Coluna: vai começar a maior competição de garotos do futebol mundial

A Copinha começa em 2 de janeiro, com 128 times de todo o Brasil/ Foto: Reprodução Alexandre Battibugli FPF

O calendário do futebol brasileiro começa logo nos primeiros dias de janeiro. Trata-se da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 128 clubes participantes de todos os Estados, e mais de três mil jogadores buscando um sonho no mundo da bola.

A Copinha, como é carinhosamente conhecida por ter garotos de até 20 anos em ação, será realizada em 32 sedes espalhadas entre o interior de São Paulo, Grande São Paulo, Grande ABC e Capital. Começa no dia 2 e vai até 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada um dos 32 grupos, com quatro equipes cada, em um total de três partidas para cada um dos 128 participantes. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada chave, em total de 64 times. A partir daí a competição vira mata-mata até a final.

Após ser cancelada em 2021 por causa da pandemia de covid-19, a Copinha volta em 2022 com a corda toda. E respeitando todos os protocolos de saúde. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo nas plataformas da internet da Federação Paulista de Futebol (Paulistão Play e Eleven), no YouTube, além de emissoras de TV aberta e fechada. Uma festa da molecada!

A maior competição do futebol mundial na categoria Sub 20 terá 10 clubes do Norte, 12 do Sul, 10 do Centro-Oeste, 13 do Sudeste e 27 do Nordeste. De São Paulo, local da competição, teremos 56 representantes, das quatro principais divisões do futebol paulista.

Na Copinha teremos todos os clubes tradicionais, gigantes, com grande estrutura, inúmeros títulos na categoria e facilidade para revelar novos talentos. Mas, a maioria das equipes, não tem recursos financeiros sequer para viajar de avião para São Paulo. Chegam de lugares distantes, viajando de ônibus por três ou quatro dias, passando o Ano Novo em trânsito, em busca de um sonho. Uma oportunidade única para garotos vingarem no mundo da bola.

Aliás, o sonho dos garotos, independente da camisa que vestem, claro, é sair do time Sub 20 para vingar no futebol profissional. Depois, quem sabe, virar uma revelação, assinar contratos milionários e mudar o padrão de vida da família. O sucesso repentino que o futebol pode proporcionar.

Muitos dos clubes participantes não têm calendário nacional em suas equipes profissionais. Exemplos: Andirá-AC, Bragantino-PA, Taquarussu-TO, Santana-AP, Concórdia-SC, Rondoniense-RO, União ABC-MS, Aster-ES, Serranense-MG, Assu-RN, Canaã-BA, Chapadinha-MA, Desportiva Aliança-AL, Falcon-SE, Perilima-PB e Petrolina-PE, Mixto-MT, entre outros.

De São Paulo também temos clubes que não disputam nenhuma divisão do futebol brasileiro. O maior exemplo é a tradicional Portuguesa, a Lusa, do Canindé, que já revelou grandes talentos para o futebol brasileiro na Copinha, como o saudoso Dener. Em 2022, o time não disputará sequer a Série D no profissional. Mas existem outros clubes tradicionais na mesma situação, como o paulista Juventus, da cidade de Jundiaí, que já foi campeão da Copa do Brasil, XV de Piracicaba e o Comercial, de Ribeirão Preto.

Em São Paulo também teremos clubes novos, engatinhando nas categorias de base, e com planos ousados para o profissional. Por exemplo, o Ibrachina, criado por empresários para fortalecer a integração entre os povos do Brasil e da China, com sede no bairro da Mooca, ao lado do tradicional Juventus.

Tem também o União Futebol Clube, primeira equipe da cidade de Iacanga, fundado no dia 2 de dezembro de 2019, que ainda não está no futebol profissional, mas vem investindo alto na base. Ou o SKA Brasil, da cidade de Santana do Parnaíba, que recentemente foi fundado por empresários chineses em parceria com o ex-jogador Edmilson, que brilhou no São Paulo, no futebol europeu e foi tetracampeão na Seleção Brasileira. Hoje ele é empresário do mundo da bola e vem investindo nesse novo time.

