Os educadores e as educadoras da Rede Municipal do Natal disseram “não” para a proposta de atualização salarial apresentada pelo prefeito Álvaro Dias ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) na última terça-feira (14). Os professores também votaram favoravelmente pela continuidade da greve no município e defenderam a implantação do reajuste de 12,84% em dezembro de 2021, com paridade para ativos e aposentados, e retroativos completos, dos anos de 2020 e 2021.
As deliberações foram tomadas em Assembleia da categoria convocada pelo sindicato. Realizada na manhã desta quarta-feira (15) e de forma presencial, a atividade reuniu centenas de professores no Clube América.
Mais de 98% dos presentes e votantes rejeitaram a proposta da Prefeitura para o Piso 2020. A proposta rechaçada previa implantação de 6,42% para ativos em dezembro de 2021; 6,42% para aposentados em janeiro de 2022; retroativos relativos ao ano de 2021; e retomada de discussão sobre os outros 6,42% devidos em junho de 2022.
Alinhados, os educadores e educadoras aprovaram o pagamento integral dos 12,84% e a manutenção da greve na Rede Municipal da capital.
A Assembleia foi presidida pela coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, e pelos coordenadores gerais do Sindicato, professores Rômulo Arnaud e Bruno Vital. Outros dirigentes da entidade também se fizeram presentes na atividade, assim como a assessoria jurídica do SINTE. Também acompanharam a Assembleia representantes de movimentos sociais e populares, e os vereadores Brisa Bracchi (PT) e Pedro Gorki (PCdoB).
Com informações do Jornal Agora RN