Subtenente Eliabe critica posicionamento do secretário de Saúde do RN
A situação da Saúde Pública do Estado foi tema do discurso do deputado Subtenente Eliabe (SDD) durante sessão ordinária desta quarta-feira (10). O parlamentar repercutiu o caso do homem que morreu na sexta-feira passada (5) após gravar um vídeo dizendo que estava infartando e teve atendimento negado no pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
“Sabemos que a saúde pública sempre teve seus problemas, porém estamos vivenciando uma situação nunca vista neste estado”, declarou.
O parlamentar repercutiu também o relato do médico Madson Vital pedindo atenção para com os pacientes e prestadores de serviços que atuam na área.
“Quero deixar toda minha solidariedade a todos os familiares e amigos do senhor José Willams da Rocha, e me assusta o silêncio total e absoluto do secretário de saúde, que não se pronuncia, a não ser para tratar o caso como algo pontual”, disse. “O caso do senhor José Wiliam apenas escancara o caos que está a saúde pública no RN”, finalizou.
Riachuelo: Prefeito Joca Basílio e demais membros da gestão, participam de abertura aos festejos ao Padroeiro
O município de Riachuelo vivencia durante este mês de Novembro, a festividade alusiva ao seu padroeiro. A Festa do Sagrado Coração de Jesus teve sua abertura oficial na noite desta terça-feira, 09. A abertura teve em sua programação inicial uma carreta, batismo de carros e motos, hasteamento de bandeira e missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira.
Como noiteiros, o prefeito Joca Basílio e a vice-prefeita Clébia Sena participaram do evento juntos aos secretários municipais, vereadores e autoridades. Os festejos ao Sagrado Coração de Jesus acontecem até o dia 20 de novembro e recebe o apoio da Prefeitura Municipal.
Governo do RN viabiliza a participação de quase 2 mil artesãos na feira Brasil Mostra Brasil
Governador em exercício diz que os artesãos mostram o Rio Grande do Norte por meio de seus trabalhos
Com o arrefecimento da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado retomou o incentivo à participação presencial dos artesãos em feiras de artesanato, afirmou o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, em visita à 26ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, na noite desta terça-feira, 09.
Este ano, 26 municípios do RN estão presentes na Brasil Mostra Brasil, a maior representação de artesãos do Estado no evento. O governador em exercício disse que o artesanato que o Governo do Estado levou para a Multifeira, com trabalhos em rendas, bordados, de materiais reciclados e outras tipologias, é a expressão da criatividade dos artesãos do RN.
O artesanato resgata personagens, lendas, enfim, a ancestralidade potiguar, assinalou Antenor Roberto. “É uma forma de manter viva a criatividade de nosso povo”, descreveu o governador do Estado em exercício, Antenor Roberto, em visita na noite desta terça-feira, à Multifeira Brasil Mostra Brasil, na Arena das Dunas.
O Governo da professora Fátima Bezerra, que tem uma origem popular, tem esse olhar de valorização das feiras de artesanato.
As feiras no Rio Grande do Norte passaram a ser revitalizadas a partir da gestão da professora Fátima Bezerra, afirmou o governador do Estado em exercício, Antenor Roberto. Segundo ele, por causa dos dois anos da pandemia, o setor teve prejuízos. “Agora, com o arrefecimento da pandemia, o impulso (à atividade artesanal nas feiras) está sendo retomado este ano para que possamos manter viva e acesa a identidade da história a da cultura do Rio Grande do Norte por meio do artesanato”, afirmou Antenor Roberto.
A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, que acompanhou o governador na Feira, destacou que o evento é mais um espaço de comercialização para o artesão potiguar e uma oportunidade, principalmente aquele que é do interior do Estado, de dar visibilidade à arte e à cultura expressa por suas peças. Também acompanhou o governador em exercício, o procurador geral adjunto em exercício, José Duarte Santana.
Para a subcoordenadora do Proarte (Programa Estadual do Artesanato do RN), Graça Leal, da SETHAS, pelos depoimentos dos artesãos na Brasil Mostra Brasil eles demonstram o quanto estão agradecidos ao Governo do Estado pela possibilidade de estar na feira. “Pela primeira vez todos saem de casa e se reencontram na feira. Hoje os artesãos estão colocando seus trabalhos como referência da cultura potiguar”.
O diretor da Feira, Wilson Martinez, que recebeu o governador e toda equipe do Governo do Estado, disse a partir desta quinta-feira a expectativa é um aumento do público.
De 05 a 15 de novembro, em dez dias portanto, é aguardado um público de 80 mil pessoas. A Brasil Mostra Brasil ocupa 12 mil m² de área de exposição e gera de 700 empregos diretos e indiretos.
ARTESÃOS
Pelos estandes da Multifeira, o artesanato está entre os produtos que mais chamam atenção. Este ano, a SETHAS viabilizou a participação direita e indireta cerca de 1.900 artesãs individuais e quatro associações do segmento.
Seu Valdir Alves, 77, de Parnamirim, usa seu artesanato para mostrar como o futebol e o esporte em geral são expressões culturais do país. De acordo com ele, o apoio do Governo do Estado é essencial para que artesãos como ele participem de feiras. Do contrário, não teria condições de pagar por um estande para expor suas peças.
