O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, anunciou na última quarta-feira (24) que o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional se reunirá hoje para decidir se o problema da Covid-19 ainda constitui uma emergência mundial.
A organização declarou em 30 de janeiro de 2020 a emergência de saúde pública de importância internacional e se reúne a cada três meses para reavaliar a situação.
No fim do ano passado, a agência sanitária afirmou ter a expectativa de que pudesse encerrar as emergências de Covid-19 e mpox neste ano.
Somados todos os países do mundo, foram constatados 669 milhões de casos da doença e mais de 67,8 milhões de mortos. Os dados mais recentes indicam uma média de 236.272 casos e 3.779 mortes nos últimos sete dias.
No Brasil, são mais de 36 milhões de casos e 696.603 mortes desde o início da pandemia. Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que a doença matou 3.938 pessoas em dezembro, com média de 131 a cada dia.
Drª Ilana Barros é uma médica Angiologista reconhecida por sua dedicação incansável em proporcionar bem-estar, qualidade de vida e saúde vascular aos seus pacientes.
Com uma trajetória profissional marcada por um profundo compromisso com a saúde vascular, Drª Ilana Barros desenvolveu um interesse especial pelo tratamento de varizes, reconhecendo seu impacto significativo na qualidade de vida de inúmeras pessoas. Sua abordagem é única, valorizando a combinação de ciência avançada e cuidado humanizado para cada paciente.
“Na minha prática, acredito na importância de entender as necessidades individuais de cada paciente”, afirma Drª Ilana Barros. “Meu objetivo vai além de somente resolver os problemas vasculares; busco também melhorar a qualidade de vida de cada pessoa que atendo.”
Com uma formação acadêmica sólida e técnicas processuais avançadas, Drª Ilana Barros está comprometida em oferecer o mais alto padrão de atendimento possível. Seus tratamentos personalizados são projetados para tratar varizes de forma eficaz, visando a recuperação da saúde vascular e o bem-estar dos pacientes.
Drª Ilana Barros convida pacientes em busca de tratamento vascular a descobrirem uma nova abordagem, que combina excelência médica e cuidado humanizado, para alcançar resultados excepcionais e melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Formada em Medicina pela UFRN, com residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral Roberto Santos em Salvador-BA e com Residência Médica em Cirurgia Vascular no Hospital das Clínicas da UFPE, em Recife-PE.
Além de sua formação inicial e residências, a Dra. é especializada em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular na ANGIORAD, em Recife-PE e Pós-graduada em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo-SP.
Seja Create realiza Workshop com duração de 4h focado para profissionais da saúde no Seahub Coworking da Av. Engenheiro Roberto Freire
A Agência Seja Create tem o prazer de convidar médicos, psiquiatras, psicólogos e demais especialistas da área para uma imersão exclusiva de 4h de puro aprendizado.
Em um mundo cada vez mais digital, fortalecer sua presença online é crucial. Este evento oferecerá insights valiosos sobre estratégias de posicionamento, construção de autoridade e aumento da visibilidade online.
• Data e Hora: 22/02, às 18h00 • Local: Auditório do Seahub Coworking, Av. Engenheiro Roberto Freire, 1962, loja 14 – Capim Macio, Natal – RN, 59082-095.
Participe e Transforme Sua Prática na Era Digital
Não perca a oportunidade de aprimorar sua presença online e conectar-se de forma mais eficaz com seus pacientes. Confira o que você vai aprender e inscreva-se agora para esta experiência enriquecedora:
• A importância estratégica da presença digital na saúde.
• Estratégias para construir credibilidade online.
• Como criar conteúdo relevante e envolvente.
• Gestão eficaz das redes sociais na área da saúde.
• Estratégias de networking online para oportunidades profissionais.
A Agência Seja Create está comprometida em impulsionar o sucesso digital dos profissionais de saúde, e este workshop é uma oportunidade imperdível para dar os primeiros passos nessa jornada de transformação.
Assessoria de Comunicação: José Patrício – (84) 99230-8448
A Nutricionista e CEO da Lifesprint, Larissa Marques, lança aula gratuita para profissionais da área da saúde.
Larissa Marques é empreendedora e tem mais de 15 anos de atuação com consultorias e treinamentos para a área da saúde corporativa. Transformou seu conhecimento em soluções inovadoras.