Enfim, com gigantes do futebol brasileiro com calendário nacional, outros tradicionais, mas sem tantos investimentos e passando por enormes dificuldades financeiras, muitos clubes pequenos e médios, e equipes novas, recém-lançadas no mundo da bola, vai começar mais uma Copinha. Uma grande chance de acompanharmos atentos futuros novos talentos. A sorte está lançada. E que venham futuros craques para o futebol brasileiro e, quem sabe, até para o futebol mundial.

Primeira rodada
O primeiro dos grandes a entrar em campo será o Atlético-MG. Em Lins, dia 2 de janeiro, às 20h45, enfrenta o Desportivo Aliança-AL.

De olho no tetracampeonato, o Santos estreia contra o Operário-PR, dia 3 de janeiro, às 21h45, em Araraquara. No mesmo dia, 19h30, em Jaú, o Grêmio desafia o Mixto-MT. Às 15h15, em Taubaté, o Botafogo enfrenta a Aparecidense-GO.

Maior campeão da Copinha, o Corinthians estreia diante do Resende-RJ, dia 4 de janeiro, às 21h45, em São José dos Campos. No mesmo dia, às 15h15, na cidade de Matão, o Fluminense, segundo maior vencedor da competição, encara a Jacuipense-BA.

Ainda no dia 4, o Internacional, campeão de 2020, vai até Mogi das Cruzes para jogar diante do São Raimundo-RR.

Último paulista a levantar a taça (2019), o São Paulo faz a primeira partida dia 5 de janeiro, às 19h30, em São Caetano do Sul, diante do CSE-AL. No mesmo dia, às 15h15, o Palmeiras enfrenta o Assu-RN, em Diadema.

Em Santana do Parnaíba, ainda no dia 5, às 11h, o Vasco terá pela frente o Lagarto-SE. Em Itapira, 19h30, jogam Cruzeiro x Palmas-TO. Às 21h45, em Barueri, o Flamengo encara o Forte-ES.

Com informações da Agência Brasil

Confira também

  • Prefeito GÁ celebra conquista histórica: São Tomé recebe Selo Diamante em Brasília

    O município de São Tomé alcançou um importante reconhecimento nacional ao receber, em Brasília, o Selo Diamante da Sala do Empreendedor, a mais alta certificação concedida pelo Sebrae aos municípios que se destacam pela excelência no atendimento e apoio aos empreendedores.

    A premiação foi recebida pelo prefeito GÁ e pela Agente de Desenvolvimento do município, Samara Lira, durante solenidade que reuniu representantes de cidades de todo o país.

    O reconhecimento ganha ainda mais relevância pelos números da premiação: mais de 5 mil Salas do Empreendedor participaram do processo de avaliação em todo o Brasil, mas apenas 379 conquistaram o Selo Diamante, o que representa cerca de 7% das salas avaliadas. São Tomé está entre esse seleto grupo de municípios que atingiram o mais alto padrão de excelência no atendimento ao empreendedor.

    O Selo Diamante reconhece o compromisso da gestão municipal com a desburocratização, o incentivo aos pequenos negócios e a oferta de serviços de qualidade para quem deseja empreender, investir e gerar emprego e renda.

    Para o prefeito GÁ, a conquista é resultado de um trabalho coletivo e do compromisso da administração municipal em fortalecer o desenvolvimento econômico local.

    “Receber o Selo Diamante é motivo de muito orgulho para São Tomé. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, investindo em políticas públicas que incentivam o empreendedorismo e criam oportunidades para nossa população”, destacou.

    A Agente de Desenvolvimento Samara Lira também teve papel fundamental na conquista, coordenando ações e iniciativas que contribuíram para elevar a qualidade dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor.

    Com esse resultado, São Tomé consolida-se como referência no apoio aos pequenos negócios e no fortalecimento do empreendedorismo, demonstrando que, mesmo sendo um município do interior, é possível alcançar padrões de excelência reconhecidos em todo o Brasil.

  • Rodoviários do transporte intermunicipal do RN suspendem greve

    O Sindicato dos Rodoviários do Transporte Intermunicipal do Rio Grande do Norte (Sintro RN) anunciaram, nesta quarta-feira (10), a suspensão da greve que iniciaria nesta quinta-feira (11). O movimento foi suspenso por uma semana.

    Segundo o comunicado do sindicato, publicado nas redes sociais, o grupo Trampolim da Vitória efetuou o pagamento do reajuste do vale-alimentação da categoria.

