EmpaRN prevê chuvas de normal a abaixo da média no RN entre janeiro e março

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EmpaRN) divulgou a previsão climática para o primeiro trimestre do ano, indicando chuvas dentro da normalidade ou abaixo do esperado entre janeiro, fevereiro e março.
Para janeiro, a expectativa é de pouca chuva na primeira quinzena, em razão da atuação desfavorável da Oscilação Madden-Julian. A partir da segunda metade do mês, o cenário tende a ser mais favorável à ocorrência de precipitações.
Janeiro e fevereiro fazem parte da pré-estação chuvosa, período marcado pela atuação de sistemas de baixa previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos, Linhas de Instabilidade e Frentes Frias, que podem ou não provocar chuvas, a depender das condições atmosféricas.
Em fevereiro, a Oscilação Madden-Julian deve favorecer chuvas nas primeiras semanas. Já na segunda quinzena, o volume de precipitações dependerá da atuação da Zona de Convergência Intertropical.
Para março, tradicionalmente o mês mais chuvoso do trimestre, a EmpaRN destaca que o comportamento das chuvas estará diretamente ligado às condições dos oceanos Pacífico e Atlântico.








