24 de abril de 2019

Beto Rosado avaliza admissibilidade de reforma da Previdência

Único potiguar como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o deputado federal Beto Rosado (PP) foi um dos 48 votos favoráveis à admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/19), que trata da reforma da Previdência.

O placar geral, pelo parecer do relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), foi de 48 votos favoráveis e 18 contra. A sessão na CCJ durou cerca de oito horas e foi encerrada na madrugada desta quarta-feira (24).

“Eu sou contra diversos pontos que estão na reforma e continuarei sendo. Muito provavelmente, eu vou votar contrário [à Reforma] no plenário, a não ser que tenhamos uma reforma mais justa. O que votei na CCJ foi pela constitucionalidade. Uma coisa é analisar o mérito constitucional, outra é o impacto dela na vida do cidadão”, justifica Beto.

Com aprovação na CCJ, o texto segue agora para uma comissão especial, depois irá para votação no plenário da Câmara, onde precisa de 308 votos, em dois turnos, para poder seguir ao Senado Federal.

União deverá liberar R$ 3,2 milhões para regularização de imóveis em Natal

Em reunião com o Secretário Nacional de Habitação e Regularização Fundiária, Celso Toshito, em Brasília, nesta terça-feira (23), o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PTC) cobrou a liberação de recursos para legalizar os imóveis das Rocas, Santos Reis, Praia do Meio e Mãe Luíza.

Serão regularizados, pelo projeto em parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Natal e a UFRN, 6.558 imóveis. O investimento da União será de R$ 3,2 milhões. Participaram da audiência também o secretário Municipal de Habitação, Carlson Gomes, e o deputado federal João Maia (PR).

“O secretário foi muito receptivo ao nosso pleito. Prometeu liberar os recursos de acordo com o cronograma e estamos com a expectativa positiva. Essa é uma reivindicação muito antiga do povo dessas comunidade. Continuamos na luta até que cada imóvel tenha sua escritura pública”, declarou Ubaldo.

CDL Potengi será instalado em São Paulo do Potengi nesta terça (30)

Com o objetivo de defender os interesses da classe Lojista em geral e dos seus associados em particular, colaborar com o poder público constituído, nos atos pertinentes ao livre exercício das atividades comerciais, em todas as suas modalidades e promover o aprimoramento e o desenvolvimento das técnicas empresariais, na próxima terça-feira, 30, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi a partir das 19h será realizado o “Encontro de Empreendedores”.

Onde na ocasião, será apresentado e lançado o projeto CDL- Câmara de Dirigentes e Lojistas em nossa cidade e região. O encontro contará com a presença do Presidente da FCDL-RN, Afrânio Miranda e o presidente da CDL João Câmara, Bruno Rafael que tratará sobre a importância da CDL para o segmento empresarial.

Pesquisa Ibope: 35% aprovam governo Bolsonaro, 31% consideram regular e 27% desaprovam

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) indica os seguintes percentuais de avaliação sobre o governo Jair Bolsonaro (PSL):

Ótimo/bom: 35%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 27%
Não sabe/não respondeu: 7%

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 12 e 15 de abril e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.

Esta é a primeira pesquisa Ibope encomendada pela CNI desde que Bolsonaro assumiu o governo.

Em março, o Ibope divulgou uma pesquisa (não encomendada pela CNI), sobre a aprovação do presidente. O Ibope afirmou que as duas pesquisas podem ser comparadas. Os números de março foram: Ótimo/bom: 34%; Regular: 34%; Ruim/péssimo: 24%; Não sabe/não respondeu: 8%.

Aprovação da maneira de governar

Outro item da pesquisa é a aprovação da maneira de governar do presidente Jair Bolsonaro. O resultado foi:

Aprova: 51%
Desaprova: 40%
Não sabe/Não respondeu: 9%

Confiança no presidente

A pesquisa divulgada nesta terça também questionou os entrevistados se confiam no presidente. As respostas foram:

Confia: 51%
Não confia: 45%
Não sabe/não respondeu: 4%

G1

Maia cobra por esforço de Bolsonaro pela reforma da Previdência

© Pedro França/Agência Senado

Após a reforma da Previdência levar 62 dias para passar em seu primeiro teste, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deu um recado duro ao presidente Jair Bolsonaro. Maia disse que o governo precisa “fazer política” e assumir a importância da aprovação da reforma da Previdência. O deputado afirnou ainda que o próprio presidente hoje tem uma participação “do lado negativo” e precisa ter clareza de que a proposta é boa para o Brasil.

“O governo se omitiu, basicamente, tirando a participação do Onyx (Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil) e um pouco a participação do presidente, mas sempre do lado negativo, ‘eu sou contra, mas sei que o Brasil quebra’. Nós queremos que ele (Bolsonaro) entenda que, se ele representa todos os 200 milhões de brasileiros, se ele aprovar a Previdência, ele vai garantir aposentadoria e empregos para os brasileiros”, disse Maia. “Ele (Bolsonaro) precisa ter certeza de que a aprovação da reforma da Previdência é boa para o Brasil, boa para os brasileiros.”

Bolsonaro já disse em algumas ocasiões que, se pudesse, não aprovaria a reforma da Previdência, mas sempre ressalvou que a medida é necessária para o Brasil. O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu a investidores em Washington que o presidente não está apaixonado pela reforma.

Maia disse que o governo precisa dialogar e construir uma base de apoio. “O governo não pode ter na base apenas o partido do presidente da República”, avisou. Ele alertou que, numa democracia, o presidente não pode impor suas vontades ao Congresso.

