Fux: “Não há mais espaços para ações contra a democracia e violência as instituições”
crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF No retorno aos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (1°/2), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, destacou que “há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas”.
Em seu discurso, o magistrado pediu que o ano eleitoral seja marcado pela “estabilidade e tolerância”. Fux também afirmou que o período serve para lembrar o quão importante é cultivar valores democráticos.
“ É imperioso que não olvidemos que entre lutas e barricadas, vivemos um Brasil democrático, um Estado de Direito no qual podemos expressar nossas divergências livremente, sem medo de censuras ou retaliações”, afirmou.
Fux também ressaltou que a lei e a liberdade de imprensa estão “acima de qualquer que seja o resultado das eleições”.
Foram convidados a participar, também, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Bolsonaro chegou a confirmar a participação na solenidade, mas desistiu e embarcou para São Paulo para visitar as enchentes no estado. O chefe do Executivo vive um clima tenso com a Corte mais uma vez, desde que decidiu não ir depor à Polícia Federal na última sexta (28/1).
Ontem, no Rio de Janeiro, o presidente afirmou que faltou ao depoimento por decisão do advogado-geral da União, Bruno Bianco. O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), acompanhou a transmissão de hoje no lugar de Bolsonaro.
Solenidade
A sessão começou pouco depois das 10h desta terça-feira, de forma remota. Apenas o ministro Luiz Fux estava presencialmente na Corte. Para o primeiro semestre deste ano, estão marcadas 39 sessões de julgamento.Com informações do Correio Braziliense
IFRN divulga edital com 1.262 vagas em cursos de graduação pelo Sisu
IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou nesta segunda-feira (31) um edital para o processo seletivo de cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, são 1.262 vagas disponíveis.
As oportunidades são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.
São 516 vagas para cursos de licenciatura, 619 para tecnologia e 136 para engenharia. Há oportunidades em 16 campi do IFRN e são destinadas a participantes da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos do Enem precisam ter obtido nota superior a zero na Redação e não terem participado na condição de “treineiro”.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir do dia 15 de fevereiro a até o dia 18 do mesmo mês. A inscrição é pelo Portal do Sisu.Ao acessar o site do Sisu, o candidato faz o cadastro no ‘Login Único’ do Governo Federal e cria uma conta Gov.br, caso seja seu primeiro acesso. Caso já possua cadastro, bastará inserir o número de CPF e senha.
Em seguida, o candidato será retornado ao Portal do Sisu para dar continuidade à inscrição. Neste momento, o interessado poderá se inscrever em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, curso, campus, turno e modalidade de concorrência.
Classificação e resultado
Para efeito de classificação, serão consideradas as pontuações obtidas em cada área do Enem do último ano: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação.O resultado com a lista de estudantes com classificação na chamada regular do processo seletivo será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2022, no Portal do IFRN.
Com informações do G1 RN
RN registra 38.664 casos de covid-19 em janeiro, sete vezes o acumulado de dezembro
Foto: Reprodução Alex Régis Terminado o primeiro mês do ano, o Rio Grande do Norte contabilizou 38.664 casos de covid-19 no período, número sete vezes a quantidade de 5.754 diagnósticos notificados para a doença no mês anterior. Nos 31 dias de janeiro, foram confirmadas 134 óbitos por causa da covid-19. Em dezembro do ano passado, o número de mortes foi de 75.
O Rio Grande do Norte terminou janeiro com uma estimativa de 377.952 pessoas diagnosticadas com a doença e em acompanhamento pelos municípios potiguares. No fim do ano passado, essa estimativa era de 30.907 casos em acompanhamento.
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Diana Rêgo, disse que o aumento de casos foi identificado desde a primeira semana de janeiro. Ela destacou a necessidade de se manter os cuidados, como uso de máscaras e distanciamento social, além de priorizar a vacinação.
“Nós temos ainda um número de óbitos que, embora a gente tenha visto que ainda é baixo, já supera o que tivemos em dezembro. O perfil de óbitos que tem ocorrido no estado do Rio Grande do Norte são de pessoas, em sua maioria, idosas, com comorbidades e que não possuem o esquema completo de vacinação”, disse Diana Rêgo.
Nesta terça-feira (1º), o Rio Grande do Norte tem 208 mil pessoas com doses de vacinas contra a covid-19 em atraso. Ao todo, 86% da população potiguarjá recebeu pelo menos alguma dose. O percentual de pessoas totalmente vacinadas é de 77%. A terceira dose já foi aplicada em 848.528 pessoas, o que representa 26% da população do Estado.
“A gente precisa que as pessoas completem o esquema de vacinação, que tomem a terceira dose. É a nossa estratégia mais eficiente contra o coronavírus”, afirmou Diana Rêgo.
No acumulado, desde o início da pandemia, o Estado já registrou 425.866 casos de covid-19. Nesse período, 7.705 óbitos foram confirmados para a doença.