    Ainda de acordo com o Sintro RN, o Sindicato dos Transportes Urbanos de Passagem de Natal (Setrans) sinalizou que irá assinar a Convenção Coletiva de Trabalho. No entanto, a categoria defende que ainda existem alguns pontos de divergência que precisam ser ajustados na redação final da minuta.

    Diante dos avanços nas negociações, a categoria e o sindicato decidiram suspender o movimento grevista, “permitindo a conclusão das tratativas em andamento”.

    Fonte: 98 FM

  • Caatinga registra redução de 25% no desmatamento em 2025, aponta MapBiomas

    O Brasil atingiu em 2025 um marco no monitoramento do desmatamento: pela primeira vez desde 2019, a área total de vegetação nativa desmatada ficou abaixo de 1 milhão de hectares em um único ano. De acordo com o RAD2025 (Relatório Anual do Desmatamento no Brasil) foram desmatados 984.794 hectares no país, uma redução de 20,6% em relação a 2024. Nos últimos sete anos, o Brasil perdeu 10.913.064 hectares de vegetação nativa, área superior ao estado de Pernambuco.

    O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD 2025), divulgado pela iniciativa MapBiomas Alerta, apontou redução de 25,9% na área desmatada da Caatinga em 2025, em comparação com o ano anterior. O bioma, presente no Rio Grande do Norte e em outros estados do Nordeste, passou de 174.119 hectares desmatados em 2024 para 128.947 hectares em 2025.

    Os dados também indicam diminuição no número de alertas de desmatamento na Caatinga. Em 2024, foram registrados 17.797 alertas, enquanto em 2025 esse número caiu para 14.838, representando redução de 16,6%.

    O levantamento mostra ainda que todos os biomas brasileiros apresentaram queda no desmatamento em 2025. Pela primeira vez na série histórica do relatório, iniciada em 2019, a área total desmatada no país ficou abaixo de 1 milhão de hectares em um único ano.

    Para o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, os resultados reforçam a importância das ações contínuas de monitoramento, fiscalização e preservação ambiental desenvolvidas pelos órgãos ambientais, instituições de pesquisa e entidades parceiras.

    “O uso de sistemas de satélite e plataformas integradas de acompanhamento ambiental tem contribuído para ampliar a capacidade de detecção e resposta aos casos de supressão da vegetação nativa. No RN, a Caatinga representa um dos principais patrimônios naturais do estado, reunindo biodiversidade adaptada ao semiárido e desempenhando papel na conservação dos recursos hídricos, equilíbrio climático e manutenção dos modos de vida das populações tradicionais”, comentou o diretor.

    O Rio Grande do Norte diminuiu em 22% o desmatamento em relação ao ano de 2024, saindo de 6.121 hectares para 4.759, mantendo-se na 17ª posição entre os estados brasileiros no ranking de desmatamento.

    Os dados do relatório reforçam a importância das ações contínuas de monitoramento, fiscalização e educação ambiental desenvolvidas pelos órgãos ambientais e parceiros em defesa da vegetação nativa e da biodiversidade do semiárido.

    Conservação da Caatinga no RN

    Um avanço importante para a conservação ambiental potiguar foi a criação do Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras (REVIS Serra das Araras), instituído pelo Governo do Estado em 2026. O REVIS é a maior Unidade de Conservação do bioma Caatinga no RN, abrangendo uma área de 12.367,81 ha, contemplando os municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos, região de grande relevância ambiental e rica biodiversidade.

    A categoria de Refúgio como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral visa proteger ambientes naturais essenciais para a reprodução e existência de espécies da flora e fauna. Ele permite o uso indireto dos recursos, como turismo ecológico, pesquisa científica e educação ambiental, desde que autorizados e previstos no plano de manejo.

    Para o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, a criação de mais uma Unidade de Conservação representa um avanço estratégico na política ambiental do estado.

    “O Revis Serra das Araras nasce como um símbolo do equilíbrio entre conservação e desenvolvimento. É uma iniciativa que fortalece a proteção da Caatinga e, ao mesmo tempo, reconhece o papel das comunidades locais na construção de soluções sustentáveis”, ressaltou.

