Na manhã desta quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Parnamirim deu início às atividades do ano legislativo de 2022. No Plenário Dr. Mário Medeiros, o prefeito Rosano Taveira realizou a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo.
A sessão especial de instalação e abertura da 2ª Sessão Legislativa desta legislatura foi aberta pelo presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Wolney França. Estiveram presentes os parlamentares do Poder Legislativo, servidores da Casa, o prefeito Rosano Taveira, a vice-prefeita Kátia Pires, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Alda Lêda Taveira e outros representantes do Poder Executivo, jornalistas, além da população em geral.
O discurso do prefeito Rosano Taveira veio a celebrar os trabalhos realizados em 2021 em razão do povo parnamirinense, apesar dos desafios do cenário pandêmico. O prefeito destacou as ações que contribuíram ainda mais com o desenvolvimento de Parnamirim, e ressaltou o apoio do Poder Legislativo Municipal. “Nessa luta me senti apoiado por esta importante Casa, que nos proporcionou as condições legislativas para enfrentarmos desafios”.
Em suas considerações no fim da sessão, Wolney França declarou: “Alegria por estarmos começando mais uma etapa do nosso trabalho, conscientes dos desafios que teremos nos próximos meses”. Na ocasião, Wolney também falou sobre os projetos da Câmara de Parnamirim para 2022, como o processo eletrônico, a TV Câmara e a criação do Gabinete Sustentável.
Na noite desta terça-feira, 01, ao lado de amigos estive prestigiando a 27° edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART, que acontece no Centro de Convenções em Natal. Ao visitar vários stande, encontrei logo de longe, um Sao-tomeense.
Um ser humano que carrega consigo, um legado de muita história e conquista. Por onde anda, nunca nega suas origens. Bastante conhecido no meio dos artesãs do RN, pelo trabalho belíssimo que desenvolve.
Pois bem, estou falando do Raul do Mamulengo. Sua inventividade extrapola os habituais bonecos de luvas, encontrados na maioria dos brincantes. Destaca-se no seu saber-fazer, construindo vários tipos de bonecos em madeira. Ministra oficinas e além do mais, palestras apresentando as etapas de sua confecção.
Consta ainda em seu currículo, entrevistas na mídia local, jornais e TV.
Raul do Mamulengo, um ser incrível e cheios de histórias!
Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal em janeiro foram os maiores já registrados para o mês desde o começo da série histórica, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 360 km² no mês passado, conforme medições do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
O sistema compilou dados até o dia 21 de janeiro. Mesmo com os números parciais, área é a maior para o mês desde que o monitoramento começou, em 2015. O monitoramento do Inpe é atualizado sempre às sextas-feiras, considerando o desmatamento encontrado até a semana anterior.
‘Campeões’ do desmatamento
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
O Mato Grosso foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 118km². Em seguida vieram Rondônia, com 99 km², Pará, com 52 km², e Roraima, com 41 km².
O Amazonas teve 49 km² sob alerta; Acre, 9 km²; e o Maranhão, 1 km². Tocantins e Amapá não registraram alertas.
Programa Auxílio Brasil/ Foto: Reprodução Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Instrução normativa publicada no Diário Oficial da União de hoje (2) estabelece o calendário operacional para a gestão das exigências de saúde e de educação, visando o recebimento dos benefícios do Programa Auxílio Brasil. A instrução número 10 apresenta também o calendário relativo às aplicações de efeitos decorrentes do descumprimento dessas condicionalidades, e relativo ao registro e avaliação de recursos administrativos contra esses efeitos.
Saúde
Com relação ao acompanhamento das condicionalidades de saúde, há dois períodos de vigência previstos para o acompanhamento. O primeiro (de janeiro a junho) estará aberto para a coleta no período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2022. O sistema para registros ficará disponível entre 14 de fevereiro e 4 de julho de 2022.
O segundo período de vigência estará aberto para coleta entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2022. Os registros no sistema deverão ser feitos entre 8 de agosto de 2022 e 2 de janeiro de 2023.