Com Informações da Tribuna do Norte
Prefeitura de Mossoró garante espaço para circulação de pedestres e ciclistas
Prefeitura garante espaço exclusivo para circulação de pedestres e ciclistas. Foto: Divulgação A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), avança em mobilidade urbana com projetos que priorizam o pedestre na ocupação do espaço urbano. Pensando nisso, o município iniciou nesta segunda-feira 31, a implantação de área reservada à circulação de pedestres e ciclistas na avenida João da Escóssia.
Destinar ruas e avenidas para circulação exclusiva de pessoas é um dos projetos realizados pelo Departamento de Engenharia da SESDEM. A nova sinalização adicionada na avenida, no trecho que compreende a Praça do Rotary e o Shopping, vai permitir a circulação exclusiva de pedestres e ciclistas durante o horário das 5h às 6h30, todos os dias da semana. A proposta visa garantir a segurança das pessoas que utilizam a via para a prática de atividades esportivas.
O trânsito de veículos será permitido na faixa direita da avenida. A medida começa a valer a partir desta terça-feira, 1º de fevereiro. Em agosto do ano passado, o Departamento de Mobilidade realizou estudos de viabilidade com simulações para avaliar o comportamento dos condutores, pedestres e ciclistas.
De acordo com Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, o projeto foi uma das sugestões recebidas durante a consulta pública no programa ‘Mossoró Mobilidade’. “Foi um pedido da população durante o Mossoró ‘Mobilidade’. As pessoas queriam um espaço reservado para praticar atividades esportivas como caminhada ou andar de bicicleta. Então, realizamos estudos de viabilidade, montamos o projeto, realizamos simulações e agora estamos implantando a sinalização”, disse.
“Estamos melhorando a mobilidade de Mossoró. A população solicitou, realizamos estudos e agora estamos adicionando a sinalização. É um avanço para a cidade. Quem ganha é a população que a partir de agora conta com mais um espaço para a prática de atividades esportivas”, explicou Cledinilson Morais, secretário de Mobilidade.
“Uma área segura para aquelas que vão utilizar a avenida para prática de atividades esportivas. A via foi totalmente sinalizada. Contém a sinalização horizontal, aquela feita no pavimento, e a sinalização vertical. A partir desta terça, vamos estar com essa área reservada para a circulação de pedestres”, enfatizou Luís Correia.
O diretor de Mobilidade lembra que “o lado direito da via está reservado para o condutor trafegar normalmente. É extremamente importante a atenção durante esse horário. Inicialmente vamos ter o agente de trânsito orientando a população sobre a utilização da via”, completou.
Potigás anuncia redução de 10% no preço do gás natural no RN
Aumenta procura por gás natural — Foto: Reprodução EPTV Os usuários do gás natural canalizado no Rio Grande do Norte devem pagar mais barato pelo combustível a partir deste mês de fevereiro. A redução da tarifa foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Arsep/RN) e publicada na edição de terça-feira (1º) no Diário Oficial do Estado.
Segundo a Companhia Potiguar de Gás (Potigás), a diminuição ficou em torno de 10% e vale para todos os segmentos de atuação da empresa. No caso do GNV – o gás usado no abastecimento de carros, por exemplo, a redução será de R$ 0,37 no metro cúbico do combustível.
A redução da tarifa no Rio Grande do Norte vai na contramão do que vem ocorrendo em outros estados da federação que registram aumento de até 50% no gás natural canalizado ou sustentam a tarifa mediante liminar judicial.
Segundo a Potigás, a medida foi possível porque o estado não conta mais com fornecimento exclusivo da Petrobras para suprir o mercado local.
Desde 1º de janeiro, a companhia tem contrato com a empresa Potiguar E&P, vencedora da chamada pública realizada em 2021 para compra de gás. A diretora presidente da Potigás, Larissa Dantas, explica que a baixa no preço do gás, além de aliviar o bolso dos potiguares também irá contribuir com a retomada da economia e atrair novas indústrias para o estado.
“Em um momento de alta da inflação que corrói os salários dos brasileiros e impacta fortemente o caixa das empresas, o Rio Grande do Norte tem a tarifa do gás reduzida. Essa medida irá aumentar a competitividade do nosso estado, favorecendo a atração de indústrias, o que irá ajudar na retomada econômica e trazer emprego e renda”, afirma.
De acordo com ela, a expectativa da Potigás era que a redução fosse ainda maior. No entanto, dois fatores impactaram no reajuste do preço. O primeiro deles é o aumento de 17,8% na tarifa de transporte, divulgada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no dia 20 de janeiro. O outro fator foi o aumento da demanda do gás no estado.
Em setembro de 2021, a Potigás assinou contrato com a Potiguar E&P para o fornecimento de até 236 mil m³/dia para os anos de 2022 e 2023. Com a divulgação que o preço do gás iria reduzir no Rio Grande do Norte enquanto que nos demais estados com distribuição da Petrobras iria aumentar, cresceu a procura pelo gás natural no RN.
A Potiguar E&P não pôde atender esse acréscimo no volume e a Potigás precisou contratar outra empresa para suprir essa nova demanda.
Com informações do G1 RN