O Congresso, por sua vez, pode até votar sozinho, mas “chega uma hora que precisa do governo”, disse o presidente da Câmara. “É importante que o governo assuma esse papel, essa clareza. Ponha ar dentro do peito e diga ‘a reforma é importante para o Brasil e para os brasileiros'”, afirmou.

Maia advertiu ainda que o governo hoje não tem votos para aprovar nem a reforma da Previdência (que precisa de 308 votos na Câmara), nem qualquer outra proposta polêmica. Para melhorar a articulação, o presidente da Câmara sugeriu a Bolsonaro que seu governo “faça política”.

“Não existe velha ou nova política. Existe política”, disse Maia, que já protagonizou troca de farpas com Bolsonaro justamente após o presidente criticar o que classifica de toma lá da cá dos partidos em troca de votos no Congresso Nacional.

Defensor da reforma da Previdência, Maia disse que a proposta é um primeiro passo para que o País volte a ter espaço no Orçamento para iniciativas sociais. POR ESTADÃO CONTEÚDO

PSDB reconduzirá Ezequiel Ferreira na Presidência do partido no RN

O PSDB realiza nesta sexta-feira (26) a convenção estadual do partido no Rio Grande do Norte. O evento será no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 8h30, e deverá reunir deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões do RN. Considerado um dos maiores partidos do Estado, a legenda elegerá uma nova diretoria para o biênio 2019/2020.

“Estamos trabalhando para que o PSDB possa se fortalecer cada vez mais no Estado. Nossa expectativa é bastante positiva para os próximos anos, quando a legenda terá como objetivo aumentar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no Rio Grande do Norte”, disse Ezequiel Ferreira, presidente estadual do partido.

Atualmente, o PSDB tem a maior bancada da Assembleia Legislativa, com cinco parlamentares, além de comandar a Casa com o próprio Ezequiel. Também ocupa a presidência da Câmara Municipal de Natal, por meio do vereador Paulinho Freire. No legislativo natalense possui três mandatos. Ao todo, são cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos tucanos no RN e mais de 100 vereadores.

América e ABC decidem hoje título do Campeonato Potiguar de 2019

José Aldenir / Agora RN

Após uma semana intensa de treinamentos e de muita ansiedade, América e ABC voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, 24, pela segunda partida da final do Campeonato Potiguar de 2019. O jogo de ida, realizado na semana passada e que terminou empatado em 0 a 0, deu contorno ainda mais decisivo para o duelo de hoje. Só a vitória interessa para ambos os times.

Por ter sido primeiro colocado na classificação geral, a única vantagem que o América adquiriu para os duelos finais foi jogar em casa na segunda partida. Por isso o jogo desta quarta-feira será na Arena das Dunas, que deverá contar com arquibancadas cheias. Mais de 18 mil ingressos já haviam sido vendidos até o final da tarde de terça-feira, 23.

Querendo surpreender o ABC, o treinador do América, Moacir Júnior, deverá promover duas alterações na equipe titular rubra. Elas, no entanto, não são grandes novidades. Devem voltar ao time o lateral-direito Joazi e o volante Diego, que até estavam escalados para o jogo de ida mas acabaram vetados pelo departamento médico horas antes de começar a partida.

Desta maneira, o América deve formar com Ewerton; Joazi (Vinícius), Alisson Brand, Adriano Alves e Kaíke; Leandro Melo, Diego, Adenilson e Roger Gaúcho; Adriano Pardal e Jean Patric. Há ainda a possibilidade de Max, centroavante, ser escalado no onze inicial. Neste caso, se isso se confirmar, ele entrará na vaga de Jean Patric.

Do lado do ABC, o técnico Ranielle Ribeiro fez treinamentos secretos no CT Alberi Ferreira de Matos durante toda a fase final de preparação e ainda não se sabe como o time deve jogar. A grande expectativa é por uma mudança no esquema tático. Com o 4-3-3 sem dar resultados, ele pode optar por uma nova configuração, mesmo que se mantenha o mesmo time titular.

A equipe abecedista deve começar o jogo contra o América com Edson; Ivan, Maurício, Adalberto e Jonathan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Xavier e Wanderson; Rodrigo Rodrigues e Éder. O meia chileno Boris Sagredo vive a expectativa de ser escalado caso Ranielle opte pela mudança no esquema, mas a princípio ele continua como opção no banco de reservas.

Agora RN

Aberta as inscrições para o Conselho Tutelar de São Paulo do Potengi

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, publicou resolução de abertura da Eleição da Nova Composição do Conselho Tutelar do município de São Paulo do Potengi, mandato 2020/2024. Serão eleitos (05) cinco membros titulares e respectivos suplentes.

As inscrição são gratuitas e estão abertas desde o dia 22, segunda-feira, e vai até o dia 03/05. As inscrições somente serão efetuadas pessoalmente, na Casa dos Conselhos, das 09h às 11h e das 14h às 16h. A relação dos candidatos que fizeram as inscrições será divulgado na segunda-feira, 06.

A eleição ocorrerá no dia 06 de outubro de 2019, das 8:00 às 17:00 horas. Os eleitores poderão votar em até (05) cinco candidatos. Todos os eleitores do município de São Paulo do Potengi podem votar, devendo apresentar o Título de Eleitor acompanhado de qualquer outro documento oficial com foto.

Se as eleições fossem hoje em quem você votaria dos 11 vereadores?

ENQUETE: Se as eleições fossem hoje em quem você votaria dos 11 vereadores?