Divulgação
O veraneio em Parnamirim é um dos mais movimentados do Litoral Sul do Rio Grande do Norte. Durante o verão, em especial no mês de janeiro, a população nas praias de Pium, Cotovelo e Pirangi chega a ser cinco vezes maior do que em outros períodos do ano.
Isso provoca também o aumento na produção de resíduos, o lixo urbano. Em Parnamirim, no ano de 2022, foram coletadas 209,70 toneladas de lixo por dia. No verão, esse número cresce de 20 a 30 por cento. Em Pirangi, a quantidade de resíduos chega a dobrar em janeiro.
Para tranquilidade para veranistas e moradores, a prefeitura de Parnamirim realiza uma Operação Verão iniciada no réveillon até o carnaval. As ações incluem coleta conteinerizada, lixeiras cata-coco e ampliação do trabalho de varrição e recolhimento de resíduos.
A implementação de contêiners tem vantagens para o sistema de limpeza, como garantir a segurança para os operadores e proporcionar um local adequado para o armazenamento do material descartado, o que agiliza também o recolhimento pelo carro coletor.
A medida permite que a população acondicione os resíduos nos contêineres, evitando que o lixo seja colocado nas calçadas e mantendo-o longe da ação do sol e da chuva, protegido ainda de animais e outros vetores.
O Distrito 7 – região administrativa formada por Pium, Pirangi e Cotovelo – foi uma das regiões contempladas no plano de limpeza que implementou contêineres por Parnamirim. O resultado positivo indica que todas as ações serão mantidas no período do Carnaval.