    Além de proteger o bioma Caatinga, a criação da Unidade contribui para o enfrentamento das mudanças do clima, a valorização dos modos de vida tradicionais e o fortalecimento das políticas públicas ambientais no estado. O Revis também contribuirá com a interiorização do turismo e geração de emprego e renda, principalmente por meio do Turismo de Observação de Aves.

  • São Tomé Junino 2026 está com inscrições abertas para quadrilhas juninas e oferece mais de R$ 20 mil em premiações

    Acender fogueiras e soltar fogos são típicas tradições do mês de Junho, mas também trazem riscos/ Créditos: Jornal Periscópio

    A Prefeitura de São Tomé está com inscrições abertas para as quadrilhas juninas que desejam participar do São Tomé Junino 2026, considerado um dos principais festivais de quadrilhas da região Potengi. A competição reunirá grupos de diversas cidades. De acordo com a prefeitura serão distribuídos mais de R$ 20 mil em premiações.

    De acordo com a organização, as inscrições podem ser realizadas das 8h às 14h por meio do WhatsApp (84) 99200-0317. O QR Code para inscrição também está disponível no perfil oficial da Prefeitura de São Tomé no Instagram.

    A gestão municipal informou que o prazo para garantir participação entra na reta final e se encerra nesta sexta-feira. Até o momento, mais de 20 quadrilhas já estão inscritas para disputar a premiação e se apresentar no evento, que celebra a cultura nordestina e as tradições juninas.

    A Prefeitura reforça o convite para que os grupos interessados realizem a inscrição dentro do prazo e participem do festival, que promete reunir dança, música, cores e a tradição dos festejos juninos em um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da região.

  • Riachuelo recebe Selo FNAS 2025 por ações na assistência social

    A Prefeitura de Riachuelo recebeu, nesta quarta-feira (10), o Selo FNAS 2025, reconhecimento concedido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) a municípios que se destacam pela gestão e fortalecimento das políticas públicas de assistência social.

    A entrega ocorreu durante a 3ª edição do evento FNAS pelo Brasil – Etapa Rio Grande do Norte, que reúne gestores e equipes técnicas para discutir estratégias de aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

    Representando o município, participaram da solenidade o secretário municipal de Assistência Social, Damião Neto, a supervisora do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças, Elenuza do Nascimento, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juliana Batista, e a assessora técnica do SUAS, Wilma Fontoura.

    De acordo com a gestão municipal, a conquista do selo reforça o compromisso de Riachuelo com a organização, a responsabilidade na aplicação dos recursos e o fortalecimento das ações voltadas à assistência social, garantindo mais qualidade nos serviços oferecidos à população.

  • “Camarote da Inclusão”: Prefeitura abre 150 vagas para PcDs em cada show durante o MCJ 2026

    Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

    A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), informa que as inscrições para o “Camarote da Inclusão” já estão abertas para as Pessoas com Deficiência (PcDs) que desejarem participar dessa primeira noite de show no “Mossoró Cidade Junina” 2026, que acontecerá nessa quinta-feira (11), na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania.

    O link de inscrições será disponibilizado um dia antes de cada show, com 150 vagas disponíveis para PcDs e mais 150 vagas para acompanhantes. Além dessas disponíveis no link, mais 40 serão destinadas às instituições vinculadas que apoiam as causas das Pessoas com Deficiência.

    As inscrições para o evento estarão abertas até o encerramento do número de vagas nos respectivos dias. Todas as pessoas que fizerem a inscrição precisam levar documentos que comprovem sua deficiência para participar do evento. Quem não conseguir realizar a inscrição por meio do link pode comparecer ao camarote durante o evento com documentação em mãos que comprove aptidão para ocupar o espaço.

    As inscrições para o “Camarote da Inclusão” acontecerão por meio do link: https://mossorocidadejunina.com.br/inclusao, que também está disponível no menu do site do MCJ. Os resultados das inscrições poderão ser conferidos em https://mossorocidadejunina.com.br/edicoes/2026/documentos_inclusoes.

    Nessa primeira noite de shows no MCJ 2026, apresentar-se-ão no Polo Estação das Artes os artistas: Calcinha Preta, Iguinho e Lulinha, João Gomes, Alef e Marig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.