Delegados de Polícia Civil aderem à paralisação no RN e delegacias em Natal fecham as portas

Policiais civis do RN paralisam atividades — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram seguir agentes e escrivães e paralisar as atividades por tempo indeterminado. A medida foi tomada após assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (7).

Diante desse movimento, as delegacias de plantão da Zona Norte e da Zona Sul de Natal e as de bairro ficaram com as portas fechadas nesta segunda-feira (7).

Segundo a presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol-RN), Taís Aires, a categoria optou “por paralisar as atividades também, acompanhando a decisão que foi tomada mais cedo pelos agentes e escrivães, em razão desse problema envolvendo o Adicional do Tempo de Serviço dos policiais, que a gente vem tentando resolver com o governo do estado desde abril do ano passado”.

“Só agora, de janeiro para cá, que o governo realmente veio dar uma atenção a essa situação, apresentou duas propostas que não atendem nem de longe os anseios da categoria”, contou.

A presidente da Adepol relatou que a nova proposta do governo é a tentativa de suspender a ação judicial movida pelo Ministério Público que pede a retirada deste adicional de tempo serviço. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-RN), caso a Justiça acate esta retirada, os servidores poderão ter redução de salário de até 35%.

“Eles estão tentando novamente suspender a ação, e jogar essa negociação, essa resolução para o ano que vem. Isso não atende a classe. Uma nova reunião será realizada amanhã (terça-feira) com o governo para deliberar os novos rumos do movimento”, falou a presidente.

Questionada sobre como fica o atendimento à população e os serviços, a presidente da Adepol disse que “cabe aos delegados associados cumprirem a determinação do que foi decidido pelos colegas em assembleia, mas a decisão de como vai funcionar, onde vão ser realizados os serviços, vai caber à Delegacia Geral de Polícia, que é quem comanda a Polícia Civil”.

Interferências
A situação tem interferido em todas as etapas do serviço. O corpo de um homem assassinado às 8h no Planalto, Zona Oeste de Natal, nesta segunda-feira passou mais de sete horas no local do crime no aguardo de uma equipe da Polícia Civil que pudesse liberar o serviço do Itep.

Durante a tarde, uma viatura do 4º Batalhão da PM estava com um preso por tentativa de homicídio aguardando no camburão em frente à Delegacia Plantão Zona Norte, que estava fechada por causa da greve.

Um delegado e um escrivão estavam registrando as ocorrências na tarde desta segunda na academia da PM.

Paralisação

Delegacia de Plantão Zona Norte está fechada em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Os policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia geral, nesta segunda-feira (7), em frente à Central de Flagrantes, e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. .

A categoria informou que espera ser recebida pela governadora Fátima Bezerra para negociar sobre a situação do Adicional por Tempo de Serviço. “A categoria quer a presença da governadora Fátima Bezerra na mesa de negociação, para que ela possa entender a gravidade da situação e dizer se vai atender ou não o pleito dos policiais civis”, disse Edilza Faustino, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-RN).

Segundo ela, desde abril do ano passado, o sindicato e as outras entidades representativas tentam negociar com o Governo, mas somente em janeiro deste ano, após uma paralisação da categoria, a mesa de negociação foi aberta.

“Mesmo assim, o Comitê Gestor afirmou que não tinha conhecimento da proposta que as entidades protocolaram ano passado. O Governo apresentou outras duas propostas diferentes que foram rejeitadas pelos policiais civis por representarem perda real de salário e de direitos”, comenta Edilza Faustino.

Em nota, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte “ressalta que o momento é de construção de uma solução que, primeiro, evite perdas ao trabalhador e que seja exequível do ponto de vista econômico às finanças do Estado. O Governo do Estado destaca a necessidade da busca por esse entendimento nas negociações em curso, sem eventual custo social que uma paralisação traz à sociedade”.

Confira a nota na íntegra:

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte reafirma a defesa feita até aqui para que não haja qualquer perda de rendimentos aos trabalhadores e trabalhadoras e reitera a disposição quanto à manutenção do diálogo com as categorias que compõem a Polícia Civil, e a defesa da manutenção dos valores recebidos nos vencimentos da categoria, aliás, essa é uma garantia colocada à mesa de negociações com representantes das entidades desde o início das negociações.

O Ministério Público do Estado entende como ilegal o pagamento do adicional por tempo de serviço (ADTS) aos servidores da Polícia Civil do RN e, por isso, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no ano de 2019.

A definição por uma paralisação vem em momento de diálogo, inclusive com uma audiência solicitada pelo Governo junto à Procuradoria Geral de Justiça, prevista para esta terça-feira (8), para a construção de um entendimento viável e dentro da legalidade. Ressalta que o momento é de construção de uma solução que, primeiro, evite perdas ao trabalhador e que seja exequível do ponto de vista econômico às finanças do Estado.

O Governo do Estado destaca a necessidade da busca por esse entendimento nas negociações em curso, sem eventual custo social que uma paralisação traz à sociedade.

