Imprevisível, presidente Bolsonaro declarou que Mourão poderia continuar como seu vice em 2022
Bolsonaro e Mourão. Foto: Reprodução A imoralidade do “Fundão” eleitoral
Verdadeiro escárnio, a aprovação na Câmara dos Deputados do bilionário “pacote” de R$ 5,7 bilhões de reais destinado ao “Fundão”, para bancar as campanhas de 2022. Agora, dependerá do Senado a confirmação para garantir os bolsos cheios de dinheiro dos partidos. Além disso, emendas orçamentárias de valores altíssimos.Dinheiro
O financiamento público deve existir. Porém, com absoluta “parcimônia”, diante do quadro caótico instaurado com o alastramento do coronavírus. Essa conjuntura exige ações urgentes para socorrer, principalmente aos mais pobres.Injustificável
R$ 5,7 bilhões é uma cifra demasiada. Cada centavo vale um milhão para salvar vidas. A campanha de 2002, com menos recursos, poderia ser exemplar, na medida em que o eleitor votasse livremente, basicamente com os esclarecimentos advindos da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. Sabe-se que a tecnologia tornou muito mais barata a realização de uma campanha.Agravante
O mais grave é que o dinheiro será manipulado ao bel prazer das cúpulas partidárias, que usam para pagamento de salários astronômicos, marketings milionários e até aluguel de mansões, em Brasília. Regra geral, quem não tem mandato, nada recebe. Há anos isso acontece. E como a mudança depende dos partidos beneficiários, as maiorias se formam no Parlamento para evitá-las. Até quando? É o caso de lembrar Cícero, o orador da República Romana: “até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? ”Reabertura
Fato relevante para a cultura potiguar a reabertura do Teatro Alberto Maranhão. Um patrimônio do nosso estado.Objetivo
Lula ao aproximar-se de Alckmin busca interlocutor com grupos político e sociais mais distantes do partido. Repete a estratégia usada com José Alencar. Porém, há reações contrárias em áreas radicais do PT.Frente
A intenção de Lula é formar frente de apoio à sua candidatura, que poderá ir além de aliados tradicionais da centro esquerda, como o PSB, o PCdoB, o PV e talvez a Rede e o PSOL.Reaproximação
Fala-se que o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia e o presidente do DEM, ACM Neto estão se reaproximando.Lula
Em jantar, no último domingo, o ex-presidente Lula disse que não é ainda candidato a presidente. Negou convite a Alckmin para vice. Mas fez um discurso exaltado em tom de campanha, falando sobre a necessidade de enfrentar a fome, o desemprego e o ódio.STF
O ex-ministro Marco Aurélio Mello, que atuará como parecerista, declarou que o STF tem decidido no “vácuo deixado pelo Executivo”.Voto
O Datafolha constata, que 70% dos eleitores não alteram a sua intenção de voto, caso se confirme a aliança de Lula com Alckmin.Idas e vindas
No seu estilo imprevisível, Bolsonaro declarou, que Mourão poderia continuar como seu vice em 2022. Durante o mandato tem sido de tensões a convivência dos dois.Paris
A Prefeitura de Paris confirmou que não haverá apresentações de fogos de artifício e shows no Réveillon da Champs Elysées. O motivo é o risco de explosão de casos de Covid, por causa da variante Ômicron.Dúvida
Na formação de federações partidárias há dúvida se todos os partidos serão obrigados a apoiar os mesmos candidatos a governador? Podem fazer alianças regionais com partidos isolados? O TSE dará orientação, mas só em fevereiro, depois do recesso.Apoio
A tendência do ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, é apoiar João Doria para presidente. Uma ala quer apoiar Moro.Gesto
O candidato derrotado à presidente do Chile cumprimentou o vitorioso. Prova de civilidade política.Com informações do Jornal Agora RN
Caixa paga hoje Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 8
Benefício é de pelo menos R$ 400 por família/ Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil A Caixa Econômica Federal paga hoje (21) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 8. O benefício é de, no mínimo, R$ 400 por família.
As datas de pagamento seguem o modelo do antigo Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. Em dezembro, em função do feriado de Natal, os pagamentos vão até 23, com a antecipação em uma semana em relação ao calendário regular.