José Carlos (Carlito), 49, disse que levou para a Brasil Mostra Brasil 104 peças exclusivas de fibra de palha de carnaúba. Carlito explicou que sem o apoio do Governo do Estado não teria como participar de eventos como a Feira.
A artesão especialista em produtos de couro, Sidnéia Barbosa, 36, vendeu uma pulseira para o governador Antenor Roberto. Desde os 12 trabalhando com artesanato, ela também disse que sem o apoio da SETHAS/PROARTE não estaria na Brasil Mostra Brasil e outras feiras.
Dona Oscarina Bezerra, 66, de Parnamirim, há 25 anos é presença nas feiras e conta que sem a seleção por editais do Proarte não estaria expondo seus produtos.
Concorda com ela, Margareth Gomes, do Complexo Santá, de Santa Cruz, resumiu que os editais do Governo do Estado são um incentivo para quem vive do artesanato.
O Santá representa 22 artesãos diferenciados pelas peças que reproduzem a cultura e memória do município do Trairi Potiguar. É um artesanato que conta a história da dos ladrilhos do lugar, calçadas antigas, enfim, a arquitetura, as personagens, ícones materiais e imateriais do universo formador da vida em Santa Cruz.
Dona Helena de Medeiros, 86 anos, disse que sempre viveu do artesanato, e estar nas feiras é uma forma de manter seu trabalho vivo.
FEIRA
Brasil Mostra Brasil
Municípios presentes com artesanato:
1- São Gonçalo do Amarante
2 – Ceará Mirim
3 – Currais Novos
4 – Passa e Fica
5 – Cajazeiras
6 – Alto do Rodrigues
7 – Caicó
8 – Santa Cruz
9 – Vera Cruz
10 – Lajes
11 – São Miguel do Oeste
12 – Parnamirim
13 – Natal
14 – São José de Mipibú
15 – Macaíba
16 – Nizia Floresta
17 – Certo Corá
18 – Assú
19 – Mossoró
20 – Ouro Branco
21 – Extremoz
22 – Pendência
23 – Pureza
24 – Timbaúba dos Batistas
25 – Alto do Rodrigues
26 – AcaríServiço:
Evento: 26ª Multifeira Brasil Mostra Brasil
Data: 05 à 15 de novembro 2021
Horário: das 16h às 22h
Local: Arena das Dunas
Ingresso: R$ 10 (dez reais) inteira / R$ 5 (cinco reais) estudante
Site: www.brasilmostrabrasil.com.brFesta da padroeira da Arquidiocese inicia nesta quinta-feira (11)

Tem início nesta quinta-feira, 11, a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A programação de abertura constará de hasteamento das bandeiras e missa, em dois locais e horários: às 16h, na antiga Catedral, e, às 19h, na Catedral Metropolitana. As duas celebrações serão presididas pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.
No período de 12 a 20, na antiga Catedral, às 6h, haverá recitação do terço e missa; às 16h, recitação do Ofício de Nossa Senhora, e, às 16h, missa. Já, na Catedral Metropolitana, às 19h, haverá celebração de novena, presididas por bispos de dioceses vizinhas. Todas as noites, após a novena, haverá funcionamento de quermesse.
Os festejos seguem até 21 de novembro. Nesse dia, a programação iniciará às 5 horas, com a procissão fluvial pelo rio Potengi. Ainda devido à pandemia, não acontecerá a tradicional missa, na Pedra do Rosário. Durante o dia, serão celebradas cinco missas, além de uma carreata, à tarde.
Os fiéis poderão participar, de forma presencial, de todas as atividades, nas duas igrejas, durante a festa. Todo o novenário será transmitido também pelas redes sociais (Youtube e Facebook) da Arquidiocese de Natal.
Neste ano, a festa tem como tema: “Maria, esposa de José, fiel na escuta da palavra e auxílio dos cristãos”.Em jantar, PSB discute candidatura de Joaquim Barbosa em 2022
Foto: Divulgação
A cúpula do PSB voltou a cogitar a candidatura do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa à Presidência da República pelo partido, só que agora em 2022.
A possibilidade foi discutida em um jantar de Barbosa com integrantes da direção da legenda na última quinta-feira (4/11), na sede nacional da sigla, em Brasília.
Na conversa, segundo apurou a coluna com participantes do jantar, o ex-ministro do STF demonstrou “preocupação” com o cenário econômico e social do Brasil.
“Tenhamos paciência. Ele não está fora do jogo. Repito: não está fora”, afirmou à coluna um dirigente do PSB que é aliado de Barbosa e que participou do jantar.
Segundo fontes da cúpula do PSB, o ex-ministro demonstrou disposição em concorrer ao Planalto, mas rejeitou disputar outro cargo majoritário, como a uma vaga no Senado.
Além da candidatura de Barbosa, o PSB negocia possível aliança com o ex-presidente Lula, que pretende disputar o Palácio do Planalto no próximo ano.
Nas eleições de 2018, o ex-ministro do Supremo chegou a ensaiar uma candidatura a presidente da República pelo PSB, mas acabou desistindo de entrar na disputa.
Metrópoles





