A bancada federal potiguar e os reitores da UFRN, IFRN e Ufersa, se reuniram na noite desta segunda-feira (20) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na sede do Ministério em Brasília. No encontro, foi apresentado ao gestor um balanço da situação orçamentária das instituições de ensino após o corte de recursos promovido pelo governo federal. Na oportunidade, parlamentares e reitores pediram que a medida fosse revista e que recursos destinados a construção do Hospital da Mulher fossem mantidos.
O ministro da Educação recebeu o dossiê com informações das universidades e garantiu aos reitores que o contingenciamento será suspenso assim que houver uma recuperação das contas públicas. Além disso, afirmou que buscaria alternativas para atender as instituições de ensino.
“Os parlamentares potiguares ressaltaram a preocupação que sempre tiveram com a educação do RN e, por parte do ministro, tiveram a garantia de que o contingenciamento será suspenso assim que houver uma recuperação das contas públicas”, informou o deputado federal general Girão Monteiro (PSL).
Além de Girão, também participaram do encontro o senadores Styvenson Valentim (Podemos), Zenaide Maia (Pros) e Jean Paul Prates (PT), e os deputados Benes Leocádio (PRB), Fábio Faria (PSD), Rafael Motta (PSB) e Walter Alves (MDB). As instituições de ensino foram representadas por seus reitores, Ângela Paiva (UFRN), Wyllys Tabosa (IFRN) e José de Arimatea de Matos (Ufersa).
GRANDE PONTO