Petrobras anuncia aumento de R$ 0,20 na gasolina e R$ 0,26 no gás de cozinha
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A Petrobras informou na tarde desta sexta-feira (8) que vai reajustar os preços da gasolina e do gás de cozinha a partir deste sábado (8). Segundo a empresa, o preço médio de venda do GLP para as distribuidoras passará de R$ 3,60 para R$ 3,86 por kg, equivalente a R$ 50,15 por 13kg, refletindo reajuste médio de R$ 0,26 por kg. Para a gasolina A, o preço médio de venda da Petrobras, para as distribuidoras, passará de R$ 2,78 para R$ 2,98 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,20 por litro.
Segundo o comunicado emitido, o reajuste do gás de cozinha ocorre “após 95 dias com preços estáveis, nos quais a empresa evitou o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais. Já em relação à gasolina, a Petrobras informou que o período de estabilidade foi de 58 dias.
“Esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras. E refletem parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo, impactados pela oferta limitada frente ao crescimento da demanda mundial, e da taxa de câmbio, dado o fortalecimento do dólar em âmbito global”, disse a empresa.
Ao levar em consideração a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço da gasolina na bomba passará a ser de R$ 2,18 por litro em média. Uma variação de R$ 0,15 por litro.
O Tempo
Em reunião com Ministros em Brasília, Prefeito Miguel Cabral conquista mais de R$ 1,5 milhão para setor agrícola
Na tarde desta quinta-feira (07), o Prefeito Miguel Cabral, do município potiguar de São Pedro, participou de reunião com os Ministros Fábio Faria (Comunicações), Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O encontro fechou a programação da Comitiva de São Pedro em Brasília, e garantiu mais de R$1,5 milhão para o setor agrícola do município. Entre os investimentos contemplados está a construção de um abatedouro.
Na reunião, que aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Miguel fez questão de destacar o quão necessários são esses investimentos para o desenvolvimento da cidade. “O agricultor são pedrense está carente e isso que conquistamos aqui vai trazer alívio e incentivo para ele. E o abatedouro, algo pelo qual venho lutando desde a minha primeira gestão, é como a realização de um sonho para as famílias que dependem da agropecuária”, comentou o prefeito.
Também participaram do encontro os Secretários Alan Guerra (Obras, Transporte e Urbanismo), Janaína Soares (Finanças) e Marcos Silva (Agricultura).
Comitiva em Brasília
Desde a última segunda-feira (04), seis secretários e o controlador, dois vereadores, além do Prefeito Miguel Cabral e sua vice, estão em Brasília buscando recursos para a Cidade de São Pedro.
Além dos frutos conquistados na reunião com os Ministros, vários encaminhamentos foram designados para as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Obras.
SPP NEWS
CPI acolhe sugestão de Zenaide para criação de Observatório Parlamentar
Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito quer a participação da senadora potiguar no novo colegiado
A senadora Zenaide Maia (Pros – RN) sugeriu a criação de um observatório parlamentar para o acompanhamento das providências das autoridades sobre indiciamentos e demais recomendações aprovadas ao final da CPI da Covid.“É preciso cobrar as providências das autoridades sobre as recomendações do relatório final da CPI da Covid. Para que ninguém se esqueça do que aconteceu com os brasileiros nessa pandemia. Para que os responsáveis sejam efetivamente punidos. E para que nunca mais esse morticínio aconteça.”, publicou a senadora em rede social logo após a sua participação na CPI, nesta quinta-feira (07).
A sugestão de Zenaide foi acolhida pela CPI e o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP), de imediato, convidou a senadora potiguar para integrar o novo colegiado, que terá bastante trabalho pela frente, pois os últimos depoimentos relativos ao caso Prevent Senior revelaram detalhes macabros sobre o tratamento de pacientes idosos com covid-19.
