prevenção já comum em vários estabelecimentos, que é o uso de detector de metais”, explicou a vereadora Brisa Bracchi (PT), relatora da matéria.

Entre outras propostas, foram aprovados o PL 158/2023, da vereadora Nina Souza, que cria o programa “Quero Aprender”, para capacitar microempreendedores; e o PL 627/2022, do vereador Robério Paulino (PSOL), que prevê a divulgação nas maternidades do direito ao Teste da Orelhinha.

Os vereadores Klaus Araújo (Sem Partido), Raniere Barbosa (Avante), Preto Aquino (PSD); e a vereadora Camila Araújo (União Brasil) também participaram da reunião.

Natal assume compromissos sobre a questão climática durante o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste


Natal sediou o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste na última semana. Com tema “Cidades, Clima e Natureza”, o evento fomentou discussões sobre a questão climática durante os quatros dias de duração e trouxe resoluções importantes para a cidade de Natal. Ao longo da semana de ações Natal firmou compromissos climáticos com a Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil), Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe (ONU), Governança Climática e Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática e Plano de Redução de Risco.

Na abertura do encontro, a cidade de Natal aderiu à Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil), o compromisso foi assinado pelo titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, que na oportunidade representou o prefeito da cidade Álvaro Dias. A assinatura marca o compromisso da cidade a fazer parte das coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas, e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris (2015). Em sua estratégia para 2023, a ACA Brasil trabalhará com o tema central de “Transparência”. Na coordenação, cinco instituições se uniram no âmbito subnacional para secretariar a implementação da Aliança: WWF Brasil; ICLEI América do Sul; Instituto Clima e Sociedade; CDP Latin America e Centro Brasil no Clima.

“É muito importante sediar esses eventos em nossa cidade dando destaque aos impactos negativos que o aquecimento global pode trazer para a cidade e a vida cotidiana”, diz Mesquita. O secretário ainda fala sobre o enrocamento, que acontece na praia de Ponta Negra, visando a segurança da população, empregabilidade e turismo. Ressaltou que a necessidade da engorda da praia surgiu pelo impacto das mudanças climáticas que já atingem o município.

Durante a programação da associação na cidade, o prefeito Álvaro Dias assinou a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe, uma iniciativa da ONU, que tem como objetivo convidar representantes de cidades da região para promover e acelerar a transição das cidades para a circularidade. O documento de compromisso voluntário das cidades da América Latina e do Caribe, está aberto a novos membros, para contribuir para a transição de uma economia linear para uma circular.

Na ocasião, o prefeito demonstrou felicidade pela cidade de Natal ter sido destaque nacional ao receber três eventos sobre as mudanças climáticas. “Nós temos comprometimento com o tema, somente na nossa gestão foi regulamentado as Zonas de Proteção Ambientais (ZPA’s), que aguardavam há 28 anos ter regulação, o Plano Diretor, hoje um dos mais avançados do país, e o projeto Planta Natal, responsável por plantar 13 mil árvores na capital”, ressalta o prefeito durante sua apresentação no evento.

A capital potiguar também assinou importantes protocolos de intenções para desenvolver como o de Governança Climática e Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa, Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática e Plano de Redução de Risco. Estes são compromissos importantes para a cidade e redução de riscos de desastres e das mudanças climáticas.

Por fim, foi entregue ao prefeito o selo CO2 Free, pela ONG Novo Olhar Sustentabilidade, atestando que o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, realizado em Natal, compensou as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das suas operações administrativas.

Audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir o Turismo Religioso no RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza nesta terça-feira (18) uma audiência pública para tratar da temática “Turismo Religioso no Rio Grande do Norte”. Proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a discussão é necessária, visto o grande potencial turístico do Estado que além do sol, do mar, da gastronomia, do geoturismo, é detentor de um imenso potencial turístico religioso, tendo como destaque diversos monumentos e espaços sagrados que buscam revigorar os ânimos e aumentar a fé dos que optam por esse tipo de turismo.

Mais do que uma manifestação de fé, o turismo religioso é um segmento que movimenta a economia e faz circular a renda. Turistas brasileiros e estrangeiros circulam pelo país para conhecer os locais considerados sagrados. Assim, relacionar as políticas públicas de promoção do turismo religioso com a economia criativa é uma importante estratégia para aumentar a geração de emprego e renda no Estado”, justificou Divaneide.

A parlamentar destacou ainda os diversos equipamentos religiosos do Estado que podem incrementar esse segmento. “Dentre os destaques, temos o Santuário de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz; o Caminho dos Santos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, no município de São Gonçalo do Amarante; o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (Santuário do Lima), no município de Patu; Igreja Santo Antônio, conhecida como Igreja do Galo, localizada em Natal, capital do Estado, entre tantos outros polos turísticos religioso do RN”. Essa audiência pública será um momento de muita discussão, ressaltou.

A audiência pública acontecerá no salão nobre da Assembleia Legislativa, a partir das 14h, e reunirá representantes do trade turístico do Estado, representantes das igrejas e sociedade civil organizada.