Com informações do G1 RN

Confira também

  • Prefeitura abre inscrições para o Residencial Parnamirim II em Parnamirim

    A Prefeitura de Parnamirim informa que estarão abertas, de 6 de fevereiro a 3 de março, as inscrições para o Residencial Parnamirim II, novo empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias que desejam conquistar a casa própria.

    O empreendimento será localizado no bairro Passagem de Areia e contará com 6 torres, totalizando 192 apartamentos. As unidades habitacionais terão sala, cozinha, área de serviço, banheiro, dois quartos e varanda, oferecendo mais conforto e qualidade de vida às famílias beneficiadas.

    As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente online, por meio do site:

    http://habitacao.parnamirim.rn.gov.br

    É de inteira responsabilidade do candidato a veracidade das informações prestadas no momento do cadastro. Informações incorretas ou inconsistentes poderão resultar na desclassificação.

    QUEM PODE SE INSCREVER:

    Para participar do processo de seleção, é necessário atender aos seguintes requisitos:

    • Possuir Cadastro Único (CadÚnico) e Número de Identificação Social (NIS) atualizados, como responsável familiar, no município de Parnamirim/RN, antes do início do período de inscrições;

    • Residir no município de Parnamirim/RN;

    • Ter 18 anos ou mais, ou ser legalmente emancipado;

    • Não possuir imóvel* em seu nome;

    • Ter renda bruta familiar mensal de até R$ 2.850,00.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    No ato da inscrição, deverão ser apresentados, no mínimo, os seguintes documentos:

    • Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional ou Passaporte);

    CPF;

    Documento que comprove o estado civil:

    • Solteiro(a): certidão de nascimento;

    • Casado(a): certidão de casamento;

    • Divorciado(a): certidão de casamento com averbação do divórcio;

    • Viúvo(a): certidão de óbito do cônjuge e certidão de casamento;

    • Comprovante de residência atualizado, compatível com as informações do CadÚnico;

    • Em caso de existência de pessoa com deficiência na composição familiar, laudo médico atualizado, contendo a descrição da deficiência e o respectivo CID;

    • Carteira de Trabalho Digital, em formato PDF;

    • Comprovantes de renda, como os últimos seis contracheques, quando houver;

    • Comprovante de inscrição no CadÚnico, contendo a mesma composição familiar informada no cadastro.

    ATENDIMENTO E ESCLARECIMENTOS:

    Durante o período de inscrições, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF) estará disponível para prestar informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, localizada na Avenida Brigadeiro Everaldo Breves, nº 353.

  • Bombeiros apoia missão aeromédica de criança em operação interestadual

    O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) prestou apoio logístico, nesta quarta-feira (4), a uma missão aeromédica de alta complexidade, após solicitação do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ao Comando Operacional.

    A missão teve como finalidade viabilizar a transferência inter-hospitalar de uma paciente de 8 anos para a realização de transplante hepático, diante da indisponibilidade de recursos adequados na unidade de origem para o manejo cirúrgico especializado. A remoção ocorreu do Hospital Varela Santiago, em Natal/RN, com destino à Santa Casa de Porto Alegre/RS, referência nacional em transplantes hepáticos pediátricos.

    Para garantir a segurança e a agilidade da operação, o CBMRN disponibilizou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma viatura operacional, assegurando o transporte da equipe médica e dos tripulantes da aeronave envolvidos na missão.

    A atuação integrada entre as corporações reforça o compromisso das instituições com a preservação da vida, a cooperação interestadual e a pronta resposta em ocorrências que demandam elevado nível de coordenação técnica e operacional.

  • Mais de 25 milhões poderão consultar abono salarial de 2026 a partir desta quinta-feira

    Carteira de trabalho — Foto: Reprodução

    Mais de 25,4 milhões de trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial de 2026, referente ao ano-base 2024. A verificação pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal GOV.BR.

    Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os pagamentos somam R$ 32,3 bilhões. As informações disponíveis incluem valor do benefício, banco responsável e data do pagamento.

    O primeiro lote será liberado em 16 de fevereiro, contemplando trabalhadores nascidos em janeiro. Serão pagos R$ 2,5 bilhões, sendo R$ 2,29 bilhões para 1,8 milhão de trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS, pela Caixa Econômica Federal, e R$ 301,9 milhões para 217,2 mil servidores públicos inscritos no PASEP, pagos pelo Banco do Brasil.

    O valor do abono varia entre R$ 136 e R$ 1.621, conforme o número de meses trabalhados em 2024.

    Têm direito ao benefício trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham recebido até R$ 2.766 de média salarial mensal, trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base e com dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.

  • Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

    Nova Carteira Nacional de Habilitação – Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

    O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação passou de 369,2 mil, em janeiro de 2025, para 1,7 milhão em janeiro de 2026, com as novas regras para a emissão do documento.

    Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) e fazem parte de um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sobre pedidos de habilitação após o programa CNH do Brasil. Desde dezembro, foram 3 milhões de pedidos e 298,5 mil documentos emitidos.

