
Encontro contou com a presença de titulares e adjuntos da administração direta e indireta do Estado
A governadora Fátima Bezerra reuniu o secretariado estadual nesta sexta-feira (2) para fazer um balanço da gestão e avaliar o andamento das principais políticas públicas em execução no Rio Grande do Norte. O encontro, realizado no auditório da Governadoria, contou com a presença de titulares e adjuntos da administração direta e indireta do Estado.
“Foi uma oportunidade para discutir as ações do Governo do Estado. Avançamos muito, mas ainda há muito por fazer. A reunião mostrou que o compromisso que temos com o Rio Grande do Norte é maior do que qualquer outra coisa. Saio daqui ainda mais entusiasmada, esperançosa e, sobretudo, confiante de que o Rio Grande do Norte está no rumo certo. Sigamos!”, disse Fátima Bezerra, ao término do encontro.
Entre os destaques, a governadora disse que lançará até o fim de maio a licitação para restaurar mais 620 km de rodovias estaduais, com obras iniciando no segundo semestre. Esta nova fase se soma aos 800 km já recuperados na primeira etapa do programa e a outras obras (incluindo trechos federais e compensações do DNIT). A governadora Fátima Bezerra ressaltou que o esforço total resultará na recuperação de mais de 2.000 km de estradas no Estado.
A governadora também ressaltou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) registrou a maior taxa de execução do Brasil em procedimentos de alta complexidade. O programa estadual de transplantes contabilizou 390 cirurgias, maior número desde 2021. O governo também informou que o Estado bateu recorde de cirurgias eletivas, somando cerca de 90 mil procedimentos. Mais de R$ 45 milhões foram investidos em obras de reforma e ampliação de unidades hospitalares.
Na Educação, a governadora anunciou que todas as escolas da rede estadual passarão a ser climatizadas. Também está prevista a reforma de dezenas de escolas, além da ampliação da rede dos Institutos Estaduais de Educação Profissional (IERN), incluindo a unidade de Mossoró.
Na área da Segurança Pública, o governo pretende manter as parcerias com o governo federal. A meta é fortalecer o enfrentamento à criminalidade por meio da ampliação do efetivo, aquisição de equipamentos e valorização profissional. A Secretaria de Segurança destacou a redução dos índices de criminalidade no Estado, com a menor taxa de mortes violentas dos últimos 15 anos.
A governadora também abordou as obras de saneamento básico promovidas pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). O destaque é a obra do Sistema de Abastecimento Integrado (SAI) da Zona Norte, com investimento total superior a R$ 1 bilhão.
Entre os órgãos da administração indireta, os destaques foram o crescimento de efetivo e os investimentos em serviços. A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase) está plenamente estruturada, com 577 servidores efetivados após concurso público de 2022. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) realizará, em julho, o primeiro concurso com 180 vagas.
No Detran, foram implementadas medidas de controle de custos, modernização de serviços e digitalização de processos como vistoria e emplacamento eletrônico. A meta para 2025 inclui a renovação do parque semafórico nas principais rodovias estaduais que cortam a capital com implantação de sistema inteligente.
Compartilhe nas redes sociais