Getúlio Batista é indicado por Walter Alves para comandar o DNIT no RN

Getúlio Batista apoiou Bolsonaro em 2022 e é indicação de grupo de Walter Alves para DNIT

O presidente do PTB e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, Getúlio Batista deverá ser indicado para o cargo de superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte. A indicação ao cargo caberá ao grupo do vice-governador Walter Alves (MDB).

Administrador e empresário, Getúlio Batista já ocupou cargos públicos anteriormente e chegou a ser primeiro suplente de deputado estadual. Apesar da proximidade pessoal com Walter Alves, de quem é amigo, Getúlio Batista foi apoiador de Jair Bolsonaro na campanha de 2022. Com relação ao Governo do Estado, porém, ele permaneceu “neutro”.

A indicação de Getúlio Batista já está em Brasília, mas ainda não houve a nomeação.

Além da nomeação de Getúlio Batista, também tem sido criticada a de Ivan Júnior (União Brasil) para a Codevasf.

Tribuna do Norte

MST ocupa sede do Incra no RN


Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a sede potiguar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na manhã desta segunda-feira (17).

Segundo os organizadores do movimento, cerca de 270 famílias permanecerão na sede do instituto por tempo indeterminado. Os militantes exigem a desapropriação de terras no estado.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que tem como lema “Contra a Fome e a Escravidão: por Terra, Democracia e Meio Ambiente, reafirmando a centralidade da luta pela terra no Brasil” e que ocorre em todo o Brasil neste mês de abril, chamado de “Abril Vermelho” pelos manifestantes. A data marca os 27 anos do Massacre de Eldorado do Carajás.

A coordenação do MST informou que espera uma reunião com a superintendência do Incra para discutir as demandas. A expectativa é que a reunião ocorra ainda nesta tarde.

Com informações de Portal da Tropical

Polícia indicia Secretário de Saúde e assistente social de Ielmo Marinho

Viatura da Polícia Civil – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Policiais civis da 29ª Delegacia de Polícia (DP de Ielmo Marinho) indiciaram, nesta segunda-feira (17), o Secretário de Saúde de Ielmo Marinho e uma assistente social por uso de documento falso. Uma médica, que trabalhava no referido município, percebeu que a Secretaria de Saúde estava utilizando receita médica falsa, na qual constava o seu nome, para aquisição de medicamentos controlados, entre setembro de 2022 e janeiro de 2023.

De acordo com as investigações, o Secretário de Saúde de Ielmo Marinho entregou receita médica falsa à assistente social, que a repassou, juntamente com um medicamento, para um paciente. Ambos sabiam que a receita era falsa. Além disso, foi emitida uma falsa declaração de recebimento de medicamento pela Secretaria de Saúde, pois um dos pacientes não chegou a receber o remédio requerido.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque 181.

PESQUISA PERFIL/TANGARÁ: Jorginho lidera com 26,5% na espontânea para Prefeitura

O Instituto Perfil realizou pesquisa no município de Tangará no dia 13 de abril entrevistando 400 pessoas de diversas regiões, com um intervalo de confiança de 95% para avaliar intenções de voto e a administração atual da Prefeitura.

No cenário espontâneo de intenções de voto para 2024, na qual os nomes dos pré-candidatos não são apresentados, Jorginho lidera com 26,5%, seguido de Augusto com 5,7%, o atual prefeito Dr. Airton com 2,75% e Nega 2,2%, os demais nomes não somam 1%.

O percentual de indecisos soma 59,7% e brancos/nulos 6,25%.

Blog do BG

PESQUISA PERFIL/TANGARÁ: No confronto direto, Jorginho venceria todos os adversários

A pesquisa PERFIL/TANGARÁ também simulou os confrontos diretos entre o candidato que liderou a pesquisa, Jorginho, com seus principais adversários. A pesquisa foi realizada em 13 de abril entrevistando 400 pessoas de diversas regiões, com um intervalo de confiança de 95%.

No confronto entre Jorginho e Augusto, o primeiro venceria de 42,2% a 19,5%. Já diante do atual prefeito, Jorginho também vence Dr. Airton de 53% a 4,50%, enquanto que contra Nega a vitória se daria de 44,7% a 19,2%.

Blog do BG

PESQUISA PERFIL/TANGARÁ: Dr. Airton é o mais rejeitado para eleições 2024

A pesquisa PERFIL/TANGARÁ realizada em 13 de abril entrevistando 400 pessoas de diversas regiões, com um intervalo de confiança de 95%, também perguntou sobre a rejeição dos nomes para a Prefeitura em 2024.

O atual prefeito, Dr. Airton é o mais rejeitado com 47,7%, índice superior aos demais candidatos somados. Na sequência vem Nega (7,5%), Jorginho (5%) e Augusto com (3%).

Blog do BG

PESQUISA PERFIL/TANGARÁ: Gestão de Dr. Airton é reprovada por quase 80% da população

A pesquisa PERFIL/TANGARÁ realizada em 13 de abril entrevistando 400 pessoas de diversas regiões, com um intervalo de confiança de 95%, também perguntou sobre a avaliação da gestão do prefeito DR. Airton.

Quase 80% (79,2%) desaprovam a atual gestão, enquanto apenas 10,2% aprova e 10,5% não responderam.

Blog do BG