Câmara de Natal cria comenda “Maria da Penha” para destacar combate violência contra a mulher

Sessão discutiu projeto que cria comenda “Maria da Penha” para destacar quem luta pela violência contra mulher – Foto: ALRN

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou durante a sessão ordinária desta quinta-feira 17 o Projeto apresentado pela vereadora Camila Araújo (PSD) que institui na Casa a Comenda “Maria da Penha”. A condecoração será destinada a agraciar pessoas ou instituições que tenham se destacado no combate a toda violência contra a mulher em diversas áreas.

A honraria será concedida pela Mesa Diretora do Legislativo natalense, acompanhada da concessão de diploma de menção honrosa aos homenageados, sendo um indicado por vereador a cada ano. A indicação para a comenda deverá, obrigatoriamente, vir acompanhada de uma biografia, currículo e justificativa para efetivação da homenagem.

Em seu discurso, a vereadora Camila Araújo disse que a aprovação da proposta legislativa constitui o reconhecimento da importância da temática. “Este foi o motivo pelo qual apresentamos este projeto ao plenário da Câmara. Se mostra imperiosa a criação de uma comenda reverenciar àqueles que, como Maria da Penha, alcançaram destaque no combate à violência contra a mulher”, defendeu.

Na sequência, foi acatado em segunda discussão um texto de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT) sobre a instituição do Censo da População Indígena de Natal com o objetivo de identificar a quantidade e o perfil socioeconômico destas pessoas no âmbito do Município do Natal, com consequente mapeamento do referido perfil para posterior direcionamento de políticas públicas que atendam plenamente aos anseios deste segmento.

“Registre-se que as comunidades indígenas estão à margem dos processos econômicos e das práticas sociopolíticas, pontuando ainda que esta mesma população não é considerada para o estabelecimento de políticas públicas específicas que atentem às especificidades do povo indígena. A partir destas considerações, no intuito de valorizar as culturas locais, as sabedorias tradicionais, é que se propõe a presente legislação”, justificou Brisa.

Outras três matérias receberam parecer favorável em segunda discussão: PL 794/2021, do vereador Herberth Sena (PL), que estabelece o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal do Centro Comunitário São José – CCSJ, o PL 270/2021, do vereador Eribaldo Medeiros (PSB), sobre o replantio de árvores caídas e retiradas no âmbito municipal, e o PL 306/2021, do vereador Luciano Nascimento (PTB), que institui a política municipal de acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, cujo pai e/ou mãe faleceu em decorrência de epidemia, endemia e pandemia.

Pedro Gorki assume liderança da oposição na Câmara de Natal

O vereador Pedro Gorki (PCdoB) foi eleito novo líder da oposição na Casa. Ele assumiu o posto da vereadora Brisa Bracchi. O parlamentar vai liderar uma bancada formada por três partidos que fazem oposição: PT, PCdoB e PSOL.

“Por meio do diálogo com o conjunto dos vereadores e bancadas, buscaremos soluções para os problemas da nossa cidade, exigindo a licitação do transporte público, o cumprimento da data-base dos servidores municipais, a devida atualização do piso salarial dos profissionais da educação, as reformas estruturais dos equipamentos públicos municipais, a implantação de políticas públicas para a juventude e a geração de emprego e renda”, declarou Pedro.

Com informações do Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.