Como já era esperado, o Clássico-Rei entre ABC e América é quem vai definir o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar de 2022. Após passarem por Potyguar de Currais Novos (2 a 0) e Força e Luz (3 a 1), respectivamente, os rivais se reencontram na competição para saber quem levantará a primeira taça da temporada no Rio Grande do Norte e, ainda de quebra, quem garantirá as primeiras vagas na decisão geral do torneio e na Copa do Brasil de 2023. O jogo foi agendado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) para a próxima quinta-feira (10), às 20h, no estádio Frasqueirão. Por ter tido melhor campanha na soma dos pontos entre a fase classificatória e a semifinal, o ABC terá o direito de fazer a final em casa e, ainda por cima, com a vantagem do empate para conquistar o título.
Torcida única
Na mesma resolução em que aprazou a final para a próxima quinta-feira, a Federação determinou que a partida ocorra com torcida única (apenas a do clube mandante, no caso o ABC). Essa determinação partiu de uma recomendação encaminhada pelo Ministério Público do RN à entidade, como uma forma de minimizar os confrontos entre torcidas organizadas antes da partida.
Pra inglês ver
Tirar a possibilidade do torcedor visitante ir ao estádio acompanhar seu clube do coração em um clássico sob a justificativa de diminuir a violência é a famosa “medida para inglês ver”. Isso não adianta de absolutamente nada. Afinal, não é no estádio que ocorre o confronto. É fora dele. E muito distante, inclusive. Vejamos qual será a efetividade da “brilhante” medida tomada por MP e PM.
Retornos
O técnico do ABC, Moacir Júnior, vai contar com dois retornos de atletas para a final desta quinta-feira: Thallyson (volante) e Allan Dias (meia). Os dois jogadores foram liberados pelo Departamento Médico alvinegro e estão à disposição do treinador para serem convocados. É improvável que os dois voltem como titulares, mas pelo menos devem figurar no banco de reservas como opções para o 2º tempo.
Ainda sem nome
Depois de demitir Renatinho Potiguar na semana passada, o América ainda não confirmou (até o fechamento da coluna) quem será o novo comandante da equipe. Há uma possibilidade real de o auxiliar Leandro Sena, que foi interino no jogo diante do Força e Luz, ser mantido no comando para a final contra o ABC. O novo técnico, ainda não contratado, só deverá assumir a equipe no início do 2º turno.
De saída
Com poucos minutos e nenhum gol, o veterano meia Márcio Mossoró já deixou o América. Em litígio com o corpo técnico do clube, o atleta rescindiu seu contrato com o Alvirrubro e não faz mais parte do elenco. O staff do atleta não confirma, nem tampouco o clube, mas soube que havia uma certa forçação de barra do atleta para jogar, mesmo sem ainda reunir as condições necessárias na visão da comissão.
Com informações do Agora RN