Veja a tabela
NIS final 1 10 de dezembro
NIS final 2 13 de dezembro
NIS final 3 14 de dezembro
NIS final 4 15 de dezembro
NIS final 5 16 de dezembro
NIS final 6 17 de dezembro
NIS final 7 20 de dezembro
NIS final 8 21 de dezembro
NIS final 9 22 de dezembro
NIS final 0 23 de dezembroO beneficiário pode consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.
A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.
Com informações da Agência Brasil
Realização do Carnatal não alterou número de casos de Covid-19, segundo dados da Sesap/RN

Corredor da folia do Carnatal 2021 – Foto: Dinarte Mariz Com alta participação de potiguares e turistas, o Carnatal 2021 gerou uma grande preocupação à população norte-rio-grandense. Com um expressivo fluxo de pessoas entre os quatro dias de micareta, realizada entre 9 e 12 de dezembro, foi gerado um debate acerca de um possível aumento de casos de Covid-19. Entretanto, dez dias após a realização do evento, o número de contaminados não aumentou no RN.
De acordo com o boletim epidemiológico diário da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), entre os dias 13 e 19 de dezembro, semana consecutiva ao evento, 26 novos casos de Covid-19 foram registrados. Um número abaixo do que os índices na semana do próprio Carnatal apresentavam, quando foi notificado 441 casos entre os dias 6 e 12 de dezembro.
A micareta restringiu o acesso dos foliões ao evento somente apresentando o cartão vacinal completo com as duas doses ou dose única da Janssen. O diretor do Laís, Ricardo Valentim, em entrevista ao NOVO Notícias, na edição pré-carnatal, ressaltou que o evento era seguro para ser realizado.
“Considerando o cenário de 2020 com o cenário atual, a avaliação do Lais é que a realidade de novembro e dezembro de 2021 é mais segura para o planejamento e realização de eventos do que em 2020”, disse Valentim à época.
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação de leitos críticos para Covid-19 também não houve um aumento percentual depois do Carnatal. Entre os dias 9 e 12 de dezembro a taxa tinha uma média de 30,38% de ocupação. Agora, dez dias após o início do evento, o percentual de ocupação dos leitos é de 29,3%.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 111 leitos disponíveis e 46 leitos ocupados por internados com Covid-19. A pandemia já vitimou 7542 potiguares desde março de 2020 até o fechamento desta matéria.
Novo Notícias
Construido com recursos próprio, Prefeitura de Riachuelo inaugura UBS
Em solenidade realizada na manhã segunda-feira, 20, a Prefeitura de Riachuelo inaugurou sua mais nova UBS que recebeu o nome Deusa Maria de Brito (in Memorian), em homenagem a profissional que atuou durante muitos anos na saúde do município.
Além de familiares e servidores da saúde, a solenidade contou com a presença do prefeito Joca Basílio, a primeira-dama Leninha Teixeira, o ex-prefeito Júnior Bernardo, o secretários: Anderson Brito (Saúde), Thaymara Pontes (Obras), Rêmulo Basílio (Finanças), Rômulo Basílio (Educação), Clemilson Sena (Administração), Caetano Sena (Gabinete Civil), Damião Neto (Assistência Social), Alex Lima (Controladoria) e os vereadores Graciliano Belchior e Washington Alves.
O evento contou com um forte momento de emoção quando o secretário de saúde e filho da homenageada, Aderson Brito, falou ao público do impacto que sentiu ao saber que o prefeito Joca indicou o nome de sua mãe para o nome da UBS.
O prefeito Joca Basílio justificou a indicação do nome da homenageada pela sua contribuição aos serviços municipais de saúde. O prefeito ainda destacou a importância de entregar a população uma obras realizada com recursos próprios, relembrando as diversas ações desenvolvidas ao longo do ano de 2021 na área da saúde.
“A saúde é nossa bandeira. Tenho certeza de que o povo de Riachuelo está sendo bem tratado. Nós temos muito o que comemorar na saúde e só tenho que agradecer a toda equipe.”
Moro critica jantar de Lula e Alckmin: “Comemoração da impunidade”

O ex-ministro e pré-candidato à Presidência Sergio Moro (Podemos) criticou nesta 2ª feira (20.dez.2021) o jantar de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (sem partido), possível chapa ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022. O jantar foi realizado no último domingo (19.dez).
