BAIXARIA: Deputado do RN chama colega de “burro” durante reunião da Assembleia Legislativa
O deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB) causou repercussão na Assembleia Legislativa do RN ao chamar, durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o colega Subtenente Eliabe (SDD) de “burro”.
O motivo do “ataque” foi a divergência no entendimento do projeto de planos e salários dos servidores. Eliabe já disse que não vai deixar por isso mesmo, segundo informou nos bastidores da Assembleia.
Portal 96 FM
Cursinho Potengi realizará confraternização e pelada beneficente
O Cursinho Potengi que é sinônimo de aprovação na região Potengi, realizará neste sábado (18) a confraternização entre seus alunos e ex-alunos. Como também, uma pelada beneficente que acontecerá na Arena Gol de Placa em São Paulo do Potengi.
Para a ocasião, o Cursinho Potengi pedi que por gentileza, cada participante do evento leve 1kg de alimento não perecível, o qual será destinado a confecção e doação de cestas básicas.
Festa de Santa Luzia é encerrada com uma linda procissão
Com uma linda procissão com a imagem de Santa Luzia, a Paróquia de São Paulo Apóstolo encerrou na noite desta segunda-feira, 13, mais uma festa dedicada a padroeira do bairro Santos Dumont, João XXIII e Campo Grande.
A procissão saiu da Igreja Matriz até a Capela de Santa Luzia. Em seguida, houve celebração Eucarística presidida por Padre Ramos.
Logo após, ocorreu o tradicional festival de prêmios.
Jornalistas do Comitê de Imprensa da ALRN elegem Albert Dickson Parlamentar do Ano
Os jornalistas que fazem parte do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram, nesta terça-feira (14), Albert Dickson (PROS) como o Parlamentar do Ano. Estavam aptos a votar 42 profissionais que cobrem as atividades parlamentares. Desses, 41 jornalistas estiveram presentes. O deputado obteve 29 votos dos jornalistas que compõem o Comitê de Imprensa da Casa.
“Recebo com muita alegria esse reconhecimento de uma classe tão importante como os jornalistas. Profissionais essenciais para o fortalecimento da democracia”, disse Albert ao ser comunicado sobre o resultado da eleição, pelo presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, Oliveira Wanderley.
Os vinte e quatro deputados estavam aptos a serem votados. Albert Dickson recebeu 29 votos; Tomba Farias, 10 votos e os deputados Galeno Torquato e Kelps Lima receberam um voto cada.
A entrega da placa de Parlamentar do Ano ocorrerá na próxima quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa. “Esse ano tivemos uma participação recorde dos jornalistas aptos a votar. Todos membros do Comitê de Imprensa da Casa e escolheram aquele que, na sua visão, teve atuação de destaque durante o ano. De parabéns o deputado Albert”, explica o jornalista e presidente do Comitê, Oliveira Wanderley.
A premiação que ocorre desde 1982, elegeu o parlamentar com atuação destacada ao longo do ano. A eleição ocorreu no 2º andar do prédio da Assembleia Legislativa, no espaço do restaurante – local amplo, ventilado e com janelas abertas, além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel, seguindo as normas de biossegurança.
Com participação recorde, municípios debatem remapeamento do turismo no Rio Grande do Norte
A Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) realizou na manhã desta terça uma reunião de orientação direcionada para os gestores municipais
O Mapa do Turismo é um instrumento legal que abre as portas para políticas públicas que ajudam a profissionalizar a gestão turística, estruturar o setor e promover os destinos turísticos. Foi para tirar as dúvidas dos municípios, que já fazem parte ou querem integrar essa ferramenta, que a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) realizou na manhã desta terça uma reunião de orientação direcionada para os gestores municipais.
Com mais de 100 participantes, a atividade teve adesão recorde de 67 municípios de todas as regiões do estado. Desses, 18 são municípios novatos que buscam entrar no mapa pela primeira vez. Além dos gestores do turismo, também estiveram presentes o Prefeito de Pureza, Neto Moura, o Vice-Prefeito de Felipe Guerra, Francisco Ubiracy Feitosa, e Gabriela Duarte, Gerente Executiva da ABIH/RN.
O mapa é um primeiro passo para que um município turístico possa se alinhar aos princípios da Política Nacional de Turismo, e assim fomentar a captação e promoção de investimentos na área. A Secretária Estadual de Turismo, Aninha Costa, fez fala na abertura do evento e destacou a importância do mapeamento para a regionalização da atividade.
“A regionalização é uma prioridade da nossa gestão. Acreditamos que o turismo tem poder para impactar direta ou indiretamente um território. Mesmo que esse município não tenha vocação ele pode desempenhar um papel chave ao prover serviços que atendam o turista que visita aquela região. Integrar o Mapa do Turismo é um primeiro passo para que esse município seja visto e para que tenha protagonismo, além de buscar uma melhor estrutura para seu destino”, explica Aninha.
A reunião foi conduzida pela Coordenadora de Articulação e Ordenamento da SETUR, Rosângela Moreno, que apresentou ponto a ponto a portaria do Ministério do Turismo que estabelece critérios para adesão dos municípios ao mapa.
A expectativa é alta por parte dos municípios que querem integrar um dos polos turísticos mapeados pelo Ministério do Turismo, é o caso de Timbaúba dos Batistas que vê na volta do município ao mapeamento como uma chance para alavancar a economia local. “Fora do mapa o nosso município fica isolado. Com o nosso retorno, se ampliam as oportunidades para o município. Para Timbaúba isso pode significar um aquecimento na economia, na cultura e na procura por nossos atrativos turísticos”, analisa Salmira Torres – Secretária Municipal de Turismo de Timbaúba dos Batistas.
Estar dentro do Mapa do Turismo significa uma oportunidade também para regularizar e legalizar os serviços turísticos por meio do Cadastur, Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, e com isso garantir ao município um maior acesso a políticas públicas que beneficiam o setor.
“Depois de um trabalho intenso com o Cadastur, conseguimos mostrar ao Ministério do Turismo o quanto o setor turístico na nossa cidade está desenvolvido e mais bem preparado. E a nossa intenção é que as empresas entendam o quanto é preciso que estejam legalizadas, buscando o Cadastur”, analisa Janielle Linhares da Silva, Secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso.
O prazo para cadastramento dos municípios que querem renovar a participação no Mapa do Turismo ou integrar a iniciativa pela primeira vez encerra-se em Janeiro de 2022.