O resultado deste trabalho resultou no prêmio pelo Sebrae Mulher de Negócios e reconhecimento da Finep Mulheres Inovadoras e da Startup.com como uma das mulheres mais inovadoras do Nordeste.
Já captou mais de R$ 200 mil reais em investimentos nos programas de inovação, e hoje, gerencia uma comunidade de sprinters espalhadas por mais de 8 estados do Brasil.
A aula acontecerá dia 12 de julho, quarta-feira, às 19h de forma 100% on-line e GRATUITA.
Perca seu medo de lançar ideias. Acesse o link e faça sua inscrição: https://bit.ly/46q4hD8
A superlotação nas unidades de saúde de Natal tem provocado espera de até cinco horas e muita reclamação por parte da população. Sintomas relacionados a viroses são as principais queixas dos pacientes, que relatam febre, dor no corpo, tosse, coriza, diarreia e cólica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o aumento na procura por atendimento é comum para a época devido à sazonalidade das doenças respiratórias. A procura cresceu 48,1% neste mês, quando os atendimentos passaram dos habituais 270 para 400 pessoas por dia, de acordo com a SMS.
A infectologista Marise Reis explica que com a chegada do período chuvoso, é comum que os natalenses percebam o aumento das viroses e procurem atendimento médico com mais frequência. Além da influenza e da covid, Marise estende o alerta para a virose da mosca, outra doença muito comum para a época.
As chuvas também contribuem para a proliferação das moscas, que podem hospedar vírus e bactérias facilmente transmissíveis para os humanos por meio de alimentos, água e utensílios.
O BLOG LUCAS TAVARES tem recebido durante esta segunda-feira (24) alguns relatos de moradores sobre os atendimentos nas UBS em São Paulo do Potengi. Mas precisamente na UBS do Santa Clara.
De acordo com um popular, o atendimento tem sido de 15 a 15 dias. Tendo marcação já efetuada na UBS. O atendimento tem sido feito de acordo com a entrega de fichas, apenas 20.
Um verdadeiro descaso e desrespeito com a população.
Deixo aqui o espaço para que a Secretaria Municipal de Saúde possa se pronunciar.
Unidade da Esperança funcionará no feriado para suprir demanda
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, vai disponibilizar, de sexta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, a domingo (23), duas unidades de saúde para a população que necessitar de atendimento para casos leves de vírus respiratórios.
As Unidades de Saúde de Pajuçara e Cidade da Esperança vão funcionar das 7h às 19h, para atendimento de pacientes adultos que apresentarem sintomas gripais leves como febre de até 38 graus, tosse seca não persistente e dor no corpo ou nas articulações.
“Neste período do ano há o aumento na circulação de vírus respiratórios na cidade, também acontece a proliferação de mosquitos que podem causar diversas doenças como dengue, zika e chikungunya. Estamos montando essa estratégia para facilitar o acesso das pessoas que apresentam casos leves e que não precisem de atendimento de urgência e emergência, amenizando assim o tempo de espera desses usuários”, afirma o Secretário Municipal de Saúde de Natal, George Antunes.
A medida tem a intenção de auxiliar o fluxo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Pajuçara e Cidade da Esperança, facilitando o atendimento para pacientes que apresentem casos não urgentes que são classificados, de acordo com os sinais e sintomas apresentados, nas cores verde e azul no sistema de Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR dos serviços de saúde do município.
Classificação de Risco
O Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR serve para distinguir os graus de riscos ou de sofrimento para os pacientes que procuram os serviços das Unidades Pronto Atendimento (UPAS) de Natal, evitando que casos mais graves não tenham atendimento no tempo adequado. Essa distribuição é feita por quatro cores que elencam os níveis de classificação, do mais grave aos menos graves.
Os casos de emergência e risco de vida são identificados na cor vermelha e são encaminhados para atendimento em no máximo 15 minutos. A cor amarela representa os casos urgentes, que podem levar no máximo até 30 minutos para receberem atendimento. Já as cores verde e azul identificam os casos de urgência menor, que podem levar um espaço maior de tempo para receber atendimento, a avaliação da consulta ambulatorial acontecer por ordem de chegada.