“Impressão minha ou ontem assistimos a um jantar comemorativo da impunidade da grande corrupção?”, disse Moro no Twitter….
Poder 360
Deputado defende saída do RN do Consórcio Nordeste: ‘carrapicho furando o corpo’
O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) associou, nesta segunda-feira (20), o Consórcio Nordeste a um “carrapicho” furando o corpo do Rio Grande do Norte, que deveria se livrar desse bicho para “ficar livre para andar”. Segundo o parlamentar, o RN deveria sair por livre e espontânea vontade do consórcio. A declaração foi feita no programa Jornal da Manhã, na Jovem Pan News Natal.
Segundo o parlamentar, um consórcio tem seus pontos positivos, por ser um “instrumento jurídico e administrativo para ter compras mais baratas”, mas que o fato é que o conceito está desgastado e mal visto hoje na sociedade. Em sua opinião, o RN foi penalizado por essa associação e deveria deliberadamente deixá-la. “Se o governo tivesse feito essa análise crítica, acho que de livre e espontânea vontade, [os governantes] já deveriam ter saído. Não é o consórcio que vai salvar a gente da covid ou vai nos dar novas perspectivas jurídicas. Acho que [se tivessem saído do consórcio] se livrariam de um desgaste”, comentou.
Com informações da Tribuna do Norte e do Grande Ponto.
Aplicativo potiguar prepara grande ação de fim de ano, com cashbacks de até 70%
O Presentão de Natal do Koinz conta com uma extensa rede de lojistas parceiros e promete aquecer o comércio local
O comércio tende a ser aquecido, em dezembro, por causa das festividades de fim de ano. Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a flexibilização das normas sanitárias, os potiguares começam a se preparar para o Natal e o Ano Novo. Ciente do aumento dos gastos nesse período, o aplicativo de cashback Koinz prepara mais uma grande ação, garantindo devolução de até 70% do dinheiro gasto, além do uso dessa quantia em novas compras.
O “Presentão de Natal do Koinz” terá percentuais de cashback variando de 20% a 70%, em toda a rede de lojistas parceiros. Além disso, o Koinz oferecerá cashback diferenciado, na última semana de dezembro, num dos segmentos mais procurados: o de combustíveis. Serão cashbacks de 10% nos postos parceiros.
Números do app
De acordo com Manoel Júnior, diretor comercial do Koinz, atualmente o app possui mais de 60 mil usuários, que podem comprar em mais de 200 lojas locais. “Na prática, os usuários trazem o app para o seu cotidiano, usufruindo dele para pagar as compras diárias. Além disso, há uma extensa rede de parceiros do ramo da gastronomia, a qual compõe a lista dos segmentos preferidos dos usuários, assim como os postos de combustíveis”, explica.Manoel acrescenta que mais de R$ 1 milhão já foram injetados na economia estadual, por meio de cashbacks distribuídos diariamente pelo aplicativo, que é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS. “Nossa atuação exitosa se dá por meio do fomento ao consumo e fidelização de clientes em lojas do mercado local. Ao mesmo tempo, nossa comunicação estimula o consumo inteligente, ou seja, a compra com ofertas que garantam dinheiro de volta ao usuário, em adição ao uso desse valor em novas compras”, conclui o diretor comercial.
Vantagens
O cashback é um modelo que já funciona em vários países, atraindo milhões de usuários que economizam e faturam em cada compra. De acordo com Maxwell Flor, presidente do Posto Amigo, “é uma moda que veio para ficar”. O empresário ressalta que, sobretudo no contexto atual de alta nos combustíveis, os clientes carecem de recursos para driblar a inflação.O empresário classifica como positivos os retornos da parceria com o app. “A clientela se mostra muito mais satisfeita por causa desse inovador recurso, o que resulta na busca pelo nosso estabelecimento”, comemora.
Neste fim de ano, em relação às expectativas de vendas, Maxwell se mostra otimista. “Podemos perceber o aumento do fluxo de clientes, sobretudo porque as pessoas têm saído mais de casa em decorrência da flexibilização das normas sanitárias da pandemia, além de viagens e confraternizações desta época. Aumentar o consumo de combustíveis significa elevar também os gastos, reforçando a importância do cashback”, conclui.






