Carreta da Saúde da Mulher reduz filas de exames e consultas em Parnamirim

Parnamirim passou a contar, até o mês de fevereiro, com o atendimento da Carreta da Saúde da Mulher, unidade móvel do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura.

Instalada no Parque Aristófanes Fernandes, a estrutura reforça a rede municipal e tem como foco diminuir a demanda reprimida por consultas, exames e procedimentos especializados.

Desde o início dos atendimentos, em 19 de dezembro, a carreta já possibilitou a realização de 234 exames de ultrassonografia transvaginal e pélvica, número que permitiu zerar a fila desses procedimentos específicos no município. Além disso, foram contabilizadas 129 ultrassonografias adicionais e 349 consultas especializadas, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

O atendimento ocorre exclusivamente por meio de regulação, com encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde. A unidade instalada em Parnamirim é a primeira a entrar em funcionamento no Rio Grande do Norte, dentro de um total de três carretas previstas para o estado.

A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Para a prefeita Nilda Cruz, a iniciativa representa um avanço importante no enfrentamento de filas históricas na saúde pública do município. Segundo ela, a presença da carreta fortalece a atenção especializada e garante mais agilidade no atendimento. “Cuidar das pessoas é prioridade da nossa gestão. Estamos enfrentando filas antigas, ampliando o acesso aos exames e garantindo que os pacientes tenham atendimento com mais rapidez, dignidade e respeito”, afirmou.

A expectativa é que, até o fim do período de funcionamento da unidade móvel, mais pacientes sejam atendidos, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde e para a redução do tempo de espera na rede municipal.

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.