Vereadores de oposição buscam respostas da Secretaria de Saúde e Hospital Regional de São Paulo do Potengi sobre a constante falta de médicos
Na manhã desta quinta-feira, 24, com a presença dos vereadores Getúlio, Jales Azevedo, Erinho e o vereador Neilson Azevedo (MDB), líder da oposição na Câmara Municipal, estiveram no Hospital Regional de São Paulo do Potengi como também na Secretaria Municipal de Saúde da cidade para saber informações sobre a constante falta de médicos que o município enfrenta.
No Hospital, a Diretora da unidade Aliete Nascimento esclareceu o porquê a constante falta de médicos. “A nossa situação aqui no hospital, todos já sabem, realmente é a falta de médicos para suprir os dias que não temos médicos plantonistas. No dia 02 de janeiro fizemos um memorando dizendo a situação do nosso hospital e mandamos para a Secretaria de Saúde do Estado, no outro dia estávamos na SESAP para conter informações, do memorando, eles nos relatou que não tinha nenhuma posição por que não tinha profissionais”.
A principal reinvindicação dos vereadores é que a Prefeitura do município através da Lei municipal N° 968/2018 de 11 de Junho de 2018 que dispõe sobre a disponibilização de profissionais da saúde plantonistas para as unidades básicas de saúde localizados no município de São Paulo do Potengi e dá outras providências, faça valer nos dias em que o Hospital não tenha médico.
“Enquanto alguns municípios da nossa região esta na frente, São Paulo do Potengi esta ficando pra trás. Nós vereadores de oposição estamos unidos para buscar melhorias para o hospital, precisamos dá uma resposta para a população. E nos próximos dias, junto com os demais vereadores iremos agendar uma reunião com o Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, para discutimos o futuro do Hospital”, disse o vereador Neilson Azevedo.
Já na Secretaria de Saúde, a Secretária Dailva Bezerra e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN – COSEMS/RN, nos relatou que nos próximos dias o Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, fará uma reunião com todos os Prefeitos do RN para discutir sobre a regionalização dos Hospitais.
Sugerimos também a Secretária Dailva na falta de médico no Hospital no período noturno a Unidade Básica de Saúde supra a demanda.