Conselho da Petrobras deve eleger Prates, diz conselheira

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A conselheira de Administração da Petrobras, Rosângela Buzanelli, disse acreditar que o colegiado “terá a maturidade para passar o bastão” ao senador Jean Paul Prates (PT-RN) como presidente interino. Funcionária de carreira da Petrobras, Buzanelli é a representante dos trabalhadores no colegiado.

“Não acredito que haveria uma ‘rebeldia’ da maioria para não aprovar o nome, a menos que haja algum impedimento legal e, até onde sei, não há. Mas acho que a maioria com certeza terá maturidade para, não havendo impedimento legal, passar o bastão”, declarou.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Prates precisa de maioria simples –ou seja, 6 votos– no Conselho de Administração da Petrobras para ser eleito integrante do colegiado e presidente interino da estatal.

O Poder360 apurou que a expectativa é que o senador tenha no mínimo 6 dos 10 votos do colegiado –são 11 cadeiras, no total, mas a que era ocupada por Caio Paes de Andrade está vaga. O ex-presidente da estatal renunciou em 3 de janeiro.

Para Buzanelli, caso o colegiado não eleja Prates em reunião, a decisão “terá prazo limitado porque, na assembleia de acionistas, a União tem maioria e aprova quem ela quiser”. O único efeito seria delongar a posse de Prates. Por isso, a conselheira diz não ver sentido em uma decisão contrária ao ingresso do senador no colegiado.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.