Emendas de Ubaldo beneficiam mais quatro municípios do RN
Quatro municípios do Rio Grande do Norte foram beneficiados, na manhã desta sexta-feira (08), com assinaturas de convênios e uma licitação, através da liberação de emendas parlamentares do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL). Vieram a Natal assinar os documentos, na Secretaria de Infraestrutura (Centro Administrativo), com o seu titular Gustavo Rosado, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Jardim do Seridó, do Seridó; Lajes Pintadas e Tangará, do Trairi, e Extremoz, da Região Metropolitana.
“Estamos concluindo mais uma etapa de convênios importantes para municípios do RN, que são prioritários do nosso mandato. Algumas de nossas emendas estão recebendo contrapartidas do Governo e dos municípios. Agradeço o empenho da Secretaria de Infraestrutura, através do secretário Gustavo e toda sua equipe técnica, que fizeram evoluir esses processos com toda rapidez. Estamos aqui para reforçar essa parceria em prol do Rio Grande do Norte”, destacou o Deputado. Já o gestor estadual frisou: “Um dia importante que registramos esses convênios. No caso da Rodoviária de Tangará, entramos com o complemento para que esse terminal passe por uma grande recuperação. Parabenizamos o deputado pela ação sempre presente em favor dos municípios”.
Um dos momentos mais emblemáticos foi essa assinatura de edital de licitação da reforma do Terminal Rodoviário de Tangará, que foi assinada pelo vice-prefeito, Augusto Alves, uma obra muito aguardada pela população, orçada em R$ 246 mil, sendo R$ 100 mil de emenda de Ubaldo e o restante de contrapartida do Estado. “O aviso de licitação será divulgado no Diário Oficial. Estamos sempre nessa batalha para conseguir melhorias pro nosso município e agradecemos o empenho constante do deputado Ubaldo e da governadora Fátima”, destacou o vice-prefeito Augusto.
Já o município de Jardim do Seridó recebe R$ 80 mil de emenda do parlamentar, que serão utilizados na pavimentação de ruas dos bairros Bela Vista e Novo Horizonte. O convênio com o Estado foi assinado pelo prefeito Amazan, com presença da vice-prefeita Aninha e do vereador Ozires. “Essas obras vão proporcionar melhores condições de três ruas, que receberão pavimentação. E queremos agradecer a parceria com o deputado, a nossa vice-prefeita Aninha e o vereador Ozires, que solicitaram do parlamentar esses recursos. Jardim do Seridó agradece”, disse o chefe do executivo.
Lajes Pintadas, por sua vez, foi contemplada com R$ 60 mil, que serão aplicados na reforma de quadra de esportes. Assinou o convênio com o secretário Rosado o prefeito Luciano Gomes. O presidente da Câmara, vereador Valdiney, fez questão de participar e o deputado Ubaldo frisou, ainda, a luta do vereador Bruno (infelizmente não pôde participar do ato). “Agradecemos o deputado Ubaldo, pois esse convênio é de grande importância para a comunidade rural de Barros Preto, com mais de 1.200 habitantes. Essa quadra foi abaixo e conseguimos agora sua recuperação e ficamos gratos”, disse o Prefeito.
Da Grande Natal, Extremoz foi contemplada com R$ 100 mil para a pavimentação da rua Felipe Camarão. Como a prefeita Jussara Sales não pôde comparecer, pois está doente, o vereador Jordão Amâncio levou o documento pra ela assinar. “Vai acabar de vez com os transtornos decorrentes das chuvas nessa via pública tão importante do nosso município. Uma obra muito esperada que vira realidade graças ao esforço do nosso deputado Ubaldo Fernandes”, destacou o vereador.
TRE-RN debaterá temas atuais do processo eleitoral em evento com lives na próxima semana
Projeto Prata da Casa vai tratar da segurança do processo eletrônico, participação feminina no processo democrático, desinformação e Fake News
Acontece na próxima semana o Prata da Casa, evento realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte que contará com transmissões de debates sobre temas atuais relacionados ao processo eleitoral brasileiro. As lives acontecerão diariamente de 13 a 15 de outubro, no canal do YouTube do TRE-RN.