    O programa reduziu os custos de emissão ao diminuir as exigências de aulas teóricas e práticas em autoescolas. Segundo a Senatran, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem o documento, e a expectativa é acelerar a regularização desse grupo.

    Ainda segundo o órgão, foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por instrutores autônomos, categoria que passou a existir desde a atualização da norma pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

    Os cursos práticos cresceram 22%, saindo de 328 mil para mais de 400 mil, e os exames práticos registraram aumento de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro de 2026, frente a 291 mil no mesmo período do ano anterior.

    O número de pessoas que já concluíram os cursos teóricos também quadruplicou, passando de 196.707 para 824.494, alta de 319%, enquanto os exames teóricos tiveram aumento de 32%, indo de 171.232 para 225.462.

    Fonte: Agência Brasil

  • Sargento Gonçalves é o único deputado do RN a votar contra o Gás do Povo e critica auxílios sociais

    Após votar contra a Medida Provisória nº 1.313/2025, que institui o programa Gás do Povo, o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) fez críticas às políticas de auxílios sociais do Governo Federal. Em entrevista à Inter TV, em Brasília, o parlamentar afirmou que os custos dos programas acabam recaindo sobre a sociedade.

    “Estou cansado desse modelo que cria dependência do Estado. Sempre alguém vai pagar a conta”, declarou. Segundo o deputado, trabalhadores que enfrentam longas jornadas acabam recebendo salários semelhantes aos valores pagos em benefícios sociais.

    Gonçalves também afirmou que há pessoas que preferem receber auxílios em vez de trabalhar. “Hoje você procura um auxiliar de serviços gerais, um pedreiro, um jardineiro e não encontra, porque as pessoas estão preferindo receber os auxílios dados pelo Estado”, disse.

    Votação no RN

    Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, Sargento Gonçalves foi o único a votar contra a proposta. Benes Leocádio (União), Carla Dickson (União), Fernando Mineiro (PT), General Girão (PL), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP) votaram a favor. A deputada Natália Bonavides (PT) não participou da votação.

    Programa Gás do Povo

    O Gás do Povo foi criado para substituir o Auxílio Gás e ampliar o alcance do benefício. A estimativa é atender cerca de 50 milhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente 15,5 milhões de residências.

    Diferente do modelo anterior, o novo programa não prevê repasse em dinheiro. As famílias beneficiadas poderão retirar gratuitamente botijões de gás de cozinha (GLP) em revendedores credenciados. A quantidade de botijões por ano varia conforme o número de integrantes da família, podendo chegar a até seis unidades anuais para lares com quatro ou mais pessoas.

  • Senadora Zenaide Maia participa da entrega de UBS na zona rural de Mossoró e da inauguração de escola e ginásio em Sítio Novo

    Na tarde desta segunda-feira (02), a senadora Zenaide Maia participou da entrega da Unidade Básica de Saúde Antônio Etelvino da Silva, localizada no Assentamento Favela, na zona rural de Mossoró. A unidade integra um conjunto de 11 Unidades Básicas de Saúde entregues para fortalecer a atenção básica no município, sendo esta a nona UBS inaugurada na zona rural, garantindo mais dignidade, estrutura e acesso à saúde para a população.

    A obra foi viabilizada com recursos destinados pela senadora Zenaide Maia, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e com a melhoria da qualidade de vida das famílias da zona rural.

    Durante a solenidade, a senadora destacou a transformação vivida pela saúde básica do campo nos últimos anos. “O que a gente está vendo aqui é que o que antes não tinha, hoje tem. Podemos dizer que, antes da gestão do prefeito Allyson, a saúde básica da zona rural praticamente não existia. Era um desrespeito com pais e mães de família serem atendidos em ambientes nada apropriados. Hoje, essas pessoas recebem um equipamento de saúde digno de uma unidade particular”, afirmou Zenaide.

    A entrega contou com a presença do vice-prefeito Marcos Medeiros, de vereadores do município, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Genilson Alves, além de secretários municipais, familiares do homenageado e uma grande quantidade de moradores, que prestigiaram o momento e celebraram mais esse avanço para a comunidade.

    Pela manhã a senadora Zenaide Maia participou, no município de Sítio Novo, da cerimônia de inauguração da Escola Municipal Professora Francisca Lucas da Silva e do Ginásio Escolar Professor Pedro Albino do Nascimento.

    O novo espaço foi planejado para fortalecer o ensino, incentivar a prática esportiva e ampliar as oportunidades para crianças e jovens, contribuindo diretamente para o desenvolvimento educacional e social do município.

    Estiveram presentes na solenidade a presidenta do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a prefeita Andrezza Brasil, a vice-prefeita Gesenilda, o deputado estadual Kleber Rodrigues, além dos prefeitos Augusto (Tangará), Nildo (Lagoa de Velhos) e Simone Silva (Japi), entre outras autoridades locais e regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.