Educação
A instrução normativa apresenta também o período de coleta e registro no Sistema Presença do Ministério da Educação (MEC). Estão previstos cinco períodos de acompanhamento entre março e novembro. O primeiro deles (fevereiro/março) terá início em 14 de março, com a abertura do sistema para impressão dos formulários. O registro no sistema, relativo a este primeiro período, deverá ser feito entre os dias 1º e 27 de abril de 2022.
O Anexo 2 da Instrução Normativa apresenta os prazos dos outros quatro períodos de acompanhamento. O último deles (outubro/novembro) terá o sistema encerrado em 22 de dezembro de 2022. Os formulários do último período estarão disponíveis em 14 de novembro.
O Ministério da Cidadania alerta que as datas apresentadas na Instrução Normativa “poderão sofrer alterações em decorrência da situação de pandemia provocada pela covid-19”. Nesse sentido, é importante que o beneficiário esteja sempre acompanhando eventuais atualizações dos calendários.
Duelo em Itaquera, às 21h35, terá transmissão da Rádio Nacional/ Foto: Ivan Storti/ Santos FC
O primeiro clássico do Campeonato Paulista envolve rivais alvinegros que iniciam a temporada questionados pelas respectivas torcidas. Nesta quarta-feira (2), Corinthians e Santos se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, pela terceira rodada do Estadual. A bola rola a partir das 21h35 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Luiz Ademar, reportagem de Juliano Justo e plantão de notícias de Bruno Mendes.
O Timão soma quatro pontos, lidera o Grupo A e saiu vitorioso do compromisso da última rodada. No domingo (30), os comandados de Sylvinho bateram o Santo André por 1 a 0 no estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP). A pressão exercida pelo Ramalhão no segundo tempo do confronto, porém, incomodou o torcedor, que desde o ano passado contestam o trabalho do treinador.
“Ganhei três títulos paulistas aqui [como jogador], é uma alegria vencer esse campeonato. Tive oportunidade de vencer Brasileiro, Copa do Brasil, fiz mais de 270 jogos por esse clube. [A pressão] Não atrapalha nada. Tenho experiência. Nosso ambiente é muito bom”, minimizou Sylvinho, após a partida no ABC paulista.
O goleiro Cássio testou positivo para o novo coronavírus (covid-19) e desfalca o Corinthians. Por outro lado, o zagueiro João Victor e o o meia Renato Augusto, poupados contra o Santo André, voltam ao time. A provável formação terá Matheus Donelli; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz; Gabriel, Giuliano e Renato Augusto; Róger Guedes e Gustavo Mantuan.
O Santos, por sua vez, busca não só a primeira vitória em 2022, como o primeiro gol da temporada. O Peixe soma um ponto e aparece em terceiro lugar no Grupo D, fora da zona de classificação (somente os dois primeiros avançam às quartas de final). No sábado passado (29), o Alvinegro Praiano perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, em Santos (SP).
“A gente sabe da qualidade do atleta e o quanto ele vai acrescentar para que o time cresça, evolua e construa jogadas, municiando jogadores do ataque e criando mais chances de gol”, destacou o auxiliar Leandro Silva, que substituiu Carille no comando santista diante do Botafogo-SP.
Recuperado da covid-19, o técnico Fábio Carille retorna ao comando da equipe. O zagueiro Kaiky, que também esteve infectado, será opção no time titular. A expectativa, no entanto, é pela estreia de Ricardo Goulart, principal reforço santista da temporada. O atacante foi regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na terça-feira (1º). O Santos deve atuar com: João Paulo; Velázquez, Luiz Felipe (Kaiky) e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Carlos Sánchez e Lucas Braga; o camisa 10 Ricardo Goulart, Marcos Guilherme e Ângelo.
Mais dois jogos movimentam o Paulistão nesta quarta, ambos começando às 19h. A Ponte Preta recebe o Novorizontino no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), enquanto o Santo André disputa o clássico do ABC com o São Bernardo no Bruno José Daniel.