Essa iniciativa, que celebra os 25 anos de utilização da Urna Eletrônica no processo eleitoral brasileiro, busca disseminar o funcionamento do processo eletrônico de votação ao eleitorado potiguar. “O tema urna eletrônica tem sido um dos mais comentados do momento e nosso papel é mostrar à sociedade que a urna eletrônica é um sistema seguro de votação e acompanha os avanços tecnológicos. E para isso, nada melhor que debater sobre a segurança dos sistemas eletrônicos de votação da Justiça Eleitoral”, disse o Presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa.
Além da segurança do processo eletrônico de votação, o projeto Prata da Casa, que faz alusão às bodas de prata de um instrumento projetado e desenvolvido como produto nacional, abordará outros temas atuais e relevantes. “A Semana Prata da Casa celebra os 25 anos da Urna Eletrônica e sua importância como instrumento que propicia a segurança do voto no exercício da cidadania, ao lado de temas caros à Justiça Eleitoral, como a participação feminina no processo democrático, desinformação e Fake News. Toda a sociedade está convidada a participar do debate de valores que contribuem para nosso fortalecimento enquanto nação”, explicou a diretora da Escola Judiciária do TRE-RN, juíza Ticiana Nobre.
Em razão da pandemia do Coronavírus, só será permitida a presença dos magistrados, servidores e autoridades convidadas. A imprensa poderá realizar a cobertura do evento, de forma presencial, com limitação de dois profissionais por veículo de comunicação. A população poderá acompanhar o evento através do canal do TRE-RN no YouTube.
PROGRAMAÇÃO DE LIVES DA SEMANA PRATA DA CASA – 25 ANOS DA URNA ELETRÔNICA
Segurança no Processo Eleitoral – 13/10/2021
Palestrantes:
Bruno Andrade – Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE
Edilson Nobre – Ex-Procurador Regional Eleitoral
Mediação: Anna Ruth Dantas – JornalistaParticipação Feminina no Processo Democrático – 14/10/2021
Palestrantes:
Adriana Magalhães – Juíza da Corte Eleitoral do RN
Nina Souza – Vereadora do município de Natal
Mediação: Geraldo Mota – Juiz da Corte Eleitoral do RN
Desinformação e Fake News – 15/10/2021Palestrantes:
Fernanda Zauli – Jornalista e Coordenadora do G1RN
Liz Nóbrega – Jornalista e mestre em Estudos da Mídia pela UFRN
Medição: Fernando Jales – Juiz da Corte Eleitoral do RNDistribuição gratuita de absorventes higiênicos é Lei em Parnamirim
Proposto pelo Vereador Thiago Fernandes e sancionado pelo prefeito Rosano Taveira, o Projeto Nº 100/2021, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas da rede municipal de ensino, já é Lei em Parnamirim. Além de oferecer absorventes para estudantes de baixa renda em período menstrual, a legislação prevê a promoção de campanhas de esclarecimento sobre educação menstrual.
“Observamos que todos os meses eram registradas faltas regulares de meninas em sala de aula. Com apoio das escolas e da Secretária de Educação, constatamos que essa ausência acontecia devido ao período menstrual e a falta de condições para comprar absorventes, veio daí a ideia do Projeto”, comentou o vereador Thiago Fernandes. “Nosso trabalho é tentar diminuir as distâncias sociais e de gênero em nossa cidade. Acreditamos que esse projeto seja totalmente positivo nesse sentido e nosso mandato está muito feliz em poder colaborar com uma pauta tão importante”, concluiu o vereador.
A Prefeitura de Parnamirim, dentro de sua realidade orçamentária, vai incluir os itens de higiene em quantidade adequada às necessidades das alunas em período menstrual, por meio de formas que não as exponham. O Projeto ainda está diretamente ligado à promoção de saúde e higiene dessas estudantes, bem como a sua aprendizagem e frequência escolar.




